SUBSÍDIO TEOLOGICO PARA PROFESSORES: Lição 2 A Deturpação da Doutrina Bíblica do pecado
Navegando através do caos em uma era de confusão moral
A "razão" ...
Desde o tempo de Sócrates até os dias de hoje, filósofos acreditam que uma vida não examinada não vale a pena ser vivida. Viver uma vida examinada é um desafio inigualável em uma era em que não se tira tempo para examinar nem mesmo a própria vida. O ritmo e a urgência de nossa vida moderna podem, facilmente, não levar em conta o tempo para uma reflexão mais profunda. Para piorar ainda mais as coisas, vivemos em uma zona de guerra contra o pensamento independente. O eco da Internet, televisão, o exagero das propagandas, os breves enunciados políticos e a 'simplificação' dos inúmeros discursos agridem a habilidade dos indivíduos de pensar por si mesmos.
Deturpação :. Alteração de alguma coisa que a corrompe, vicia, estraga, deteriora: deturpação de valores morais; deturpação de costumes tradicionais. Pedro, sem dúvida um dos mais influentes dos apóstolos de Jesus, escreveu, pouco antes de sua morte, sobre um perigo na interpretação das Escrituras. Ele citou alguns ensinamentos de um outro apóstolo, Paulo, e comentou: “ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pd 3:16-18). Este alerta de Pedro merece nossa atenção. Vamos considerar alguns aspectos dele. Pedro reconheceu que as Escrituras incluem coisas difíceis de entender. Ele não disse que são impossíveis, mas sim, difíceis! Esta linguagem desafia o estudante sério. Se o assunto é difícil, terá de se aplicar para entender. Este processo pode incluir a comparação de versões (traduções) diferentes, a procura de palavras num bom dicionário, atenção aos detalhes da gramática etc. Estudo é mais do que apenas leitura superficial.
Ele avisou do perigo de distorcer estas coisas difíceis. Um dos erros mais comuns no mundo religioso é criar doutrina na base de um entendimento errado ou parcial de um assunto. Se olhar apenas para a obediência, esquece da fé. Se distorcer o ensinamento da Bíblia sobre a soberania de Deus, nega a responsabilidade do homem de tomar decisões. Se nossa interpretação de um texto bíblico contradiz afirmações claras de outros trechos das Escrituras, obviamente erramos em nossa interpretação!
Estas distorções levam à destruição das próprias pessoas que corrompem a mensagem. Mesmo quando a pessoa chega a se enganar e a enganar a milhares ou milhões de outros, Deus continua sendo totalmente certo, e a palavra dele julgará tanto os mestres como seus discípulos. Tiago avisou: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3:1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.