Gráfico e texto do autor da revista Israel Trota)
"Esse livro é o quarto maior dentre os profetas menores, sendo citado cinco vezes no Novo Testamento, inclusive pelo próprio Jesus (Mq 7.6; Mt 10.35,36). Embora Miqueias fosse do sul, podemos dizer que sua mensagem foi endereçada aos dois reinos: Israel (Norte) e Judá (Sul). Enquanto Isaías, seu contemporâneo, profetizou exclusivamente para o Sul, Miqueias possuiu uma maior amplitude em seu arcabouço profético, por isso abarcou os dois reinos em sua mensagem.
O nome “Miqueias” significa “Quem é semelhante a Jeová?” (Mq 7.18). A Bíblia chega a citar doze pessoas que receberam nomes equivalentes a Miqueias. Seu livro é considerado o evangelho da justiça social. Miqueias foi um homem corajoso que não teve receio de condenar o pecado.
Proveniente da zona rural, era oriundo de uma família camponesa e humilde. Por causa desses antecedentes pessoais, conseguiu como nenhum outro profeta exercer a empatia colocando-se no lugar dos pobres. Sentiu como ninguém as desgraças do povo pobre do interior que estava constantemente debaixo de ameaças. “Com coragem invulgar denunciou os esquemas de corrupção no palácio, no poder judiciário e nos corredores do templo.”2 Como um verdadeiro arauto da verdade, expôs o erro e desafiou seus compatriotas a arrependerem-se.
Quem Foi Miqueias?
A Bíblia define-o como “morastita”, em outras palavras, “nativo de Moresete”, uma comunidade rural localizada no limite de Judá, bem distante do centro urbano — Jerusalém — de onde se tomavam as principais decisões políticas da nação (Mq 1.1). Essa cidade ficava cerca de quarenta quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Estudiosos afirmam que Moresete-Gate era uma cidade na fronteira de Judá com uma “terra de ninguém”, cobiçada pelos filisteus, egípcios e assírios. 3 Outros acreditam que Moresete-Gate era um local dependente de Gate, terra dos filisteus.
Podemos dizer que Miqueias foi uma mistura de Amós com Isaías, pois ele herdou os antecedentes pessoais de Amós mesclado à visão e sabedoria de Isaías. À semelhança de Amós, ele denunciou a injustiça social; por outro lado, também demonstrou lampejos messiânicos, tal como Isaías (Mq 4.10-8; 5.2-5). Miqueias era de origem humilde semelhante a Amós. Longe do movimento das grandes cidades, conseguiu ouvir o grito dos oprimidos e foi para esse público especial que devotou a sua vida e palavra profética na tentativa de defendê-los do sistema social exploratório que fincava raízes em Judá.
A Bíblia não revela sua filiação. É provável que a ocultação de sua linhagem fosse pelo motivo de que sua família não fosse importante a ponto de ser destacada. Além do mais, o texto expôs sua humilde residência em um lugarejo na fronteira de Judá. Estudiosos afirmam que as muitas alusões contidas no livro sobre o trabalho pastoril indicam que Miqueias fosse pastor de ovelhas quando recebeu o chamado profético (Mq 2.2; 3.2,3; 4.6; 5.3; 7.14). Nesse caso, Miqueias teria sido mais um pastor, assim como Moisés e Davi, entre os escritores de livros canônicos.
(Texto de Israel Thiago Trota. Livro de Apoio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.