LIÇÃO 08 A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS



LIÇÃO 08 A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

Os filhos dos sacerdotes Eli e Samuel são descritos na Bíblia como exemplos de profanação espiritual, avareza e ganância. Há um completo paradoxo nessas famílias, haja vista que os pais eram sacerdotes reconhecidos e respeitados em Israel. Entretanto, foram irresponsáveis quanto à boa formação moral e espiritual de seus filhos. Naquele tempo, o papel de cada integrante da família era bem definido. Mas apenas ter ciência da responsabilidade não atendia às demandas familiares. Os pais deveriam estar envolvidos integralmente com a criação dos filhos. Não se tratava de apenas cumprir um papel, e sim de desenvolver relacionamentos sadios com vista ao bem-estar material, emocional e espiritual de toda a família. Apesar de serem extremamente dedicados ao serviço no Tabernáculo, não investiam tempo com suas respectivas famílias. Os filhos de pais que exercem o ministério muitas vezes são pressionados e destratados injustamente. Por essa razão, a educação dos filhos e o tratamento adequado nos ambientes eclesiásticos requer amor, cuidado e paciência para que eles alcancem vida cristã sadia.
A formação do caráter de qualquer indivíduo recebe influência direta das referências. E comum que crianças observem e imitem comportamentos dos pais: a forma como falam, se posicionam ou se locomovem, o jeito de se expressar, até mesmo condutas negativas. Warren e Howard discorrem que "a melhor forma de evitar conflitos é ser sempre a mesma pessoa o tempo todo. Um lar e uma igreja feliz precisam dos mesmos ingredientes: amor, disciplina, sacrifício, a Palavra e oração. Devemos demonstrar na igreja o mesmo amor que demonstramos e casa e sertão disciplinados em casa como o somos na igreja. É quando separamos a vida doméstica da vida na igreja que nos metemos em confusão. Um pastor deve ser íntegro, não um ator que muda o personagem a cada instante. Não há lugar para dissimulações no ministério — uma outra palavra para isso é hipocrisia (WIERSBE & SUGDEN, 2006, p. 153).

No lar cristão, o pai é referência para eles de segurança, equilíbrio, controle das emoções e estabelecimento de prioridades para vida. De modo geral, os pais ensinam aos filhos quanto à bondade, à gentiliza, o falar correto, dentre outros aprendizados. Infelizmente, se isso é negligenciado, o resultado pode ser desastroso. Mas a Palavra de Deus oferece a orientação que os pais precisam.
(ENSINADOR CRISTÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.