No ponto desta cena maravilhosa, Lucas registrou que todos os presentes foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. «Batismo» ou «enchimento» são termos que podem ser usados para descrever o ato básico de receber o Espírito. Eles podem ser compreendidos como uma referência à primeira vez em que o Espírito habitou em um crente. Em princípio, o enchimento do Espírito Santo pode ser distinguido do termo «batismo» no Espírito.
O «batismo» é o termo teológico e objetivo que se refere ao trabalho inicial do Espírito na vida de um crente, enchendo-o, e dando início ao relacionamento e – como o batismo nas águas - não é um ato repetido. O crente que deu este passo inicial e recebeu o batismo no Espírito precisa, entretanto, continuar a desfrutar a obra ativa do Espírito em sua vida. Este fenômeno é descrito no Novo Testamento como ser «cheio» do Espírito. No Pentecostes, o Espírito Santo se fez disponível a todos aqueles que creem em Jesus.
Os crentes recebem o Espírito Santo quando confiam em Jesus Cristo para a salvação. O batismo no Espírito Santo deve ser entendido à luz da sua obra completa nos cristãos. O Espírito marca o início da experiência cristã. O Espírito é o poder da nova vida.
O Espírito Santo trabalha neles para ajudá-los a se tornarem como Cristo. O Espírito une a comunidade cristã em Cristo. O Espírito Santo pode ser sentido por todos, e Ele trabalha em todos. Os crentes podiam falar nestas outras línguas porque o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Este é o ensinamento explícito no Novo Testamento - que o Espírito Santo determina soberanamente que dons um crente terá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.