Reis Ciro, Dario, Xerxes, Artaxerxes e Assuero eram a mesma pessoa?



Reis Ciro, Dario, Xerxes, Artaxerxes e Assuero eram a mesma pessoa?

Alguém nos perguntou se os reis Ciro, Dario, Xerxes, Artaxerxes e Assuero eram a mesma pessoa. A resposta é não. Como mais alguém pode estar com essa dúvida, decidimos compartilhar a explicação aqui no blog também, como segue.


O rei Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes. Já Xerxes (marido de Ester) é o mesmo Assuero (486— 465 a.C). Alguns estudiosos consideram que “Assuero” poderia ter sido um tipo de título real que os monarcas persas recebiam, mas não há consenso sobre isso. O léxico Strong diz sobre Assuero: “título do rei da Pérsia, provavelmente Xerxes” (Strong, H0325). O rei Assuero foi filho de Dario I, neto de Ciro e o pai de Artaxerxes I, o mesmo Artaxerxes que aparece no contexto de Esdras e Neemias (Ed 7:1; Ne 2:1). Artaxerxes I foi rei da Pérsia e a governou de 465—423 a.C.
Em Esdras 6:14, lemos: “Dessa maneira, os líderes dos judeus continuaram a construir e a prosperar, encorajados pela pregação dos profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido. Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia” (NVI).
Veja que a Bíblia fala no plural: “reis”. Isso denota que Ciro, Dario e Artaxerxes não são todos a mesma pessoa.
Sobre esse versículo, o Comentário Bíblico NVI – Antigo e Novo Testamentos, de F. F. Bruce, diz: “A inclusão do nome Artaxerxes aqui pode ter ocorrido porque mais tarde, como registrado em 7.21-23, Artaxerxes fez uma contribuição para o embelezamento do templo”.
O Comentário Bíblico Moody diz: “14. Segundo o decreto de Ciro, de Dario, e de Artaxerxes, reis da Pérsia. Esdras tomou o cuidado de acrescentar o nome de seu próprio rei, Artaxerxes, porque este ajudou na manutenção do Templo (7:15, 16, 21)”.
As notas bíblicas Reina-Valera dizem: “Artaxerxes I reinou na Pérsia nos anos 465-423 a.C., quer dizer, meio século depois da inauguração do templo. Provavelmente se menciona junto a Ciro e Dario porque, mais tarde, em tempos do Neemias, contribuíram para a reconstrução da cidade de Jerusalém”.
Em Neemias 12:22, Neemias fala de outro Dario. Qual Dario? “Dario, o Persa”, provavelmente o Dario II, também conhecido como Oco ou Noto, que foi rei da Pérsia de 424 a.C. a 404 a.C. Ele era filho de Artaxerxes I e pai de Artaxerxes II. O Léxico Strong diz: “Dario II, Noto (Oco), era rei da Pérsia durante o período de Neemias (424/3-405/4 a.C.). Dario II é o mais provável porque ele é mencionado por Neemias e governou durante a época de Neemias”.
Em Daniel 9:1, aparece outro Assuero. Porém, não se trata do mesmo Assuero de Ester. Nesse caso, o profeta se refere ao pai de Dario, o Medo (que nasceu em aproximadamente 601 ou 600 a.C., visto sua idade de 62 anos na ocasião da queda da Babilônia em 539 a.C., quando assumiu o trono – cf. Daniel 5:31). Essa é uma das referências que apontam para a possibilidade de Assuero ter sido um título e não um nome pessoal. O Comentário da Bíblia Diario Vivir diz: “O Assuero mencionado aqui não é o marido de Ester. Os fatos descritos no livro do Ester ocorreram aproximadamente 50 anos mais tarde”. Então, é importante que fique claro que não se trata do rei Assuero da Pérsia, marido de Ester, que, inclusive, era filho de outro Dario (a saber, o Dario I –  filho de Histaspes – que foi proclamado rei do vasto império da Pérsia no ano de 522 a.C. Ele foi um dos maiores generais da antiguidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.