O rei da Babilônia toma Jerusalém.
Jeremias 39:1-18.
Jerusalém é invadida e arrasada.
Jeremias 52:1-11.
A destruição do templo
Jeremias 52:12-23.
O povo de Judá é levado para a Babilônia
Jeremias 52:24-34.
Jeremias 39:2 No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade. NTLH
Jeremias 52:6 No quarto mês, aos nove dias do mês, quando já a fome prevalecia na cidade, e o povo da terra não tinha pão, 7 Então foi aberta uma brecha na cidade, e todos os homens de guerra fugiram, e saíram da cidade de noite, pelo caminho da porta entre os dois muros, a qual estava perto do jardim do rei (porque os caldeus cercavam a cidade ao redor), e foram pelo caminho da campina. NTLH
Assim como o rei Nabucodonosor, matou os filhos de zedequias rei de Judá, após te sitiado a cidade.
Após toma-la.
Assim também o inimigo quer matar os nossos filhos.
E quem seriam os nossos filhos, dentro de uma linguagem figurada e espiritual?
Os nossos "sonhos " nossos projetos esses são os nossos filhos.
Você saberia me dizer, qual é o lugar mais rico da terra?
Vou te responder: o cemitério, porque ali todos os dias são enterrados muitos sonhos.
Muitos sonhos foram sepultados ali, por pessoas que desistiram de sonhar, ou não vigiaram e deixaram o inimigo rouba-los e enterra-los.
Nós cristãos temos o hábito de sermos comparados a soldados. Essa comparação não é inócua, pois certamente estamos a lutar, mas segundo o apóstolo Paulo, lutamos uma guerra que não é carnal (contra carne e sangue)
Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Somos soldados de um exército espiritual, que tem como general jesus Cristo. Por isso as nossas estratégias devem ser espirituais, o tempo de lutar com espadas Arcos, chutes e socos, ficou no passado, no antigo testamento. No antigo testamento fez-se necessário porque terras teriam que ser conquistadas e inimigos tinham que ser expulsos a força. mas tudo isso ocorreu por uma determinação divina que não pode ser constestada, e nem ignorada.
Hoje a graça impera, nosso inimigo evoluiu com o tempo, digo: " pois o mesmo hoje tem usado a tecnologia a seu favor" estamos vivendo uma guerra tecnológica ( internet E redes sociais) E não só uma guerra urbana. Mas independente dessa guerra ser tecnológica e /ou urbana, o cabeça por destras de todas essas ações é o inimigo, (Diabo, satanás.)
Muito me preocupa, a posição que a igreja tem tomado, é notório que o mundo tem entrado dentro dos nossos templos, o espiritual tem sido abafado, pelo carnal, a fé alheia tem sido comercializada.
Quando me converti, me ensinaram, que a luz não tem comunhão com as trevas, que Deus deveria ser adorado a cima de tudo.
E depois com a leitura bíblica, vim a confirmar tudo que havia aprendido, pelas bocas dos meus líderes, Pastores (a)
Quando estamos no primeiro amor, desconhecemos, muitas realidades, mas no caminhar, na lida diária, no labor da seara, vamos adquirindo esperiencias, vamos crescendo na graça, e no conhecimento.
O passo mais importante, para avançamos no conhecer a Deus, é: descobrimos a nossa vocação, descobrir a nossa vocação é imprescindível.
Crente que ainda não descobriu a sua vocação, vai encontrar muitas dificuldades de crescimento, porque estará usando todas as suas energias em direções opostas a sua vocação ( chamada).
Precisamos nos encontrar preparados para o combate, o nosso inimigo não dorme e o mesmo é paciente, como vemos em Jeremias 39:1-18 e Jeremias 52:1-30, é muito importante que você medite nestas referências bíblicas pois as mesmas deram base a esta reflexão.
Obs; é muito importante salientar que o texto usado para essa reflexão e todos os acontecimentos que neles são abordados, os mesmos ocorreram por desobediência do rei Ezequias, ( Jeremias 52:2 O rei Zedequias pecou contra Deus, o Senhor, fazendo o que era errado, como o rei Jeoaquim também havia feito.)
Quando uso o termo inimigo, uso porque nessa situação Nabucodonosor era o inimigo que invadiu Jerusalém, o fato ocorrera pelos simples fato de uma legalidade concedida. E é isso que acontece quando somos desobedientes a Deus, e quebramos princípios espirituais. baseado neste texto quis eu fazer um paralelo entre o ocorrido e as ações de satanás na vida da igreja de Jesus Cristo.
Na leitura do livro de Jeremias no qual a referência está destacada em negrito neste texto, nos mostra uma estratégia de combate, muito usada, Nos campos de batalha. No qual são fatos verídicos narrados na bíblia.
Primeira estratégia:
Cercar a cidade. (1 Pedro 5:8-9, Jô 2:7) (Jeremias 52:4)
Segunda estratégia:
sufocar ( cortar,a entrada de alimentos etc.) Mateus 13:7,22, Lucas 8:14.)
Terceira estratégia:
Ser paciente. (Romanos 8:28.)
Quarta estratégia:
esperar que uma brecha se abra. ( Ezequiel 13:5, Ezequiel 22:30, Jeremias 39:2.)
Quinta estratégia:
(Jeremias 39:6.)
Acabar com os descendentes, filhos e todos os parentes de sangue, para que no futuro não ocorresse nenhum levante, nenhuma vingança.
Já estas atitudes muitas vezes no antigo testamento fez-se necessário pelos israelitas debaixo de uma ordenança divina, e até os despojos quando Deus achou necessário, foi queimado. As vezes é necessário que o mau seja cortado pela raiz, falo isso no que tange as conquistas realizadas pelos israelitas. Quando esta ordenança divina foi desobedecida ouve punição.
Aproveitando esta deixa, digo-vos amados irmãos que para termos uma vida cristã saudável e necessário arrancar o mau pela raiz, porque nem sempre poudar dá resultado.
Sexta estratégia:
Cegar a sua visão, após matar os seus filhos, para que a sua última visão seja a mais terrível possível. (Jeremias 39:7a. Depois, mandou furar os olhos .)
Numa linguagem cristã espiritual, para que você nunca chegue a vê os seus sonhos se realizarem.
Sétima estratégia:
Encarcerar , prender com grilhões, até a morte (Jeremias 52:11 ) (Jeremias 39:7b. e o prendeu com correntes de bronze a fim de levá-lo para a Babilônia.)
Vou deixar um link que também aborda a invasão de Jerusalém por Nabucodonosor invasão de Jerusalém
Me chamo Luiz Claudio Gomes
Cargo eclesiástico: diácono pela misericórdia do senhor.
Que está reflexão possa falar ao seu coração como tem falado ao meu.
Deus te abençoe, até a próxima reflexão, se Deus assim permitir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.