6 LIÇÕES PRÁTICAS APRENDIDAS NA VIDA DE SANSÃO


6 LIÇÕES PRÁTICAS APRENDIDAS NA VIDA DE SANSÃO
A vida de Sansão demonstra a capacidade de Deus de usar circunstâncias negativas para cumprir Seu propósito. Aprenda as lições da história de Sansão hoje. 
1: Somos chamados a viver uma vida santa 
2: Nossa força vem do Senhor. Sem Ele, enfraquecemos 
3: Deus pode usar situações ruins para cumprir Seu propósito. 4: Você é livre para escolher, mas não está livre das consequências de sua escolha. 
5: Escolha uma companheira dentro da sua fé 
6: Use nossa força para a obra de Deus (RECEBEMOS DELE)
A vida de Sansão revela como Deus pode usar as imperfeições humanas para cumprir Seu propósito.

LIÇÃO Nº. 1: SOMOS CHAMADOS A VIVER UMA VIDA SANTA
O nome de Sansão significa “como o sol”. Ele foi concebido milagrosamente depois que um anjo do Senhor apareceu a sua mãe estéril. O Mensageiro deu instruções à mãe de Sansão sobre como deveriam criar a criança.
“Agora, portanto, tenha cuidado para não beber vinho ou bebida semelhante, e não comer nada impuro. Pois eis que conceberás e darás à luz um filho. E não passará navalha sobre a sua cabeça, porque o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar Israel da mão dos filisteus” (Juízes 13:4-5).
A instrução é clara: Sansão seria consagrado e se tornaria um nazireu desde o nascimento. É muito claro que Sansão não deveria deixar uma navalha passar por sua cabeça, beber vinho e comer qualquer coisa impura.
A descrição completa do voto de nazireu se encontra em Números 6. Tanto homens quanto mulheres podem fazer o voto de nazireu. Os nazireus são ordenados não apenas a beber vinho, mas também devem ficar longe de uvas ou vinhedos. Isso é feito para diminuir a tentação de pecar.
Como cristãos, temos um chamado maior do que a busca pela felicidade. É a busca da santidade.
Embora o voto de nazireu possa ser feito dentro de um período limitado de tempo, Sansão é feito nazireu por toda a sua vida (Juízes 13:5).
O significado de nazireu significa “ser separado”. Nazireu tem quase o mesmo significado com a palavra “santo”, que significa santificado . Como Sansão, todos nós somos chamados a nos separar do modo de vida deste mundo.
No sentido espiritual, devemos ser todos nazireus , consagrados e separados para o propósito de Deus. O voto de nazireu é comparado ao nosso batismo, significando nosso compromisso com Deus.
O apóstolo Paulo afirma claramente:
“Saiam do meio deles e sejam SEPARADOS , diz o Senhor. Não toque no que é impuro, e eu o receberei”. “Eu serei para vós um Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (I Coríntios 6:17-18).
Deus espera que os cristãos vivam uma vida santa . Isso significa uma vida totalmente dedicada ao modo de vida de Deus. Devemos oferecer nossa vida como um “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é [nosso] serviço razoável da razão. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da [nossa] mente, para que [provemos] qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2).
Então deixe-me fazer-lhe estas perguntas:
“Quando vamos decidir e dar 100% de todo o nosso ser, mente, coração e força a Deus?”
“Quais são as coisas que facilmente nos enlaçam e nos impedem de entregar nossas vidas a Ele?”
“Quais são as coisas que estão nos segurando?”
Somos CRISTÃOS . Não somos apenas cristãos durante os cultos da igreja. Não somos apenas cristãos quando estamos cercados por nossos companheiros de igreja. Não somos apenas cristãos quando as coisas estão indo de acordo com o planejado e são muito convenientes para nós.
Não, isso não é Cristianismo, isso é HUMANIDADE! Se dissermos que acreditamos em Cristo e nossas ações mostram exatamente o oposto , então não estamos enganando ninguém, mas a nós mesmos. O cristianismo não é apenas um dever de se sentir bem e de meio período. Exige todo o nosso ser . Exige SANTIDADE.

A vida de um cristão é uma vida de superação. NÃO é uma vida de conformidade. Qualquer peixe morto pode nadar rio abaixo, mas é preciso um peixe vivo e forte para ir contra a corrente. Da mesma forma que é preciso um cristão ativo, zeloso e fiel para ir contra a influência deste mundo e eventualmente fazer parte do Reino de Deus.
Portanto, decida ser um santo cristão hoje e faça o possível para chegar à família de Deus.

LIÇÃO Nº. 2 Nossa força vem do Senhor. Sem Ele, enfraquecemos
 Sem dúvida Sansão possuía uma força física acima do normal. Quem conseguiria matar mil soldados inimigos apenas com uma queixada de jumento? Quem conseguiria carregar portas de muralhas pesadíssimas? Mas algo deve ser esclarecido aqui: A força vinha do Senhor. No livro de Juízes, nos textos que tratam de Sansão, encontramos várias vezes a expressão "E o Espírito do Senhor se apossou de Sansão..." deixando claro que a força que ele tinha, provinha de Deus e não era dele mesmo. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Sl. 27.1 

Lição nº. 3: Deus pode usar situações ruins para cumprir Seu propósito
Embora Sansão seja conhecido por ser um dos homens mais fortes registrados na Bíblia, ele não carece de fraquezas. Sua maior fraqueza são as mulheres, e por isso Sansão sempre é pego em situações ruins.
Quando Sansão se tornou adulto, ele decidiu se casar com uma mulher em Timnah (Juízes 14:1-2). É muito óbvio que Sansão está agindo carnalmente. Logo depois, sua decisão de se casar fora de seu povo provou ser fatal. Após uma série de eventos, Sansão foi traído por sua futura esposa, e isso levou Sansão a inicialmente matar 30 homens e depois incendiar os grãos dos filisteus. Com esse tipo de situação, os filisteus buscaram se vingar de Sansão, mas falharam. Em vez disso, Sansão matou 1.000 filisteus e livrou os israelitas de suas mãos.
Lemos a frase “o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele” várias vezes (Juízes 14:6, 9; 15:14). Esta é uma frase que significa que, embora Sansão estivesse indo contra seu voto de nazireu, Deus ainda o está usando para cumprir Seu propósito.
Juízes 14:4 nos diz o seguinte:
“Mas seu pai e sua mãe não sabiam que era do Senhor—que Ele estava procurando uma ocasião para agir contra os filisteus . Pois naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel”.
Deus conhece a tendência de Sansão, e Ele usou isso para criar uma situação onde os filisteus podem ser destruídos. Ele pode simplesmente mudar o evento, mas Deus escolheu entrelaçar Seus planos às tendências dos seres humanos.
Vale a pena notar que Sansão poderia ter escolhido um caminho diferente para seguir. Ele pode cumprir a missão que lhe foi designada de uma forma que ainda seja agradável a Deus. Mas podemos ver que sua decisão precipitada e irracional levou a melhor sobre ele.
Neste momento, devemos perceber que não importa o que estejamos enfrentando nesta vida agora, devemos sempre lembrar que Deus está no controle COMPLETO . Embora Satanás esteja governando este mundo (II Coríntios 4:4), Deus está no comando .
Podemos nos consolar com o fato de que Deus pode usar situações negativas para o nosso bem. Embora possamos sofrer, estamos sofrendo por um PROPÓSITO . Cada provação que enfrentamos nesta vida é usada por Deus para melhorar nosso caráter e desenvolver o caráter necessário para governar em Seu Reino.
O apóstolo Paulo disse:
“E sabemos que TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Não há dúvida de que passamos por sérias provações que nos fazem perguntar: “POR QUÊ?” Haverá um momento em que nossa fé será abalada, e começaremos a duvidar e a nos perguntar se a caminhada cristã que estamos trilhando ainda vale a pena.
O propósito de Deus para nossas vidas é bem maior do que nossos maiores erros


Já passamos por esse tipo de situação. Mas todos devemos perceber que cada problema e provação que enfrentamos trazem lições que devemos aprender. Mesmo que não entendamos completamente, é muito certo que chegaremos a um ponto em nossas vidas em que todas as coisas farão sentido, seja nesta vida ou na vida futura. Logo perceberíamos as razões pelas quais as coisas são assim ou por que temos que passar por esse problema.
Porque em última análise, meu amigo, não devemos perguntar: “Por quê?” Mas, em vez disso, " O QUE - o que devemos aprender com este julgamento?" Deus é fiel, e podemos ter plena certeza de que, seja qual for a provação que estejamos enfrentando agora, podemos dizer: “ Isso também passará ”.
Deus prometeu que “nenhuma tentação nos sobreveio, exceto a comum ao homem; mas fiel é Deus, que não nos deixará ser tentados além do que podemos, antes com a tentação dará também o escape, para que a possamos suportar” (I Coríntios 10 :13).
Portanto, apenas seja fiel e paciente. No devido tempo, você verá como Deus fará todas as coisas para o bem daqueles que O amam e são chamados de acordo com Seu propósito.

LIÇÃO Nº. 4: VOCÊ É LIVRE PARA ESCOLHER, MAS NÃO ESTÁ LIVRE DAS CONSEQUÊNCIAS DE SUA ESCOLHA
Aqui está algo que todos nós devemos perceber. Deus nos deu livre arbítrio. Isso significa que temos a liberdade de fazer o que quisermos, quer o obedeçamos ou não. No entanto, nunca seremos capazes de escolher o resultado de nossas escolhas.
Deus colocou em movimento a lei espiritual imutável no universo. Se você escolher quebrar a lei de Deus, consequências ruins virão. Embora Deus possa perdoá-lo, as consequências de suas ações continuarão a persegui-lo.
Isso é certamente o que aconteceu com Sansão. De fato, Deus usou a fraqueza de Sansão para criar uma ocasião para derrotar os filisteus, mas vimos o fim quase trágico de Sansão. Como nazireu, ele foi proibido de beber vinho, comer carne impura e cortar o cabelo. Mas tudo isso Sansão violou.
Cada ação que você fizer o levará para mais longe ou mais perto de Deus.
Felizmente, Samson viu a falha em seu caráter e se arrependeu disso. Como parte de seu remorso e arrependimento, ele pediu a Deus que o fortalecesse mais uma vez. Deus ouviu seu pedido e, com certeza, Sansão morreu com os filisteus (Juízes 16:30).
Deus é misericordioso e amoroso, mas, ao mesmo tempo, Ele é o Deus da justiça. Por mais misericordioso que seja, Deus quer que aprendamos com nossos erros. Como um pai que castiga seu filho, Deus também nos disciplina por meio das consequências negativas de nossas ações.
Hebreus 12:5-6 declara:
“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem desanime quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”.
O apóstolo Paulo afirma ainda que seremos filhos e filhas ilegítimos se não experimentarmos o castigo. Deus não nos disciplina porque nos odeia. Pelo contrário, Deus nos disciplina porque nos AMA e não quer que continuemos pecando e nos machucando no processo.
Não se engane sobre isso. As consequências negativas do pecado são REAIS. Não importa quão pequeno seja o pecado, sempre haverá uma penalidade por isso. O triste é que, quando pecamos, não prejudicamos apenas a nós mesmos, mas também as outras pessoas. O pecado tem seu efeito negativo em nível pessoal e global.
Antes de pecar, pense nas consequências de suas ações. Isso realmente vale a pena? O prazer efêmero do pecado será mais digno do que a vida eterna que Deus prometeu?
Então pense novamente. Lembre-se de que você tem a liberdade de escolher, mas não tem a liberdade de escolher as consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.