SUBSÍDIO LIÇÃO_06 PAIS ZELOSOS E FILHOS REBELDES
É muito comum ouvir dos mais antigos que na época em que eram mais jovens os costumes e hábitos eram completamente diferentes com relação à forma como os filhos tratavam seus pais. Infelizmente, a inversão de valores na sociedade não comprometeu apenas o conceito de certo ou errado, moral ou imoral, mas afetou também as boas práticas de respeito para com os mais velhos.
Filho rebelde sempre existiu, desde Caim matando seu irmão e recebendo a reprimenda do Senhor. Não são poucos os que adentram pelo mesmo caminho e colhem os frutos de suas escolhas. A Lei de Moisés deixou instruções claras quanto à rebeldia dos filhos: "Se alguém tiver um filho teimoso e rebelde, que não obedece à voz de seu pai nem à voz de sua mãe e, mesmo quando castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade, junto ao portão daquele lugar [...]. Então todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Assim vocês eliminarão o mal do meio de vocês; todo o Israel ouvirá e temerá" (Dt 21.18,19,21). De acordo com a lei mosaica, ao filho rebelde, quando rejeitava a correção e a instrução, não restava outra alternativa a não ser a punição mais severa. A severidade da lei mosaica no tocante à rebelião dos filhos denota a gravidade dos pecados cometidos pelos filhos contra a honra dos pais. No caso de Sansão, além de não considerar o conselho de seus pais na decisão de casar-se com uma mulher que não fazia parte do seu povo, o juiz de Israel alimentou em seu coração a impunidade e a falta de temor aos valores da Lei de Deus. Por fim, ele colheu o fruto de suas escolhas equivocadas.
Não é à toa que as Escrituras admoestam os filhos a honrar seus pais para terem uma vida de bênçãos e possam viver muitos dias sobre a terra (Ef 6.2). Tal honra não se limita ao espaço de tempo em que estão sob a tutela dos pais, mas estende- se por toda a vida. Os filhos, mesmo depois de casados, devem honrar seus pais, ouvir seus conselhos e estender seus cuidados principalmente na velhice. Certamente, o Senhor sabe honrar aqueles que honram seus pais e dedicam amor e cuidados como formas de gratidão pelos esforços empregados por eles de longa data.
(Ensinador Cristão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.