8⃣ LIÇÃO, TOP 1⃣
A decisão de restaurar Israel foi unilateral da parte de Deus. A nação na sua apostasia desonra o nome do Sr, profanando-o entre as nações p/ onde fora levada em cativeiro. Uma nação desobediente assim jamais poderia restaurar-se a si própria. Por isso, o Sr, que é grande em misericórdia e extremamente benigno e perdoador, resolveu agir, visando a restauração do povo que Ele escolheu p/ ser um povo eleito, que deveria ter sido o seu representante na face da 🌎. No entanto, Israel não zelou por essa escolha divina. Deus, porém, tomou a decisão de promover a restauração nacional de Israel, trazendo-lhe de volta de entre as nações e implantando-o na sua 🌎.
Essa parte do oráculo mostra o que Deus vai fazer e c/ isso será feito. É a restauração de Israel representada nessa ressurreição dos ossos secos. Javé revela isso a Ezequiel e manda que ele profetize aos ossos, c/ se fossem um auditório de ouvintes.
A pergunta de Javé ao Profeta: será que estes ossos podem reviver? serve p/ lembrar o Profeta do poder de Deus p/ trazer a vida até mesmo aos ossos, o que, aliás, já havia acontecido em Israel 2Rs 13.21. Ezequiel sabia a resposta, sem dúvida alguma, mas devolveu a questão a Javé: Sr Deus, tu o sabes. Isso, segundo Moshe Greenberg, realça que o profeta evita invadir a liberdade de Deus em sua resposta respeitosamente evasiva.
Qual o propósito disso? Era necessário que Ezequiel visse a extensão e a profundidade do ribeiro para reconhecer a fonte de todos esses milagres; eles provêm de Deus c/ um filete de águas e se tornam um ribeiro capaz de fertilizar uma 🌎 seca localizada numa região extremamente árida.
Essa experiência da imersão do profeta nas águas tem implicações teológicas profundas Jo 7.37-39. Ao longo dos séculos, cristãos de todos os ramos do cristianismo reconhecem a estreita ligação teológica das águas c/ o E. Santo. Ezequiel imerso nessas águas pode perfeitamente ser comparado ao crente cheio do E. Santo, visto que a água é um dos símbolos do Espírito (1Jo 5.6), e nenhum 📕 do A.T. revela a identidade, os atributos e as obras do E. Santo c/ Ezequiel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.