UM MUNDO DE PRAZER
(reflexão)
HEDONISMO é uma doutrina ética e filosófica surgida na Antiguidade que defende a busca pelo prazer como finalidade última da vida a ser alcançada pelos seres humanos. (Brasil Escola)
Nossa natureza humana sempre foi ávida, desenfreadamente pelo prazer, a diversão, o entretenimento. Isto coaduna com nossos Prazeres e desejos. Desde a tragédia do Éden, essa busca frenética pelo prazer teve início. Agora, no alvorecer da civilização e com a proximidade do retorno do mestre, essa ideia hedonista ressurge com mais ímpeto. Por isso Jesus nos advertiu fazendo uma correlação com o hedonismo e o dia da sua vinda. Ele nos diz: Vigiem! Para que a minha vinda súbita não vos apanhe desprevenidos; que eu não vos encontre vivendo descuidados, obcecados com o comer e viver bem, ocupados com os problemas desta vida, como todo o resto do mundo. (Lucas 21:34).
Albert Barnes, comentando esse verso nos diz que é como se Jesus estivesse dizendo: "Esteja sempre esperando essas coisas, (isto é, os sinais de seu retorno). Não os esqueça e não fique “seguro” e satisfeito com esta vida e com as coisas boas que ela fornece. Não permita que se sintam atraídos pelas MODAS do mundo; estar em conformidade com seus COSTUMES; participar de suas FESTAS e FOLIA; e assim estas calamidades virão sobre você quando você menos as esperar. ”
Faz sentido Jesus alertar seus discípulos para não quererem VIVER UMA VIDA BOA, CONFORTÁVEL tendo em vistas as coisas que iriam acontecer, especialmente a destruição de Jerusalém no ano 70. Além de toda a perseguição aos cristãos, ainda havia muitas TURBULÊNCIAS SÓCIO-POLÍTICAS naquele mundo.
Estamos vivendo tempos tenebrosos e Satã quer deixar todos confortáveis com prazeres da vida, entretenimentos, diversões. Lembre-se de que "O mundo Jaz no maligno" essa expressão remete a uma CRIANÇA que está nos braços de alguém sendo embalado. Assim, está o mundo, vivendo no conforto e sendo embalado pelo príncipe das trevas. E o que devemos fazer? Procurar uma vida monástica? com nenhum recurso? devemos nos isolar do mundo para não desfrutar seus prazeres? Ora, afinal somos os "donos" desta terra, pisamos a planta do pé nela e, portanto, ela é nossa por direito.
Nós devemos viver nessa terra, mas com o olhar fixo no céu. Estamos aqui, mas nossa cidadania está no transcendente. Sei que é um desafio enorme, pois precisamos ESTAR mas não SER do mundo. Aguardando, pois, o GOZO eterno, reservado para todos os que esperam por Cristo.
Assim seja
Enomir Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.