Vamos saber um pouco como surgil a Babilônia* ONDE COMEÇOU A BABILÔNIA?


*_A paz do Senhor_* Amados irmãos em Cristo Jesus. neste domingo: 02/Julho/2023. Estudaremos á 1º Lição d enossa EBD. com o tema: A Igreja Diante do Espirito da Babilônia. Vamos indentificar quem é o ator por trás das ações que solapam a fé? De que maneira age? Como podemos vencê-lo!? E o que é realmente o espírito da Babilônia.

*Vamos saber um pouco como surgil a Babilônia*  ONDE COMEÇOU A BABILÔNIA?

Babel: Ninrode. (bis-neto de Noé) Gênesis: 11:04. Venha edificamos uma cidade....( ).
Começou com os decendentes de Noé (netos)
migraram para Sul. região das Palnices de chainara onde fica os Rios Tigre e Eufrates. que foi conhecida mas tarde como Babilonia e hoje é o sudeste do Iraque.

Deus intervem em Babel Gn:11: 5-9.
Babel no Arcadiano é: Bab-IL: O porta d eDeus.
os Hebreus a chamava de Balal: confusã , mistura.

Babilonia (Portal de Deus) se re-surge depois de 200 anos com os Hamoritas.
.
por volta de 2.000 antes de Cristo. e o seu Rei era: Hamurab.
seu nome seguinifica: Amú é Grande.
o homém que crio o mais famosso códico de contuda do mundo o Códico de Hammurabi.
onde se podia tudo o códico criou regras e obrigações sobre o povo.
O código de Hamurabi foi escrito cinco séculos antes de Moisés

CURIOSIDADE:
“Em Mateus 5:38, Jesus começa citando a lei mais antiga que tenha existido – olho por olho e dente por dente. Esta lei se conhece com o nome latino Lex Talionis, e poderia descrever-lhe como lei da reciprocidade direta. Aparece no Código de Hamurabi, o código de leis mais antigo que se conhece – data dos anos 2285 a 2242 a.C., data do reinado daquele soberano em Babilônia.”

1⃣° Lição, 3⃣ Tri 2⃣3⃣ INTRODUÇÃO COMENTÁRIO


1⃣° Lição, 3⃣ Tri 2⃣3⃣ INTRODUÇÃO COMENTÁRIO

⭕ Apocalipse é a “Revelação de Jesus Cristo” Ap 1.1a cujo propósito é mostrar “as coisas que brevemente devem acontecer” Ap 1.1b. Por ser de natureza escatológica, o livro não é de fácil interpretação. Por isso, convém esclarecer que, nesta lição, não se pretende identificar a babilônia literal nem listar os eventos da Grande Tribulação. Nosso objetivo é alertar a Igreja acerca dos aspectos gerais do “espírito da Babilônia” presente no cenário global em que vivemos.

COMENTÁRIO

1⃣° O próprio título do 📚 é a 🔑 da mensagem: "A revelação de Jesus Cristo", é a revelação do Cristo vivo. Cada 📚 apresenta o Cristo c/ um personagem; Mateus: Messias; Marcos: Filho do Homem; Lucas: O Salvador do 🌏; João: Filho de Deus; em Apocalipse Jesus é 👑 dos Reis e Sr dos Senhores.
2⃣° Revelação no grego apokalupsis significa "desvendar, descobrir; fala sobre o Cristo e os eventos que aconteceriam em tempos futuros, incluindo os não revelados em profecias anteriores.
3⃣° O cap. 17, elucida a grande prostituta e a besta de cor escarlate, trazendo um alerta a ⛪, sobre os aspectos do espírito da Babilônia no cenário global, no sistema religioso, social, cultural, político e econômico.
4⃣° No cap. 17 não se refere propriamente ao local geográfico, mas a um simbolismo da babilônia e o que ela representa.
5⃣° O 📚 das revelações apresenta 5 inimigos do Cristo: o dragão, o anticristo, o falso profeta, a grande meretriz e os homens que têm a marca da besta, sendo a queda da grande meretriz no presente estudo Ap. 17 e 18 a sua queda completa; e Ap. 19 a vitória sobre todos os inimigos.
6⃣° Ap. 17 aponta 3 quadros: O 1° faz uma descrição da grande meretriz. O 2° descreve a besta. O 3° fala da vitória de Cristo e da sua ⛪.


Nenhum outro livro, em toda a história da humanidade, possui tanta credibilidade quanto a Bíblia Sagrada

*Nenhum outro livro, em toda a história da humanidade, possui tanta credibilidade quanto a Bíblia Sagrada.* E, um livro só tem credibilidade se o seu conteúdo relatou veridicamente os assuntos como aconteceram ou como eles são; e quando seu texto atual concorda com o escrito original. Neste caso, o extraordinário na Bíblia Sagrada é que mesmo os termos originais não possuindo uma tradução literal para o nosso idioma, o Senhor (o Deus da Palavra) não permitiu que os tradutores usassem qualquer palavra para substituir o original, mas palavras que estivessem em conformidade com a mensagem inspirada.

*Nesse caso, credibilidade relaciona-se ao conteúdo do livro (original), e à pureza do texto atual (cópia ou tradução).* Por exemplo, as palavras de Satanás – “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” são inspiradas, mas não possuem autoridade, porque não é verdade, porém têm credibilidade ou veracidade (quanto a sua transcrição) porque foram registradas exatamente como Satanás disse. *Sobre a veracidade das palavras de Satanás, ela não se aplica ao fato de ser verdade o que ele pronunciou, mas sim sobre o registro de como ele as pronunciou.*


Sexta – 30/06/2023**A Palavra de Deus é a verdade absoluta e imutável* (Mt 24. 35)

✅ *Sexta – 30/06/2023*

*A Palavra de Deus é a verdade absoluta e imutável* (Mt 24. 35) 

“_*Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão_*” (ARA).
 
A maioria absoluta dos evangélicos adotam o princípio de que a Bíblia é a infalível, inerrante e eterna Palavra de Deus (Marcos 7. 13; Salmos 119. 89, 140, 160). Ela não falha (Isaías 55. 11); é a verdade (Salmo 119. 142; João 17. 17), e permanece eternamente (Isaías 40. 8; 1 Pedro 1. 25). É contra ela que as ideologias modernas e ateístas investem todos os seus recursos tentando desmoralizá-la e, assim, destruir a fé cristã. Mas, assim como é eterna a Palavra de Deus, a nossa fé em um único Deus verdadeiro e imutável jamais será derrotada. Em um dos períodos mais críticos da nação israelita, Elias chegou a dizer ao Senhor que ele era o único representante de várias gerações que O serviam, mas, imediatamente foi informado que Deus havia reservado um remanescente que não se corrompera com a idolatria a Baal. Durante a vigência da chamada Cortina de Ferro, o Senhor levantou uma Igreja fervorosa e atuante chamada Igreja Subterrânea, que mesmo sob forte perseguição permaneceu fiel até mesmo diante da morte. Sempre haverá uma Igreja fiel, porque a fé que professamos está firmada na absoluta e imutável Palavra de Deus.

Professor _*Sedivar*_

DEUS ESTÁ COM VOCÊ NA CAMINHADA(Devocional)


DEUS ESTÁ COM VOCÊ NA CAMINHADA
(Devocional)
 
 A Vida é como uma analogia de uma grande e dificultosa JORNADA. Uma caminhada em que você precisa ter consciência do caminho em que está a trilhar. Mesmo você sabendo quem te apontou o caminho e disse para você andar por Ele. “Este é o caminho, andem nele”. (Is. 30.21). E quem te apontou o caminho, não se mostra visivelmente a nós. Ele se faz perceber que está conosco nas agruras da jornada.

Mas, às vezes, o caminho se torna espinhoso, íngreme, escorregadio. Outras vezes, o caminho está obscurecido, cheio de nuances e você não sabe por onde caminhar, qual passo deve dar para seguir em frente. As sombras da dúvida e do desânimo são como neblinas que obscurecem a trajetória do caminhar. 
Você e eu precisamos da Luz para iluminar o caminho de longe, mas também precisamos da lâmpada para iluminar nossos pés de perto (Sl. 119.105). E assim, vamos seguindo em frente, sem temer a escuridão, o vazio que, espiritualmente, significa a insipiência que nos domina em certas situações pelas quais não sabemos o que fazer. 
 
 Sim, esse caminho não é fácil. O seu caminhar também não é. Ele é bem estreito e ao seu lado está apenas o abismo, como um monstro, buscando um vacilo, um escorregão para nos tragar.
Às vezes, a luz divina que ilumina o caminho ao longe, nos mostra as silhuetas das criaturas bizarras, das serpentes e escorpiões (Lc. 10.19), que estão de tocaia, apenas esperando para nos atacar. Muitas vezes, esses seres vêm disfarçados de pessoas, algumas até confundidas com amigos, mas na verdade, a luz de Deus as revela suas faces reais. E assim, vamos seguindo em frente. 

Nada, absolutamente nada, pode nos fazer parar de caminhar, de prosseguir e insistir. Se escorregar, segure bem firme na mão daquele que diz “Estarei com vocês todos os dias” (Mt. 28.20) E se cair, Ele te diz: “Não fique com medo, eu te ajudo, eu pego sua mão direita e digo não tenha medo (Is. 41.14). Sim, Ele te ajuda a levantar para seguir na caminhada. 
 
No entanto, espere que Ele se apresente como um ser luminoso, esplendoroso. Aceite que Ele pode vir usando pessoas comuns para lhe estender a mão. Aceite ajuda que vem de Deus. Entenda que Deus está bem à sua Frente, para te guiar pelo caminho e à sua direita, para te ajudar quando precisar de socorro.
Por fim, quando você avistar bem ao longe, as luzes da cidade santa, você saberá que o fim da jornada estará próximo. 

Então, todo o esforço que você fez durante todo o percurso do caminho, deve fazê-lo agora ainda mais na reta final para então “Chegar lá” e finalmente, alcançar seu prêmio, sua gloriosa coroa da vida a qual o “Senhor, o Justo juiz lhe dará naquele dia”. Então poderás dizer como o Salmista e ter a clara convicção que “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado”.
 Salmos 16:8
Enomir Santos

nosso caminho, verdade e vida por completo.


nosso caminho, verdade e vida por completo.

Assim como Pedro diz no texto de João 6: Para quem iremos nós? As palavras que nos entregam vida eterna, que nos dão uma direção e nos entregam a nossa real essência só podem vir do Senhor. Nós queremos parar de buscar por preenchimento em outros lugares e coisas que logo vão embora. Que a fonte de nossas vidas seja o Senhor e apenas a Tua palavra, Pai. 

Esteja ao nosso lado em todas as decisões. Que cada passo que dermos seja ao Teu lado, seguindo a Tua voz por mais difícil que seja o que precisarmos deixar para trás. A Tua vontade é sempre a boa, perfeita e agradável. 

Abençoe nossas vidas e nos dê forças para continuar.
No nome de Jesus. Amém

RAPSÓDIA DE REALIDADES, SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHOTRATA-SE DA SUA FÉ

RAPSÓDIA DE REALIDADES, SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHO

TRATA-SE DA SUA FÉ

📖════════
(…) se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mateus 17:20). 

O Senhor não é responsável pelo mal ou pelos percalços que as pessoas experimentam. Isto não é consistente com a natureza Dele. Ele é o amor personificado; não há treva Nele. O que quer que você tenha sofrido que seja inconsistente com as provisões de Cristo em Seu Evangelho, não veio de Deus. Você é responsável por sua vida — pelas coisas que acontecem com você. Trata-se da sua fé e de como você a usa.

O Senhor Jesus disse em nosso versículo de abertura: “…nada vos será impossível .” Esta é uma declaração soberana. Então, a pergunta é: o que você está fazendo com a sua fé? Como você está colocando sua fé para funcionar? A Bíblia diz: “Ora, o justo viverá pela fé ...” (Hebreus 18:38).

Usar sua fé para lidar com as crises da vida todos os dias é sua responsabilidade. Mas o problema é que alguns tornaram a fé nula ou sem efeito: “Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa” (Romanos 4:14). A fé pode ser anulada? Enfaticamente sim!

Em Marcos 7:13, Jesus repreendeu os judeus por tornarem a Palavra de Deus sem efeito por causa da sua tradição. “Tradição” aqui se refere ao seu modo de vida, sua cultura pessoal e as coisas em que você crê. Se essas coisas são inconsistentes com a Palavra de Deus, você torna a Palavra sem efeito em sua vida e sua fé é anulada.

Sua confiança deve estar sempre nas obras consumadas de Cristo. Viva pela fé Dele (Gálatas 2:20)! Aleluia! Como você vive pela fé Dele? Vivendo a Palavra — sendo um praticante da Palavra. Tiago 1:22 diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ”

ORAÇÃO

Querido Pai, pela minha fé na tua Palavra eu prevaleço sobre as situações e circunstâncias. As forças da justiça, sucesso, saúde divina, vitória e prosperidade são ativadas em minha vida à medida que eu vivo por sua Palavra, guiado e inspirado por sua sabedoria para cumprir sua vontade perfeita para mim, em Nome de Jesus. Amém.

Pr. Chris Oyakhikome

VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO

2 Coríntios 8:7; 2 Tessalonicenses 1:3; Romanos 10:17

RAPSÓDIA DE REALIDADES, QUARTA-FEIRA, 10 DE MAIODEIXE A PACIÊNCIA TER O EFEITO TOTAL



RAPSÓDIA DE REALIDADES, QUARTA-FEIRA, 10 DE MAIO

DEIXE A PACIÊNCIA TER O EFEITO TOTAL

📖════════
“…quando parecer que você está enfrentando apenas dificuldades, veja isso como uma oportunidade inestimável de experimentar a maior alegria que puder! Pois você sabe que quando sua fé é testada, desperta em você o poder da resistência. E então, à medida que sua resistência se torna ainda mais forte, ela libera a perfeição em todas as partes do seu ser até que nada falte” (Tiago 1:2-4 TPT).

As provações e tentações, por mais difíceis que sejam, são para o seu bem. Você deve encontrar a alegria nelas. Sua fé floresce sob pressão e lhe ensina a verdadeira paciência enquanto você persevera.

Às vezes, queremos que Deus efetue uma mudança imediatamente. Estamos orando sobre uma situação ou algo que queremos evitar que aconteça e queremos respostas instantâneas. Mas há momentos em que a paciência é necessária ao expressar sua fé. Deus nunca quer que entremos em pânico nessas ocasiões.

Às vezes, quando as coisas não acontecem tão rápido quanto queremos, é porque Ele quer desenvolver em nós a paciência. A paciência é uma bênção maravilhosa. Portanto, aprenda a demonstrar paciência mesmo ao expressar sua fé. Tiago 1:4 na Tradução Voice diz: “...a verdadeira paciência trazida pela perseverança irá equipá-lo para completar a longa jornada e cruzar a linha de chegada - amadurecer.”

Sim, haverá tempos desafiadores e circunstâncias desconfortáveis, mas a Palavra nos encoraja a considerá-los como alegria, sabendo que a prova da nossa fé produz paciência em nós. Então o versículo 4 nos diz o que a paciência, por sua vez, produz em nós quando permitimos que ela faça seu trabalho e tenha seu pleno efeito. Portanto, não fique pressionando e forçando; você pode se perder do plano de Deus.

Vamos ler nosso versículo de abertura novamente, desta vez, na versão Amplificada. Diz: “Mas que a perseverança, a firmeza e a paciência tenham plena atuação e façam um trabalho completo, para que vocês sejam [pessoas] perfeita e plenamente desenvolvidas [sem defeitos], sem falta de nada”. Isto é o que a paciência produz em nós: Nos tornamos perfeita e plenamente desenvolvidos [sem defeitos], sem falta de nada”. Glória a Deus!

ORAÇÃO

Querido Pai, eu te agradeço porque minha fé prevalece sobre as circunstâncias e eu vivo vitoriosa e triunfantemente acima de doenças, medo e terror. Eu estou no comando e no controle da minha vida e das circunstâncias. Sou forte, ousado e corajoso, operando de uma posição vantajosa de descanso, em Nome de Jesus. Amém.

Pr. Chris Oyakhilome

VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO

Filipenses 4:6-7; Provérbios 24:10

RAPSÓDIA DE REALIDADES, SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIOCRISTO EM VOCÊ - A MARAVILHA DO CRISTIANISMO

RAPSÓDIA DE REALIDADES, SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MAIO

CRISTO EM VOCÊ - A MARAVILHA DO CRISTIANISMO

📖════════
Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória (Colossenses 1:27).

Ter o conhecimento vital e viver com a consciência de que Cristo vive em você é uma das maiores bênçãos do cristianismo. É, de fato, a sua solução para todos os problemas e a resposta para todas as perguntas. Cristo em você é a maravilha do cristianismo.

Quando Jesus andou na terra, Ele estava com os discípulos como Emanuel, Deus conosco. Mas o sonho do Pai ainda estava para ser consumado. Ele queria toda a divindade em nós, não apenas conosco. Ele queria Seu Espírito em nós.

Foi por isso que Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:16-17). O desejo do Pai foi realizado no dia de Pentecostes quando o Espírito Santo veio habitar em nós.

Considere a incrível verdade em Romanos 8:11: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”

Isso significa que Cristo em você – o Espírito Santo em você – é a vida do seu corpo físico; é a sua saúde, sua libertação, integridade e preservação. Cristo em você é o seu direito de sair de qualquer dor. Cristo em você é o seu poder sobre todas as crises; é o seu domínio sobre a escuridão, a pobreza, a carência e a pobreza. Aleluia! Cristo em você, é a maior bênção de todas. Bendito seja Deus!

CONFISSÃO

Glória, integridade, perfeição, sucesso e prosperidade são garantidos em minha vida porque Cristo está em mim! Ele está em cada fibra do meu ser, em cada osso do meu corpo e em cada célula do meu sangue! Recebi a graça e a capacidade em Cristo de reinar e governar todas as circunstâncias. Estou protegido de todo mal e dano porque estou em Cristo e Cristo está em mim! Aleluia!

VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO

1 João 4:4; Romanos 8:10; 1 Coríntios 6:19

ESTUDO E INTRODUÇÃO A PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO*

*ESTUDO E INTRODUÇÃO A PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO*                                             Já com cerca de 60 anos de idade e depois de experimentar
cinco longos anos de prisão,3 Paulo lança-se a mais uma
viagem missionária, a quarta e última da sua vida e ministério
apostólico. Na ilha de Creta, na Grécia, deixa Tito cuidando
das igrejas que havia fundado (Tt 1.5). Já em Éfeso, capital da Ásia
Menor, deixa Timóteo com semelhante missão. Algum tempo
depois, escreve para ambos: primeiro, para Timóteo; depois, para
Tito. Mais tarde, enquanto novamente preso em Roma, volta a
escrever para Timóteo. Assim, Paulo produz as três cartas que, a
partir do século XVIII, passariam a ser conhecidas como Epístolas
Pastorais: 1 e 2 Timóteo e Tito.
As Pastorais, portanto, são cartas de um experiente apóstolo,
“Paulo, o velho” (Fm 9), para dois jovens e fiéis colaboradores,
Timóteo e Tito. As cartas foram escritas para reforçar
recomendações que já haviam sido dadas e conferir autoridade às
missões pastorais na terceira mais importante igreja do primeiro
século, Éfeso,4 e na enorme ilha grega onde o apóstolo fundara
igrejas em algumas das suas muitas cidades. Mais do que textos
pessoais, as Pastorais contêm ensinos práticos para a vida da igreja
e apresentam “lampejos de conceitos doutrinários”, como assinala
Donald Guthrie.5
As datas atribuídas a muitos eventos da era neotestamentária (o
primeiro século da era cristã) e à escrita dos 27 livros que compõem
o Novo Testamento não são exatas, como também ocorre com
textos do Antigo Testamento que não possuem datação precisa. É
possível chegar a datas aproximadas a partir de muitos fatos da
história geral citados nas obras, mas não a datas específicas e
precisas para a escrita de cada livro.
Esta obra trabalha com datas em torno das quais há significativo
consenso, encontradas a partir de uma visão geral dos livros
canônicos à luz da cronologia dos fatos que neles são narrados.
Seguindo esse padrão geral, podemos estabelecer as seguintes
datas para os eventos que mais nos importam no estudo das Cartas
Pastorais:
• Nascimento de Paulo: 5 d.C.;
• Conversão de Paulo: 35 d.C.;
• Primeira viagem missionária: 47–49 d.C.;
• Segunda viagem missionária: 49–51 d.C.;
• Terceira viagem missionária: 52–57 d.C.;
• Prisão de Paulo em Jerusalém e Cesareia: 58–60;
• Primeira prisão de Paulo em Roma: 61–63 d.C.;
• Quarta viagem missionária de Paulo: 63–65 d.C.;
• Segunda prisão de Paulo em Roma: 65–67 d.C.;
• Martírio de Paulo: 67 d.C.
Alguns eventos circunstanciais contemporâneos aos
acontecimentos acima narrados são de indispensável nota:
1) A conversão de Timóteo, ocorrida provavelmente por volta do
ano 48 d.C. durante a primeira viagem missionária de Paulo (At
14.6-23), e a sua aceitação ao convite do apóstolo para tornar o
seu cooperador imediato durante a sua segunda viagem
missionária (50 d.C.) (At 16.1-5).
2) O período de governo do imperador Nero: 54–68 d.C.
3) O incêndio de Roma entre os dias 18 e 24 de julho de 64 d.C.,
ocorrido muito provavelmente a mando do próprio Nero;
4) O período da grande perseguição aos cristãos sob o governo
do sanguinário Nero: 64–68 d.C.
5) O suicídio de Nero: 68 d.C.
Consideradas essas datas, podemos estabelecer o contexto
histórico de 1 Timóteo e Tito, que, como já afirmado, foi o período de
63 a 65 d.C., quando Paulo, liberto do seu primeiro aprisionamento
em Roma, volta a viajar livremente até ser novamente preso e
levado à capital do Império (65–67), onde permaneceu até a sua
execução por ordem de Nero (67 d.C.). Seguindo a cronologia já
apresentada, 2 Timóteo foi escrita no ano 67, já próximo da morte
de Paulo.
Em 64 d.C. — durante, portanto, a quarta viagem missionária de
Paulo —, Nero comete a insanidade de atear fogo em Roma. Com a
péssima repercussão do incidente, lança a culpa sobre os cristãos e
inicia contra eles uma terrível perseguição, que teve o seu auge no
ano 67.6
Paulo foi uma das muitas vítimas da perseguição de Nero. A sua
segunda prisão em Roma provavelmente ocorreu entre o fim do ano 65 e o início do ano 66, e a sua execução no fim de 67, por
decapitação.

Quinta – 29/06/2023*

✅ *Quinta – 29/06/2023*

*A busca pela desconstrução da ética e da moral cristãs* (Is 5. 20) 

“_*Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo_*”! (ARA)
 
Uma acirrada e desumana campanha vem sendo desenvolvida por falsos mestres no sentido de desconstruir todos os valores e a moral judaico cristã. Em meio ao caos filosófico instalado, o relativismo moderno pinta um quadro chamativo da licenciosidade através da literatura, das artes plásticas, das artes cênicas e da Música, entre outras, para tentar convencer a humanidade que tudo deve ser aceito sem a devida avaliação dos efeitos provocados nos meios sociais, acadêmicos, religiosos e, principalmente, na formação das novas gerações. Mas, aos promotores dessa desordem avassaladora, adverte o profeta Isaías: “ai daqueles que invertem os valores e as leis naturais chamando o mal de bem e o bem de mal; rotulando a luz de trevas e as trevas de luz; e dizendo que o amargo é doce e o doce é que é amargo”. Infelizmente, já existem muitos defensores do relativismo entre nós, os evangélicos, arrastando após si muitos incautos, principalmente entre jovens, adolescentes e crianças. Pastores e Igrejas em geral! Vamos investir mais em nossas crianças, jovens e adolescentes. Às vezes cobramos tanto e damos tão pouco. Exigimos muito e muito pouco oferecemos em troca. Os congressos de crianças, jovens e adolescentes são ótimas ferramentas, mas, isso não basta. São trabalhos passageiros de um, dois ou três dias. É preciso investir pesado em contínua educação cristã, formando gerações abalizadas nas Escrituras Sagradas e conscientes de seus deveres espirituais, apesar das vãs filosofias ateístas a que são submetidos diariamente. Afinal, estamos numa guerra espiritual, e o Diabo usa todos os meios para enganar e destruir nossos filhos.  

Professor _*Sedivar*_

Mundo no sentido bíblico


*Mundo no sentido bíblico não se aplica ao que foi criado por Deus (universo), mas ao sistema corrompido pelo pecado que dita a regras para os que estão no mundo (planeta Terra).* Todavia, é do nosso conhecimento que, embora estejamos vivendo neste mundo, não pertencemos a ele. Suas regras, conceitos, filosofias de vida e costumes não se aplicam a nós. *O mundo e a igreja verdadeira (VERDADEIRA) são dois grupos distintos de povo. O mundo está sob o domínio de Satanás* – “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo”; e, a igreja pertence exclusivamente a Deus. *Por isso, o crente deve separar-se do mundo.*

*Neste mundo em que vivemos, somos meros forasteiros e peregrinos* – “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma”. Consequentemente, por não pertencermos ao mundo, não devemos conformarmos com o mundo; não devemos amar o mundo, mas, antes, odiar a iniquidade do mundo morrendo para o mundo. *Note bem que, como dissemos acima, os termos “mundo” e “terra” não são sinônimos; Deus não proíbe o amor à terra criada, à natureza, às montanhas, às florestas, etc.*


NEM DEUS AFUNDA ESSE NAVIO” e para a surpresa de todos, o navio afundou em sua primeira viagem.

ORGULHO E SOBERBA, A BASE DO ESPÍRITO BABILÔNICO: Quando o EGO de Nabucodonosor o transforma em um animal. Subsídio Adultos LIÇÃO 1 A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA   

Aprendemos na bíblia que, toda vez que um homem ou ser criado se engradece e exalta a si mesmo, querendo parecer Deus, algo de ruim acontece. Foi assim com o querubim ungido que se engrandeceu a ponto de ser expulso do céu e se transformar no arqui-inimigo de Deus e de sua criação. Essa mesma síndrome, chamada por Caio Fábio em seu livro de Síndrome de Lúcifer, foi impregnada no ser humano por meio do primeiro casal. "Sereis como Deus", disse a serpente, usada pelo maligno. Foi assim que aconteceu com Adão e Eva. Com Ninrode engrandeceu a ponto de querer construir uma torre que chegasse aos céus e também com Nabucodonosor que engrandeceu a si mesmo: "Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" Daniel 4:30    

A resposta de Deus foi imediata: "Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves. Daniel 4:33. 

Assim, Nabucodonosor foi acometido de uma doença rara chamada de Licantropia (do grego Lukos: Lobo e Anthropos: homem). O site infoescola nos informa: "A licantropia clínica consiste em um raro transtorno psiquiátrico, caracterizado pela presença de ilusão de que o indivíduo afetado pode se transformar, ou que já se transformou em um animal."   Também pode ser utilizado o termo zooantropia, (ZOO: Animal. Antropos: Homem) para descrever casos nos quais os indivíduos acreditam que são capazes de se transformar, ou se transformaram em outro animal qualquer.* No caso em apreço, o rei teria se imaginado como uma espécie de boi ou animal peludo (ilustração) que o fez sair do convívio Social e viver como se fosse um animal tendo inclusive mudada sua anatomia, assemelhando-o a uma fera selvagem. 

Depois de passado um tempo, Deus libertou Nabucodonosor desse grande mal: "No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do eu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba...” Dn 4:34:37   

APLICAÇÃO: O Engrandecimento e endeusamento humano persiste ainda hoje. Por exemplo, há PREGADORES e CANTORES e LÍDERES POLÍTICOS que se exaltam dizendo que são maiores do que os demais incorrendo no risco de serem corrigidos por Deus nesse sentido, como aconteceu com grandes pregadores do passado. Quem não lembra de um Presidente que disse que "Não precisava nem da ajuda de Deus para vencer as eleições?" Ele venceu mas não assumiu pois morreu antes. Ou mais recentemente daquele cantor gospel brasileiro que disse que estava ACIMA DA MÉDIA em relação aos demais. Também caiu por causa de sua orgulhosa declaração. Também acerca do Navio Titanic teria sido dito que 




NEM DEUS AFUNDA ESSE NAVIO” e para a surpresa de todos, o navio afundou em sua primeira viagem.    

Enquanto o Espírito da Babilônia é o ORGULHO e VAIDADE, O Espírito de Cristo é Humildade. Então, Que todos nós aprendamos o exemplo de Cristo, se quisermos ser grande, devemos nos humilhar a fim de que, apenas O PODER de DEUS tenha relevância em nossa vida e assim o nome dele seja engrandecido. Lembremos que Jesus, mesmo sendo Deus não achou que isso era algo a que devia se apegar mas humilhou-se a si mesmo. Fl. 2. 5-8  Vamos aprender com Jesus.    

TEXTO E ILUSTRAÇÃO: ENOMIR SANTOS  Fonte: https://www.infoescola.com/doencas/licantropia-clinica/ #EBDviewsteologiavisual #orgulhosoberba

Quarta – 28/06/2023*



✅ *Quarta – 28/06/2023*

*O relativismo cultural contra a doutrina e a autoridade bíblicas* (2 Tm 4. 3) 

“_*Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir_*” (NTLH).
 
O relativismo é o conceito que não admite uma verdade absoluta, e que tudo depende do ponto de vista de cada pessoa. Segundo esse conceito, o que é verdade para um, pode não representar o mesmo para outro, e o que é aceitável em uma cultura, não o será em outra. Em suma, tudo é relativo. Esse conceito fere frontalmente a doutrina da infalibilidade e inerrância da Bíblia, tentando desautorizar as verdades contidas na Palavra de Deus. O apóstolo Paulo avisou a Timóteo que isso iria acontecer e, como diz a NTLH, chegaria o tempo em que as pessoas não respeitariam os verdadeiros ensinamentos bíblicos e procurariam mestres que ensinassem segundo seus interesses pessoais. Mas, não sejamos ingênuos a ponto de acreditarmos que esses falsos ensinadores só frequentam os meios acadêmicos fora dos arraiais cristãos. Muitos dos chamados líderes evangélicos da atualidade, no incontido desejo de ampliar suas comunidades, adotam discursos relativistas e ignoram a verdadeira doutrina dos apóstolos como forma de agradar aos seus auditórios. Sejamos vigilantes, porque o Diabo não descansa e ronda continuamente a Igreja do Senhor procurando tragar os incautos (1 Pedro 5. 8). Muito cuidado com os pregadores de TikTok.

Professor _*Sedivar*_

A Razão Nada Razoável

 
A Razão Nada Razoável

Deus fez um convite incomum por meio do profeta Isaías: “O SENHOR diz: ‘Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra. Mas, se recusarem e forem rebeldes, vocês serão devorados pela espada; porque a boca do SENHOR o disse’” (Isaías 1:18-20).

Os estudiosos concordam geralmente em citar a linguagem judicial empregada aqui, mas diferem um pouco sobre o sentido. Deus defendeu sua própria justiça ao convidar Israel para debater os méritos do seu caso, ou ele chamou a nação para ouvir a sentença proferida pelo supremo Juiz? Essa diferença de interpretações se torna pouco importante quando consideramos toda a afirmação de Deus.

Se a questão foi de comparar a justiça de Deus com as profundas manchas do pecado de Israel, o debate seria encerrado rapidamente. As ofensas da nação, idolatria e injustiça praticadas durante séculos, foram tão grandes que o castigo divino brilhava como reposta justa. Poucos versículos antes, Deus afirmou seu nojo com a hipocrisia do povo. Ele tinha toda razão na decisão de castigar Israel.

Dessa forma, a primeira explicação chega à mesma conclusão que a segunda. A sentença contra Israel foi perfeitamente justa e merecida. O povo infiel merecia a ira divina.

O que desafia a lógica não é o veredito, nem a sentença. A justiça faz sentido, e o réu ficou sem recursos para sua defesa. A declaração surpreendente que desafia a lógica e supera a justiça é da clemência oferecida. Deus se mostra disposto a perdoar, apesar da gravidade dos pecados cometidos ao longo de séculos.

Aos rebeldes que se arrependem, Deus oferece lavar as roupas manchadas pelo pecado e deixá-las brancas como neve. Essa clemência imerecida se chama “graça”, uma característica do Deus que se define como amor (1 João 4:8,16). Com todo direito de aplicar a sua justiça e derramar sua ira sobre os pecadores, ele estende a misericórdia e oferece perdão. É importante observar, portanto, que o perdão vem para aqueles que se arrependem ao ouvir a voz do Senhor.

Isaías profetizou 700 anos antes do nascimento de Jesus, mas sua mensagem é conhecida especialmente por apontar para o Messias, Jesus Cristo, e sua missão salvadora. Diante de Deus, não temos razão, mas temos a esperança da sua graça.

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net
 

O Poder do Pensamento*

*O Poder do Pensamento*

Sabia que os pensamentos podem realmente deixá-lo mais ansioso, com medo ou feliz? E no que você gasta tempo pensando tem o poder de afetar suas emoções, suas ações e por fim o seu caráter? Seus pensamentos são algumas das coisas mais poderosas sobre você. 

As Escrituras têm muito a dizer sobre nossos pensamentos porque Deus (Yahweh) conhece o poder de nossas mentes. Isaías 26:3 diz que Deus (Yahweh) manterá nossos corações em perfeita paz se mantivermos nossa mente fixa Nele. 

Pode imaginar isso? Paz perfeita. 

Quanto mais tempo passarmos concentrando nossos pensamentos em Deus (Yahweh) e em Sua Palavra, mais nosso coração ficará em paz. Esse é um pensamento poderoso, especialmente em um mundo que está constantemente em busca de paz e unidade. 

O ponto de partida para essa paz é confiar em Deus (Yahweh). Devemos ir a Ele confiando em quem Ele é e tendo fé no que Ele fez por nós. Sabemos que Deus (Yahweh) é bom e justo. Portanto, se tivermos fé Nele, sabemos que Ele vai nos aceitar e amar. E aqueles que confiam em Deus (Yahweh) têm acesso à Sua presença.

A paz perfeita está acessível para aqueles que confiam com perseverança em Deus (Yahweh) e fixam seus pensamentos Nele. 

Quantos de seus pensamentos são gastos em coisas relacionadas a Deus (Yahweh)? Você mantém sua mente focada Nele quando está ansioso ou estressado? Quais são algumas maneiras simples pelas quais você pode continuar a se lembrar de pensar em Deus (Yahweh) ao longo do dia? 

Passe algum tempo pensando sobre o poder de seus próprios pensamentos e o acesso que você recebeu de Deus (Yahweh) por meio das Escrituras. Comprometa-se a desenvolver o hábito de centralizar seus pensamentos em Deus (Yahweh) para poder experimentar Sua paz perfeita.

PROFESSOR, VOCÊ CONHECE OS TERMOS USADOS NESTA REVISTA? VAMOS NOS ATUALIZAR ENTÃO?



PROFESSOR, VOCÊ CONHECE OS TERMOS USADOS NESTA REVISTA? VAMOS NOS ATUALIZAR ENTÃO?
GRÁFICO GLOSSÁRIO DE TERMOS DA REVISTA
3º TRIMESTRE - PARTE 03 - FINAL

Nossa nova revista de adultos 3º Trimestre de 2023 trata de um tema importante: APOLOGÉTICA CRISTÃ. Portanto ela aborda temas voltados à MODERNIDADE, ao SISTEMA MUNDANO que está agindo no mundo desde Babel de onde veio a Babilônia. Entretanto esse espírito babilônico tem se renovado a cada era que passamos. Então, pensando nisso, como nossa revista contém vários termos que aludem a esse ataque do adversário ao povo de Deus, procuramos ler toda a revista e identificar todos esses termos e criar um GLOSSÁRIO com todos esses termos. Acredito ser necessário para que o Professor aprenda esses conceitos que estão presentes nas revistas e assim explicar melhor aos alunos. Também pode imprimir uma folha grande e ministrar em classe. Lembrando que, como são cerca de 15 termos, eles estão sendo feitos em partes e na sequencia das lições. Bom uso. Deus abençoe

*_A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA_*


*_A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA_*
 _A paz do Senhor! Durante este trimestre, a partir do estudo das Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD, veremos como o "espírito da Babilônia" está presente na sociedade atual em constante oposição à Igreja do Senhor. A Lição deste trimestre tem como título A Igreja de Cristo e o Império do Mal: Como Viver Neste Mundo Dominado pelo Espírito da Babilônia. A Palavra de Deus nos revela que o espírito do Anticristo já opera neste mundo e nada tem a ver com Cristo.

Embora o homem da iniquidade só se revele no tempo determinado por Deus, é possível perceber a atuação do mal com frequência na sociedade em que vivemos. Nosso papel como Igreja é resistir às investidas do império das trevas e preservar os valores do Reino por meio de um testemunho justo. No que diz respeito à postura da Igreja frente ao mundanismo e à apostasia da fé, é com grande preocupação que pastores e líderes de nosso tempo têm observado o comportamento de alguns crentes. É notória a desaceleração do exercício do evangelismo em alguns lugares bem como a falta de compromisso ético com a doutrina bíblica. Em consequência disso, temos a descaracterização da igreja e o declínio do bom testemunho por parte dos crentes.
Nesse sentido, o pastor Elinaldo Renovato, na obra A Família Cristã e os Ataques do Inimigo, editada pela CPAD (2013, pp. 132, 133) destaca: "O caráter é o aspecto psíquico da personalidade. O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a própria conduta. É a 'marca' da pessoa. O caráter faz parte da personalidade; é adquirido, não herdado... Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, o estado socioeconômico". Tendo como base o ensino da Palavra de Deus, através das lições ministradas em cada classe por faixa etária, a Escola Dominical torna-se inestimável auxiliar na formação do caráter.
Nessa mesma perspectiva, a Igreja tem o trabalho imperativo de prezar por um ensino bíblico de qualidade com vistas à formação de crentes e obreiros comprometidos com as verdades do Evangelho, para que possa exercer com afinco o seu papel de representante de Cristo neste mundo._

A paz do Senhor à todos!🕖 *Leitura diária de terça-feira



A paz do Senhor à todos!

🕖 *Leitura diária de terça-feira*

📚O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus

📖2 Tessalonicenses 2:4 _o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 9 a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, 10 e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem._(ARC)

📖2 Tessalonicenses 2:4 _Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. 9 A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. 10 Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar._(NVI)

Bom dia com Cristo 🌹

Rede Auxílio EBD* 🛡💫 *Leitura Semanal Com Subsídios!*📜 *Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023, Adultos- CPAD.*

🛡 *Rede Auxílio EBD* 🛡

💫 *Leitura Semanal Com Subsídios!*

📜 *Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023, Adultos- CPAD.*

🎓 *TEMA:* A igreja de Cristo e o Império do Mal: como viver neste mundo dominado pelo Espirito da Babilônia
 
*COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista*

📝 *Comentário - Rede Auxílio ao Aluno EBD*

2️⃣7️⃣/0️⃣6️⃣/2️⃣3️⃣ 

🗓️ *Terça-feira-*
*O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus.*

*[2 Ts 2. 4,9,10]*

*4* O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.*
*9* A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,*
*10* E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.*

📌 Bom dia, queridos, e amados professores da classe de senhores, paz do Senhor.

📌 Nossa leitura bíblica de hoje nos mostrará que:

📍 Dois fatos precisam ser aqui destacados:

🖇️ O anticristo se oporá a Deus abertamente e perseguirá implacavelmente a Igreja (2.4). O apóstolo Paulo diz que o anticristo “[...] se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus [...] ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (2.4). O homem do pecado é o adversário de Deus, da lei de Deus, e do povo de Deus. A palavra grega *antikeimenos*, traduzida por “opor-se”, indica uma oposição constante e habitual ou como um estilo de vida enquanto a palavra grega *hiperairomenos*, traduzida por “se levanta”, significa exaltar-se sobremaneira ou exaltar-se fora de proporções. O anticristo será uma espécie de encarnação do mal. Esse mal humanizado será a antítese de Deus, diz William Barclay. O anticristo será um opositor consumado de Deus e da Igreja (Dn 7.25; 11.36; I Jo 2.22; Ap 13.6). Ele será uma pessoa totalmente maligna em seu ser e em suas atitudes. Ele não apenas se oporá, mas também se levantará contra tudo o que é de Deus ou objeto de culto. O profeta Daniel diz que ele “Proferirá palavras contra o Altíssimo” (Dn 7.25) e “[...] contra o Deus dos deuses, falará cousas incríveis (Dn 11.36). O apóstolo João declara: “[...] e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome” (Ap 13.6). Diz ainda: “Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho” (I Jo 2.22).

🖇️ O anticristo será objeto de adoração em toda a terra (2.4). Ele se assentará no santuário de Deus e vai reivindicar ser adorado como Deus. A adoração ao anticristo é o mesmo que adoração a Satanás (Ap 13.4). Adoração é um tema central no livro de Apocalipse: a noiva está adorando o Cordeiro, e a igreja apóstata está adorando o dragão e o anticristo. O mundo está ensaiando essa adoração aberta ao anticristo e a Satanás. A adoração ao anticristo será universal (Ap 13.8,16). Diz o apóstolo João que o adorarão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 13.8). Satanás vai tentar imitar Deus também nesse aspecto.

🖇️ O anticristo virá no poder de Satanás. Ele fará coisas espetaculares e milagres estupendos pela energia de Satanás. Ele não será um homem comum nem terá um poder comum. O anticristo vai manifestar-se com um grande milagre (Ap 13.3). Ele vai distinguir-se como uma pessoa sobrenatural, por um ato que será um simulacro da ressurreição. Esse fato é tão importante que o apóstolo João o registra três vezes (Ap 13.3,12,14). Certamente não será uma genuína ressurreição dentre os mortos, mas será o simulacro da ressurreição, produzido por Satanás. O propósito dessa misteriosa transação é conceder a Satanás um corpo. Ele governará em pessoa. O anticristo será uma espécie de encarnação de Satanás.

🖇️ Satanás dará poder a seu falso messias para que ele realize “sinais, e prodígios da mentira” (2.9). Trata-se, sem dúvida, de uma imitação de Cristo, que realizou “[...] milagres, prodígios e sinais” (At 2.22). Warren Wiersbe descreve essa incansável tentativa de Satanás imitar a Deus, como segue:

🖇️ Satanás sempre foi um imitador. Existem falsos cristãos no mundo que, na verdade, são filhos do diabo (Mt 13.38; 2Co 11.26). Ele tem falsos ministros (2Co 11.13) que pregam um falso evangelho (G11.6- 9). Existe até mesmo uma “sinagoga de Satanás” (Ap 2.9), ou seja, um grupo de pessoas que pensa estar adorando a Deus, mas, na verdade, adora ao diabo (I Co 10.19-21). Esses cristãos falsos possuem uma justiça falsa que não é a justiça salvadora de Cristo (Rm 10.1-3; Fp 3.4-10). Eles têm uma certeza falsa que se mostrará inútil quando enfrentarem o julgamento (Mt 7.15-29).

🖇️ O propósito dos milagres de Deus é conduzir as pessoas à verdade,- o propósito dos milagres do anticristo será levar as pessoas a crer em mentiras. Paulo os chama de “prodígios da mentira” (2.9), não porque os milagres não sejam reais, mas porque convencem as pessoas a crer nas mentiras de Satanás.

📚 *Rede Auxílio ao Aluno EBD 3° Trimestre adultos, 2023.*

Terça – 27/06/2023**O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus* (2 Ts 2. 4, 9, 10)

✅ *Terça – 27/06/2023*

*O Anticristo, por meio de Satanás, fará oposição a Cristo Jesus* (2 Ts 2. 4, 9, 10) 

_*Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus” – “A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras” – “Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar*_” (NVI)
 
Este opositor é chamado de “homem do pecado”, “filho da perdição” na NVI, “o homem da iniquidade”, “o filho da perdição” na ARA, e, na NTLH, “o Perverso, que está condenado a ir para o inferno”. Todos esses adjetivos podem ser resumidos numa única palavra: “Anticristo”. Ele virá sob o patrocínio de Satanás, e dele receberá poder para enganar com operação de milagres e maravilhas, e se levantará contra tudo que receba o nome de Deus (ao que parece, até contra os deuses falsos), e qualquer objeto que seja cultuado em sentido espiritual, como templos altares e imagens. Mas, além de tudo isso, ele mesmo assentará no santuário de Deus e se auto proclamará “deus” em “substituição” ao Deus verdadeiro e aos objetos de culto condenados por ele. Porém, tudo indica que ele só receberá sinal verde para concretizar o seu plano de governar o mundo, após o arrebatamento da Igreja (2 Tessalonicenses 2. 7). Essa é a nossa esperança.

Professor  _*Sedivar*_

Paulo escreveu aos crentes de Tessalônica pela segunda vez a fim de esclarecer dúvidas que estavam causando extrema confusão nãos crentes da igreja sobre quando ocorreria a volta de Cristo.*

*Paulo escreveu aos crentes de Tessalônica pela segunda vez a fim de esclarecer dúvidas que estavam causando extrema confusão nãos crentes da igreja sobre quando ocorreria a volta de Cristo.* Devido ao aumento da perseguição, estes crentes pensavam que o Dia do Senhor devia ser iminente, e interpretaram a primeira carta de Paulo como uma afirmação de que a segunda vinda de Cristo aconteceria a qualquer momento. Levando em conta este engano, muitos persistiram em permanecer ociosos, vivendo desordenadamente, alegando estarem a espera da volta de Cristo. Como sempre digo – ‘mudam-se os protagonistas; o tempo; o local, mas a história teima em repetir-se’.

*Paulo tentou restabelecer o equilíbrio descrevendo certos eventos que aconteceriam antes da volta do Senhor. Embora, ‘o que detém o Anticristo’, não seja um assunto abordado na lição, todavia deve ser mencionado pelo professor da EBD. Não sabemos com certeza de quem ou do que se trata. Os estudiosos da Bíblia Sagrada apontam para três possibilidades* – o governo e a lei, que ajudam a restringir o mal; o ministério e a atividade da Igreja e os efeitos do evangelho; ou o Espírito Santo. *A Bíblia não diz com clareza quem ou o que está detendo o Anticristo, apenas diz que ele não será detido para sempre*. Nosso seguimento teológico entende que seja o Espírito Santo, mas, independente, se estamos certos ou errados na nossa interpretação, não é necessário temermos o tempo em que o impedimento será removido — Deus é muito mais forte que o homem do pecado, e salvará o seu povo.

Continue lendo em 
 https://www.blogdoeriveltonfigueiredo.com.br/2023/06/27/o-anticristo-por-meio-de-satanas-fara-oposicao-a-cristo-jesus/

Você tem sido um falso profeta?


Você tem sido um falso profeta?
JUNHO 27, 2023
AUTORIDADE, CHAMADO, CORAÇÃO, PALAVRA DE DEUS, PROFETIZA, VISÃO
Recentemente falei com vocês sobre ser a diferença entre sermos usados e aprovados por Deus. Um caráter aprovado é algo que requer profundidade e obediência. A aprovação vem por meio de uma real devoção.

Como reconhecer
Usei nesse texto passado a jumenta de Balaão como exemplo de que Deus usa o que Ele preferir e achar cabível para o momento. Isso não diz muito sobre aquilo que Ele está usando, mas revela muito sobre Deus.

Ainda na história de Balaão, quero te lembrar como ele próprio era chamado. Na Bíblia ele é reconhecido como um falso profeta. Ainda que não haja um versículo que o chame claramente disso, existem passagens nas quais podemos entender essa caracterização. Em 2 Pedro 2:15, onde vemos o seguinte trecho:

“Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça.”

Ou também em Judas 1:11:

“Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.”

Quando lemos isso, é normal nos perguntarmos sobre as revelações que ele fazia, sobre as palavras reais que ele levava ao povo e se cumpriam. Se por vezes ele comunicava palavras reais, como ele poderia ser um falso profeta?

Simples, porque Ele era usado por Deus, mas seu coração tinha outras ambições. As palavras que ele dizia, quando vindas de Deus, traziam esperança. Mas o que vinha diretamente dele não era bom.

O que vem do coração
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23
A Bíblia traz em diversas passagens sobre como o Senhor olha o coração e conhece o que está em seu íntimo, o que realmente te move.

Em Números 24, por exemplo, Balaão entrega a profecia acerca de um poderoso Rei que viria. Essa profecia é cumprida anos depois em Jesus Cristo, que veio ao mundo acima de todo e qualquer rei que já teriam conhecido.

Mas mesmo que ele entregasse palavras que se cumpriam, suas ambições eram egoístas e a motivação do seu coração não estava voltada para Deus e Suas promessas, mas naquilo que ele poderia receber através do que falava ao povo. O que determinava que ele era um falso profeta era aquilo que estimulava seu coração.


Ainda no livro de Números, a partir do capítulo 22, o rei Balaque contrata Balaão para amaldiçoar o povo de Israel. Mesmo diante da repreensão de Deus para que o profeta não fizesse isso, ele se uniu ao rei de forma egoísta, visando o dinheiro e os benefícios recebidos através daquela contratação. Ele não mais fazia por amor a Deus e à Sua palavra, o coração dele estava voltado para a recompensa material.

Desconhecidos por Deus
“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’. Então Eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de Mim vocês, que praticam o mal!”

Mateus 7:22,23
Se seu coração estiver voltado para seus desejos e ambições egoístas, não importa o que sua boca disser. Mesmo que Deus te use para levar alguma palavra específica, isso edificará alguém pela voz de Deus, mas sua própria voz continuará sendo pedra de tropeço.

A boca de Balaão amaldiçoava o povo, mesmo que por vezes suas ações fossem usadas para trazer profecias. Como o povo poderia se livrar desses falsos direcionamentos? Buscando discernimento em Deus, não em respostas de homens.

Eu sempre peço a Deus para que, se Ele desejar me usar para algo específico, que ao passar a mensagem essa palavra mude algo em mim também. E é assim que eu busco constantemente aprovação do Senhor. Quero que Ele tenha liberdade para me usar, mas também quero ter sabedoria e discernimento para ser aprovada através disso.


Minha oração a você nesse momento é que seu coração esteja totalmente voltado a Deus e a Sua palavra. Que seu real desejo seja por viver essa verdade dia após dia de forma completa e profunda. E que seu coração tenha sabedoria e discernimento para ser guiado apenas por Ele.


A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA




A IGREJA DIANTE DO ESPÍRITO DA BABILÔNIA
Prezado(a) professor(a), a copiosa paz do Senhor! Durante este trimestre, a partir do estudo das Lições Bíblicas Adultos, editada pela CPAD, veremos como o "espírito da Babilônia" está presente na sociedade atual em constante oposição à Igreja do Senhor. A Lição deste trimestre tem como título A Igreja de Cristo e o Império do Mal: Como Viver Neste Mundo Dominado pelo Espírito da Babilônia. A Palavra de Deus nos revela que o espírito do Anticristo já opera neste mundo e nada tem a ver com Cristo.

Embora o homem da iniquidade só se revele no tempo determinado por Deus, é possível perceber a atuação do mal com frequência na sociedade em que vivemos. Nosso papel como Igreja é resistir às investidas do império das trevas e preservar os valores do Reino por meio de um testemunho justo. No que diz respeito à postura da Igreja frente ao mundanismo e à apostasia da fé, é com grande preocupação que pastores e líderes de nosso tempo têm observado o comportamento de alguns crentes. É notória a desaceleração do exercício do evangelismo em alguns lugares bem como a falta de compromisso ético com a doutrina bíblica. Em consequência disso, temos a descaracterização da igreja e o declínio do bom testemunho por parte dos crentes.
Nesse sentido, o pastor Elinaldo Renovato, na obra A Família Cristã e os Ataques do Inimigo, editada pela CPAD (2013, pp. 132, 133) destaca: "O caráter é o aspecto psíquico da personalidade. O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a própria conduta. É a 'marca' da pessoa. O caráter faz parte da personalidade; é adquirido, não herdado... Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, o estado socioeconômico". Tendo como base o ensino da Palavra de Deus, através das lições ministradas em cada classe por faixa etária, a Escola Dominical torna-se inestimável auxiliar na formação do caráter.
Nessa mesma perspectiva, a Igreja tem o trabalho imperativo de prezar por um ensino bíblico de qualidade com vistas à formação de crentes e obreiros comprometidos com as verdades do Evangelho, para que possa exercer com afinco o seu papel de representante de Cristo neste mundo.

Rede Auxílio EBD*💫 *Leitura Semanal Com Subsídios!*📜 *Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023, Adultos.*


🛡 *Rede Auxílio EBD*

💫 *Leitura Semanal Com Subsídios!*

📜 *Lições Bíblicas do 3° Trimestre de 2023, Adultos.*

🎓 *Título:* A Igreja de Cristo e o Império do Mal

✍🏻 *Subtítulo:* Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

*COMENTARISTA: Pr. Douglas Baptista*

📝 *Comentário - V.S Rede Auxílio ao Aluno EBD*

2️⃣6️⃣/0️⃣6️⃣/2️⃣3️⃣

🗓️ *Segunda feira-  A idolatria como símbolo da prostituição espiritual*

*[[Na 3:4]] JFA (ACF)* *Por causa da* multidão dos pecados da meretriz mui graciosa, da mestra das feitiçarias, que vendeu as nações com as suas fornicações, e as famílias pelas suas feitiçarias.

📜 *A misericórdia de Deus nos oferece novas oportunidades,* porém, há um momento em que a paciência de Deus cede lugar a sua justiça, *pois o culpado jamais será tratado como inocente na hora do juízo.*

🟠 *Naum nos ensina* que em sua infinita sabedoria Deus estipula um tempo específico para o julgamento. *Nínive havia provado da graça de Deus na pregação de Jonas.* Com o arrependimento dos ninivitas, o Senhor suspendeu o juízo.

🔘 *O tempo passou e após um pouco mais de um século uma nova geração preferiu a iniquidade ao invés da retidão.* Suas obras foram cruéis, perversas e infectadas de malignidade.

Tal comportamento acendeu a ira de Deus *Não podemos esquecer que o amor de Deus caminha ao lado de sua justiça.* Naum anunciou a Nínive o juízo divino. *Deus estava cheio de furor e não trataria o culpado como inocente.*

🔘 *Naum anunciou a soberania de Deus sobre todas as nações* e ensinou a Juda que a nação que os aterrorizava em breve receberia o juízo divino por suas obras más e seus atos de barbarismos entre os povos Diferente de Jonas, *ele não agiu motivado pelo nacionalismo exacerbado,* mas profetizou impulsionado pela defesa humanitária. *Ele se posicionou contra a tirania e o militarismo da Assíria.* Não devemos agir motivados por valores ideológicos. *Não é a filosofia do mundo que deve nos guiar, mas sim os valores bíblicos.*

⭕A palavra de Naum *era muito dura,* mas operava em conformidade com os pecados daquele povo Nínive era uma cidade cheia de mentiras e roubos. *Os acordos e tréguas com as nações próximas foram quebrados e as palavras descumpridas.*

⭕A cidade foi comparada *a figura de uma meretriz* que engoda suas vítimas na ruína mediante exibições de poder e argumentos persuasivos (Na 3.4). *Todavia, os gracejos ‘aparentemente vantajosos’ na verdade eram ardilosos e,* quando as nações respondiam favoravelmente aos seus encantos, eram destruídas por este Império, *A Assíria praticava o mal pela força e pela persuasão.*

⭕ *A mentira servia à injustiça na consecução da maldade.* A nação também estava sendo condenada pelos pecados da idolatria e feitiçaria (Na 3.4;2 Rs 16.10; Is 47.9,12; Ez 23.5,7,11). *Na busca pela ganância,* muitas pessoas se apostaram da fé atraindo maldições sobre si. *Quando se cultua o materialismo,* os princípios espirituais e os valores morais são ignorados. É a ganância que dá luz a injustiça agenciando a exploração e a tirania em nosso mundo.

🟢 *Nínive era uma cidade sanguinária que massacrou diversos povos,* derramando sangue em inúmeras guerras (Na 3.1) Ela despojou muitas nações de suas riquezas e saqueou muitas cidades em sua busca pelo poder. Na profecia de Naum. *Nínive (a cidade) é usada como símbolo da Assíria (o país).*

🔴Os assírios eram mestres do terror. *Essa reputação foi conquistada por todas as crueldades cometidas ao longo dos anos* Eles deceparam as mãos os pés orelhas e narizes, como também estolavam os *cativos vivos,* além de muitos outros atos abjetos de tortura. Seus deuses eram retratados como guerreiros. *O comportamento cruel daquele povo era temido por todas as nações da época.*

🔵 *Além da violência,* a Assíria tornou-se altiva por causa de sua elevação diante das nações. *A queda desta nação foi resultado de sua soberba* (2 Rs 18.28; 19.23; Is 8.7,36.4).



🟣 *O profeta anunciou que Nínive* não era melhor que Nô-Amom (Tebas), uma cidade de grande influência no Egito, capital do Egito Superior. Essa cidade ficava localizada sobre as duas margens do Rio Nilo e era cercada pelas águas (Na 3.8. *Mesmo com tanto prestígio e glória,* Tebas foi tomada pelos assírios em 663 a.C, e muitas atrocidades foram cometidas ali. Ao contrário de Nínive, Tebas possuía alianças políticas com vários povos e mesmo assim foi levada cativa (Na 3.9.10). 

💫 *O que diríamos de Nínive que se alienou e se encastelou com seu próprio egoísmo?*

☑️ *Naum apresenta um evento histórico que era de conhecimento dos assírios* para que eles entendessem a mensagem 






de juízo. 

📌 *O egoísmo daquele povo o destruiu Naum* descreveu a destruição como um ataque de gafanhotos (Na 3.15.16) *e terminou sua profecia dizendo que não havia mais cura para a ferida de Nínive* (Na 3:19). 

📌 *A sentença judicial divina já tinha sido expedida.* A mensagem se cumpriu Nínive *foi destruída em 612 a.C: e o exército assírio foi aniquilado em 605 aC., na batalha de Carquemis.* 

📌A destruição da cidade foi tão completa-conforme profetizado por *Naum- que a cidade só foi redescoberta pela arqueologia em 1842* estando completamente em ruínas.

📚 *Rede Auxílio ao Aluno EBD 3° Trimestre adultos, 2023.*

✅ *Segunda – 26/06/2023**A idolatria _*Sedivar*_

✅ *Segunda – 26/06/2023*

*A idolatria como símbolo da prostituição espiritual* (Na 3. 4) 

“_*Tudo por causa do desejo desenfreado de uma prostituta sedutora, mestra de feitiçarias, que escravizou nações com a sua prostituição e povos, com a sua feitiçaria_*” (NVI)
 
A idolatria como símbolo da prostituição espiritual, está fortemente associada à Nínive capital da Assíria, que ficou conhecida na antiguidade por sua maldade contra os prisioneiros de guerras empreendidas contra povos vizinhos. A principal divindade nacional era a deusa Ishtar, a quem associavam paixão sexual, fertilidade e violência. Em decorrência de sua cegueira espiritual, os assírios foram seduzidos pela doutrina dessa falsa divindade, e, por essa razão, viviam sob o controle da devassidão sexual, ambição exacerbada e violência incontrolada. Segundo relatos históricos variados, os prisioneiros de guerra tinham suas cabeças decepadas e colocadas em estacas às margens das estradas, ou então, construíam monumentos próximos à porta da cidade com crânios de guerreiros derrotados. Por essa razão, e principalmente por sua superstição e prostituição espiritual representada pela idolatria, Nínive foi destruída no ano 612 a. C., uma tragédia anunciada pelo profeta, aproximadamente 50 anos antes (Naum 3. 6, 7, 14-19).

Maestro _*Sedivar*_

𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

🔴 𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.
❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

A mulher é identificada no texto de Ap 17 como “a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra”. Ou seja, de fato, não é uma pessoa, mas a representação de um sistema político, ideológico, econômico, cultural e religioso que desvia a adoração do verdadeiro Deus e leva as pessoas adorarem satanás (Ap 13:4). 

Como os caldeus, representados pela sua capital Babilônia, expandiram seu domínio e modo de vida idólatra pela região mesopotâmica (Is 13.1-22), assim esse sistema estende seus tentáculos por todo o mundo. É certo que os primeiros cristãos entenderam que essa mulher era símbolo do império romano. 

No primeiro momento, é dito que ela está sobre muitas águas (v.1). As muitas águas são uma metáfora para povos e nações. Ou seja, ela tem influência e poder sobre muitos povos e nações da terra. O texto diz que ela está sentada sobre as águas, ou seja, ela está acomodada, tranquila e relaxada. 

Ou seja, muitos povos e nações aderirão de forma natural e paulatina a essa ideologia/sistema político/poder religioso. Isso será de tal forma que a “prostituta estará acomodada” e não encontrará resistência nesses povos e nações. Num segundo momento, ela é vista num deserto (v.3). O deserto aponta para a condenação certa e para o julgamento divino desse sistema mundano.  

Ela tem um cálice nas mãos que, conforme o próprio texto explica, representa as abominações religiosas, a idolatria e prostituição espiritual que, como um vinho, seduz e embriaga principalmente os governantes e líderes da terra (Ap 17:2). Ou seja, representa, os falsos e demoníacos ensinos e doutrinas da falsa religião mundial que será difundida pelo falso profeta. 

Ela estava sentada sobre uma besta idêntica à que João viu em Ap 13:1-10. Ou seja, a besta é o anticristo. No caso, o anticristo carregará sobre seus ombros esse sistema político, econômico, ideológico e religioso que afasta as pessoas do verdadeiro Deus e as conduz a adoração de demônios. 

A besta tem cor escarlata (Ap 17:3), que é um vermelho intenso e é a mesma cor da bandeira do império romano. É certo que os primeiros cristãos tenham entendido essa besta como sendo Cesar e a mulher como o império romano e seu sistema político religioso.

❤‍🔥𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

🔴 𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.
❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

A mulher é identificada no texto de Ap 17 como “a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra”. Ou seja, de fato, não é uma pessoa, mas a representação de um sistema político, ideológico, econômico, cultural e religioso que desvia a adoração do verdadeiro Deus e leva as pessoas adorarem satanás (Ap 13:4). 

Como os caldeus, representados pela sua capital Babilônia, expandiram seu domínio e modo de vida idólatra pela região mesopotâmica (Is 13.1-22), assim esse sistema estende seus tentáculos por todo o mundo. É certo que os primeiros cristãos entenderam que essa mulher era símbolo do império romano. 

No primeiro momento, é dito que ela está sobre muitas águas (v.1). As muitas águas são uma metáfora para povos e nações. Ou seja, ela tem influência e poder sobre muitos povos e nações da terra. O texto diz que ela está sentada sobre as águas, ou seja, ela está acomodada, tranquila e relaxada. 

Ou seja, muitos povos e nações aderirão de forma natural e paulatina a essa ideologia/sistema político/poder religioso. Isso será de tal forma que a “prostituta estará acomodada” e não encontrará resistência nesses povos e nações. Num segundo momento, ela é vista num deserto (v.3). O deserto aponta para a condenação certa e para o julgamento divino desse sistema mundano.  

Ela tem um cálice nas mãos que, conforme o próprio texto explica, representa as abominações religiosas, a idolatria e prostituição espiritual que, como um vinho, seduz e embriaga principalmente os governantes e líderes da terra (Ap 17:2). Ou seja, representa, os falsos e demoníacos ensinos e doutrinas da falsa religião mundial que será difundida pelo falso profeta. 

Ela estava sentada sobre uma besta idêntica à que João viu em Ap 13:1-10. Ou seja, a besta é o anticristo. No caso, o anticristo carregará sobre seus ombros esse sistema político, econômico, ideológico e religioso que afasta as pessoas do verdadeiro Deus e as conduz a adoração de demônios. 

A besta tem cor escarlata (Ap 17:3), que é um vermelho intenso e é a mesma cor da bandeira do império romano. É certo que os primeiros cristãos tenham entendido essa besta como sendo Cesar e a mulher como o império romano e seu sistema político religioso.

❤‍🔥𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

GRÁFICO GLOSSÁRIO DE TERMOS DA REVISTA**3º TRIMESTRE - PARTE 02*

*EBDVIEWS 📚* Enomir Santos 

*✅ PROFESSOR, VOCÊ CONHECE OS TERMOS USADOS NESTA REVISTA? VAMOS NOS ATUALIZAR ENTÃO❓*

*GRÁFICO GLOSSÁRIO DE TERMOS DA REVISTA*
*3º TRIMESTRE - PARTE 02*

Nossa nova revista de adultos 3º Trimestre de 2023 trata de um tema importante: *APOLOGÉTICA CRISTÃ*. Portanto ela aborda temas voltados à MODERNIDADE, ao SISTEMA MUNDANO que está agindo no mundo desde Babel de onde veio a Babilônia. Entretanto esse espírito babilônico tem se renovado a cada era que passamos. Então, pensando nisso, como nossa revista contém vários termos que aludem a esse ataque do adversário ao povo de Deus, procuramos ler toda a revista e identificar todos esses termos e criar um *GLOSSÁRIO* com todos esses termos. Acredito ser necessário para que o Professor aprenda esses conceitos que estão presentes nas revistas e assim explicar melhor aos alunos. Também pode imprimir uma folha grande e ministrar em classe. Lembrando que, como são cerca de 15 termos, eles estão sendo feitos em partes e na sequencia das lições. Bom uso. Deus abençoe *Disponibilizaremos o gráfico em alta resolução em nossos grupos de WZP.

GRÁFICO GLOSSÁRIO DE TERMOS DA REVISTA 3º TRIMESTRE


GRÁFICO GLOSSÁRIO DE TERMOS DA REVISTA 3º TRIMESTRE

PROFESSOR. Nossa nova revista de adultos 3º Trimestre de 2023 trata de um tema importante: APOLOGÉTICA CRISTÃ. Portanto ela aborda temas voltados à MODERNIDADE, ao SISTEMA MUNDANO que está agindo no mundo desde Babel de onde veio a Babilônia. Entretanto esse espírito babilônico tem se renovado a cada era que passamos. 

Então, pensando nisso, como nossa revista contém vários termos que aludem a esse ataque do adversário ao povo de Deus, procuramos ler toda a revista e identificar todos esses termos e criar um GLOSSÁRIO com todos esses termos. Acredito ser necessário para que o Professor aprenda esses conceitos que estão presentes nas revistas e assim explicar melhor aos alunos. Também pode imprimir uma folha grande e ministrar em classe.
Lembrando que, como são cerca de 15 termos, eles estão sendo feitos em partes e na sequencia das lições.
Bom uso.
Deus abençoe
Enomir Santos

Ultraje em Brasília

 
Ultraje em Brasília

No dia 08 de janeiro de 2023, brasileiros não conformados com os resultados da última eleição presidencial invadiram os principais prédios do governo federal em Brasília para protestar, de forma violenta, a posse do atual presidente. Brasileiros e estrangeiros ficaram apavorados e tristes com essas demonstrações de rebeldia, entendidas como tentativa de derrubar a própria democracia do país.

Dois anos antes, houve uma invasão semelhante do capitólio dos Estados Unidos em uma tentativa de impedir a validação da eleição presidencial norte-americana. Os ataques em Washington foram entendidos, também, como ataques contra a democracia do país.

Sem entrar nas questões políticas em si, podemos identificar esses atos como afrontas à autoridade dos governos dos respectivos países.

De uma ótica bíblica, não podemos defender tais ações de anarquia. Mesmo vivendo sujeitos a governantes maus que se exaltavam contra Deus, os apóstolos Pedro e Paulo frisaram a necessidade de cristãos obedecerem às autoridades governamentais (1 Pedro 2:13-17; Romanos 13:1-7). Vítima de injustiças nas mãos de autoridades, Paulo não incentivou violência e rebelião. Pelo contrário, ele ensinou os cristãos a orarem pelos governantes: “Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito” (1 Timóteo 2:1-2).

Eu nunca votei em nenhum dos dois, mas eu orava pelo presidente Bolsonaro, como oro pelo presidente Lula. Espero que todos os leitores façam o mesmo, pois isso reflete a vontade de Deus.

Deus não escolheu o presidente atual, nem o anterior, e sim permitiu que o próprio povo mostrasse sua preferência. Há um caso, porém, registrado em Números 16, no qual pessoas se rebelaram contra os líderes escolhidos pelo próprio Senhor. Deus demonstrou seu poder em castigos severos contra os rebeldes e seus apoiadores. Ele mostrou que o problema maior não foi a rejeição de dois seres humanos, e sim a rejeição do próprio Senhor.

Os crimes cometidos em Washington e Brasília foram graves, mas não se comparam à gravidade da rebeldia de seres humanos contra seu Criador.

Devemos respeitar as autoridades civis e orar pelas pessoas em posições de poder, mas a obediência a Deus é muito mais importante.

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net
 

Ultraje em Jundiaí

 
Ultraje em Jundiaí

No dia 06 de janeiro de 2023, um bebê recém-nascido foi encontrado morto na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O bebê foi deixado em um saco de lixo em uma estrada próxima a um cemitério. O caso provocou revolta no país inteiro. Muitas pessoas desejam que a pessoa responsável pelo crime seja identificada e punida. Concordo com esse sentimento de ultraje.

Conforme reportagens sobre o caso, o bebê foi encontrado com o cordão umbilical ainda intacto, prova de que havia nascido pouco tempo antes de ser abandonado. Esse fato nos leva a refletir sobre uma triste ironia e incoerência nas atitudes de muitas pessoas que favorecem a legalização do aborto. Atualmente no Brasil, aproximadamente um em cada quatro brasileiros e a maioria das mulheres entre 16 e 24 anos se dizem favoráveis à descriminalização desse ato.

Ou seja, para essas pessoas, se aquela mãe não identificada tivesse terminado a gravidez algumas horas antes, seria até heroína da causa da liberdade feminina. Mas, como aparentemente esperou até logo depois do parto, se torna criminosa.

Não há base científica, e muito menos defesa bíblica, para apoiar essa distinção. Muito antes de nascer, o feto já tem seu próprio tipo de sangue, muitas vezes diferente do tipo da mãe. Tem todos os seus próprios órgãos. O DNA do bebê é completamente distinto do código genético da mãe. Ou seja, o mesmo bebê já era um indivíduo distinto da progenitora antes de ver a luz do dia.

Em muitos países, qualquer tentativa de restringir o acesso ao aborto provoca ultraje muito maior do que a reação de revolta depois da triste descoberta em Jundiaí. Manifestações mobilizam milhões de pessoas com demanda da liberdade de extinguir vidas. Enquanto muitas mulheres anseiam pelo privilégio de ter filhos e sacrificam até suas próprias vidas a favor de bebês inocentes, outras gritam em voz alta exigindo o “direito” de matar sem punição.

Que incoerência!

Nem o caso em Jundiaí e nem as políticas sobre aborto devem ser julgados na base de opinião popular. Quem tem direito de determinar o valor da vida humana é o próprio Criador. Ele mesmo diz que a vida humana deve ser protegida pelo fato de os seres humanos serem feitos à imagem de Deus (Gênesis 9:6).

Esse princípio, revelado milhares de anos atrás, nunca mudou. Devemos sentir ultraje sobre o caso em Jundiaí, e a mesma revolta sobre os aproximadamente 55 milhões de casos anuais de aborto voluntário no mundo.

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net
 

O Que Não Resolve o Problema

 
O Que Não Resolve o Problema

O profeta Isaías confrontou os problemas de uma nação privilegiada que abandonou o caminho do Senhor. Apesar de ser o povo escolhido por Deus como meio de cumprir promessas importantes, Israel não valorizou seu lugar especial, nem a sua comunhão com Deus.

Porém, as pessoas continuavam suas práticas religiosas. Levavam sacrifícios. Guardaram o sábado e dias de festas religiosas. Oravam ao Senhor. Acreditavam que essas práticas serviriam para garantir sua relação com Deus.

Deus disse que não!

O Senhor não achou prazer nos rituais religiosos de um povo egoísta e rebelde. Ele disse que o mero ato de pisar nos átrios do seu templo não apagava os pecados que essas pessoas religiosas cometiam (Isaías 1:11-12). Deus explicou: “Não posso suportar iniquidade associada à reunião solene” (Isaías 1:13).

O ponto não é que Deus não quisesse receber a adoração do seu povo. Todos os atos descritos nesse texto (fazer sacrifícios e ofertas, queimar incenso, orar e guardar festas e sábados) foram ordenados por Deus aos israelitas no Antigo Testamento. Ele desejava todos esses atos de serviço, mas queria que fossem feitos por pessoas com corações voltados a ele. Ele desejava vidas consagradas a ele, e não apenas animais oferecidos em cima de altares. Nos 2.700 anos desde as pregações de Isaías, será que aprendemos a lição?

Ainda hoje, pessoas chegam às reuniões das suas igrejas prontas para ofertar dinheiro, levantar as vozes em oração e cantar louvores ao Senhor. São alguns dos atos de serviço que Deus deseja no Novo Testamento, e não devem ser negligenciados.

Mas Deus quer mãos santas levantadas em oração (1 Timóteo 2:8). Quando comerciantes passam a semana fazendo negócios desonestos e chegam com suas ofertas no domingo, será que Deus se agrada disso? Quando pastores vivem em casamentos condenados por Jesus (Lucas 16:18), será que Deus se sente honrado por suas belas pregações? Quando líderes de igrejas sujam as mãos com a corrupção política para conseguirem influência nesta vida, será que o Senhor está sendo exaltado?

Deus deseja o serviço sincero de pessoas santificadas que procuram honrá-lo todos os dias em todos os aspectos da sua vida. Tiago disse: “A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:27). Vamos aceitar o desafio e procurar fazer muito melhor do que o antigo povo de Israel.

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net
 

Lição 1⃣3⃣, Top 3⃣1⃣° Um historia de Amizade e Amor, entre o uma família e Jesus Jo 11.5.


Lição 1⃣3⃣, Top 3⃣
1⃣° Um historia de Amizade e Amor, entre o uma família e Jesus Jo 11.5.
2⃣° ⭕ amor de Jesus pela família, não impediu a família de passar sofrimentos, dores e dificuldades. 
3⃣° As famílias são amadas por Cristo, mas este amor, não não é imunidade contra tragédias e dores. Olhemos para os apóstolos, nenhum dos discípulos teve morte natural, exceto João. Jesus não prometeu imunidade especial, mas imanência especial. 
4⃣° O amor de Jesus, pela família é lindo, pois cada membro da família eram diferentes uns dos outros, mas Jesus amava a todos sem acepção. Ele continua amando a todos Jó 3.16.
5⃣° ⭕s cuidados desta vida podem nós levar a caminhos que parecem direitos, mas o fim são caminhos de morte. Marta chega a cobrar Jesus, pois ele deveria exortar a Maria para ajudá-la, pois ela estava muito ocupada.
Qual é a sua ocupação ❓
Buscai primeiro o Reino dos Céus ❗
🅰️s lições que aprendemos Jesus a esta família nós ensina que é possível viver um relacionamento verdadeiro com Jesus. 


𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗗𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗦𝗘𝗥𝗩𝗢𝗦, 𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗙𝗔𝗧𝗢. ❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎


🟡 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗗𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗦𝗘𝗥𝗩𝗢𝗦, 𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗙𝗔𝗧𝗢.       
❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

         Mais do que servo, aquele que tem conhecido a vontade de Deus através da revelação dada por Jesus é de fato um amigo de Jesus. Diz Jo 15:15:

𝙅á 𝙣ã𝙤 𝙫𝙤𝙨 𝙘𝙝𝙖𝙢𝙤 𝙨𝙚𝙧𝙫𝙤𝙨, 𝙥𝙤𝙧𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙨𝙚𝙧𝙫𝙤 𝙣ã𝙤 𝙨𝙖𝙗𝙚 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙛𝙖𝙯 𝙨𝙚𝙪 𝙨𝙚𝙣𝙝𝙤𝙧. 𝙈𝙖𝙨 𝙀𝙪 𝙫𝙤𝙨 𝙩𝙚𝙣𝙝𝙤 𝙘𝙝𝙖𝙢𝙖𝙙𝙤 𝙖𝙢𝙞𝙜𝙤𝙨, 𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙩𝙪𝙙𝙤 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙤𝙪𝙫𝙞 𝙙𝙚 𝙢𝙚𝙪 𝙋𝙖𝙞 𝙀𝙪 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙖𝙧𝙩𝙞𝙡𝙝𝙚𝙞 𝙘𝙤𝙣𝙫𝙤𝙨𝙘𝙤. (Jo 15:15)

       O texto é claro ao afirmar que o simples servo desconhece o que seu Senhor tem feito ou fará. Porém o amigo é um confidente; ao amigo é confidenciado os propósitos e objetivos. Assim, também Deus tem feito com seus amigos. Ele tem confidenciado seus planos, mediante a sua palavra revelada através de Jesus, aos seus amigos. É nesse mesmo sentido que Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2:23), pois Deus revelou seu propósito em fazer de Abraão uma grande nação (Gn 12:1,2) e Abraão creu em Deus (Gn 15:6) respondendo a confidencia de YHWH com fé. Assim, também foram os discípulos. Jesus revelou os planos de Deus a eles e eles responderam a essa confidencia com fé, crendo nos propósitos de Deus. Então, os amigos de Jesus são aqueles que buscam conhecer os planos de Deus, através da sua palavra, e creem na vontade de Deus para humanidade.

❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

Sexta – 23/06/2023**Jesus trata a Lázaro como amigo* (Jo 11. 11)

✅ *Sexta – 23/06/2023*

*Jesus trata a Lázaro como amigo* (Jo 11. 11)

“_*Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: ‘Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo_*” (NVI)”

A ressurreição de Lázaro não foi a única registrada nas páginas da Bíblia. Outras ressurreições ocorreram, como o filho da viúva de Sarepta (1 Reis 17. 17-24); o filho da mulher de Suném (2 Reis 4. 18-37); o homem que foi jogado na sepultura de Eliseu e, logo que tocou os ossos do profeta, recobrou a vida (2 Reis 13. 20, 21), e do filho da viúva de Naim (Lucas 7. 11-15). Na História da Igreja, temos a ressurreição de Dorcas (Atos 9. 36-43), e Êutico (Atos 20. 9, 10). No entanto, a ressurreição de Lázaro é marcada pela profunda preocupação de Jesus em mostrar sua amizade ao falecido: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo". Ele poderia ordenar que Lázaro saísse do túmulo de onde estava, assim como fizera ao curar o criado do centurião (Mateus 8. 8-13), ou, semelhante à libertação da filha de uma mulher grega (Marcos 7. 25-30). No entanto, preferiu empreender uma longa viagem para operar presencialmente o milagre da ressureição de seu amigo. Com essa atitude, o Mestre reforçou a importância de uma verdadeira amizade. Glória a Deus! 

Professor _*Sedivar*_

Lição 1⃣3⃣, Top 3⃣



Lição 1⃣3⃣, Top 3⃣
1⃣° Um historia de Amizade e Amor, entre o uma família e Jesus Jo 11.5.
2⃣° ⭕ amor de Jesus pela família, não impediu a família de passar sofrimentos, dores e dificuldades. 
3⃣° As famílias são amadas por Cristo, mas este amor, não não é imunidade contra tragédias e dores. Olhemos para os apóstolos, nenhum dos discípulos teve morte natural, exceto João. Jesus não prometeu imunidade especial, mas imanência especial. 
4⃣° O amor de Jesus, pela família é lindo, pois cada membro da família eram diferentes uns dos outros, mas Jesus amava a todos sem acepção. Ele continua amando a todos Jó 3.16.
5⃣° ⭕s cuidados desta vida podem nós levar a caminhos que parecem direitos, mas o fim são caminhos de morte. Marta chega a cobrar Jesus, pois ele deveria exortar a Maria para ajudá-la, pois ela estava muito ocupada.
Qual é a sua ocupação ❓
Buscai primeiro o Reino dos Céus ❗
🅰️s lições que aprendemos Jesus a esta família nós ensina que é possível viver um relacionamento verdadeiro com Jesus. 


Bíblia e planta sobre a mesaChegamos enfim ao capítulo 11 do Evangelho de João. Um dos capítulos mais importantes para entendermos o que acontece daqui para frente no relato de João.


Bíblia e planta sobre a mesa
Chegamos enfim ao capítulo 11 do Evangelho de João. Um dos capítulos mais importantes para entendermos o que acontece daqui para frente no relato de João.

Neste capítulo vemos a desconfiança de Tomé, o entendimento de Marta, o amor de Jesus, a ressurreição de Lázaro, Caifás profetizando e complô armado para que Jesus fosse preso.


A ressurreição de Lázaro
Este é o sétimo sinal de Cristo, na minha opinião o mais importante deles:

“Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.”

João 11:38-43
Para entender essa passagem, é importante que entendamos o contexto: Lázaro morre, Marta e Maria estão sendo consoladas há alguns dias pelos judeus mais próximos. Apenas após 4 dias da morte do amigo, Jesus chega a Betânia e é recebido, inicialmente, por Marta. Marta chama Maria e alguns judeus a acompanham, veem sua conversa com Jesus e notam que Jesus chora a morte do amigo.

Após isso Jesus vai até o sepulcro, pede que removam a Pedra, ora e chama Lázaro para fora. Tudo isso pôde ser visto pelas pessoas que estavam ali com Marta e Maria.

Não sei se você notou, mas alguns judeus viram Jesus ressuscitando Lázaro. Eles tinham plena certeza daquilo pois estavam acompanhando Marta e Maria em seu luto há quatro dias. Eles sabiam que Lázaro estava morto, viram Jesus o chamando e agora estavam vendo Lázaro vivo novamente. Eles eram testemunhas oculares de tudo o que havia acontecido.

É por esse contexto que muitos dos judeus passam a crer em Jesus, como vemos no verso 45:

“Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.”

João 11:45
Também é por isso que vamos ler no capítulo 12 o seguinte:

“A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos. Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal. Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele. Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.”

João 12:17-21
A fama de Jesus e a certeza do que Ele havia feito conquistava judeus, fascinava a multidão e chamou a atenção até mesmo dos gregos. Ninguém jamais havia visto aquilo antes.

Vale conectar também com uma das críticas mais comuns dos fariseus para Jesus, a de que o testemunho dele não era verdadeiro:

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.”

João 8:12,13
A partir da ressurreição de Lázaro, as pessoas, muitas delas judias, passaram a testemunhar que aquele Jesus havia ressuscitado um homem morto há quatro dias. Aquilo foi uma revolução, algo que os fariseus sabiam que não poderiam controlar.

Todas as desculpas, justificativas ou tentativas de questionar Jesus, ali, caíram por terra. Os fariseus não tinham mais saída a não ser afirmar que Jesus era sim, no mínimo, uma pessoa a quem Deus ouvia.

A preocupação dos judeus
“Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.”

João 11:46-48
Um ponto interessante desta história é que a preocupação dos fariseus era sobre o poder que tinham. Note que eles não queriam que os romanos tomassem o lugar deles.

Podemos entender isso estudando um pouco da história de como a sociedade se organizou e o quanto lutaram para se estabelecer como fariseus. Podemos entender, mas não justificar.

Um dos papéis dos fariseus era confirmar se alguém que aparecesse seria ou não o messias. Eles conheciam a lei, as profecias, estudavam este assunto e eram os responsáveis por responder se Jesus era ou não o Messias que os judeus esperavam.

Porém, quando mais nenhuma evidência faltava, o coração deles se abre aqui em João 11. Estavam mais preocupados com sua posição do que com entender se Jesus era ou não o Messias. Mais uma vez, aquilo que a humanidade tem na terra passageira, se torna mais importante do que alcançariam na eternidade. Um padrão que se repete ao longo da Palavra.

Sem saída, sem justificativas, lemos o seguinte:

“Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem … Ora, os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem.”

João 11:53,57
O ensinamento que temos aqui, o apelo que aparece para mim é um recorrente na Palavra: o que temos nesta terra não é mais importante do que o Reino. Podemos ter poder, tranquilidade, paz e recursos. Nada disso é mais importante do que conquistar o Reino. Se estas coisas se colocam entre nós e o Reino, a decisão é simples.

Este foi o erro do jovem rico e de tantos outros que valorizam mais esta vida do que a vida com Cristo. Aqui, com os fariseus, temos o ápice desse tipo de situação, onde eles preferiam matar o Messias do que se render a Ele.

A profecia de Caifás
Um outro ponto alto deste capítulo de João é a maneira como Caifás profetiza a respeito de Jesus:

“E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.”

João 11:49-52
Ao ler o capítulo como um todo, parece que os fariseus ignoram a fala do sumo sacerdote, que está profetizando sobre a morte de Cristo.

Interessante notar aqui que Deus usa quem quer, quando quer, da maneira que lhe é melhor. Dentro do grupo dos fariseus, que procuravam matar Jesus, Deus escolhe um deles, o sumo sacerdote, para profetizar sobre a morte expiatória de Cristo.

Esse tipo de relato, de Deus usando os improváveis, não é incomum na bíblia. Vemos isso em Números, com a mula de Balaão, com Saul em 1 Samuel e aqui.

Acontecimentos como esses devem nos lembrar quem é Deus é quem são as criaturas. É comum tentarmos definir o que Deus pode, não pode, deveria e não deveria fazer. Ele é Deus e faz o que bem quiser, mesmo que seja usar um fariseu para profetizar sobre o Salvador.