𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

🔴 𝐁𝐀𝐁𝐈𝐋Ô𝐍𝐈𝐀: 𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐀𝐏 𝟏𝟕.
❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

A mulher é identificada no texto de Ap 17 como “a Grande Babilônia, a Mãe das Prostituições e Abominações da Terra”. Ou seja, de fato, não é uma pessoa, mas a representação de um sistema político, ideológico, econômico, cultural e religioso que desvia a adoração do verdadeiro Deus e leva as pessoas adorarem satanás (Ap 13:4). 

Como os caldeus, representados pela sua capital Babilônia, expandiram seu domínio e modo de vida idólatra pela região mesopotâmica (Is 13.1-22), assim esse sistema estende seus tentáculos por todo o mundo. É certo que os primeiros cristãos entenderam que essa mulher era símbolo do império romano. 

No primeiro momento, é dito que ela está sobre muitas águas (v.1). As muitas águas são uma metáfora para povos e nações. Ou seja, ela tem influência e poder sobre muitos povos e nações da terra. O texto diz que ela está sentada sobre as águas, ou seja, ela está acomodada, tranquila e relaxada. 

Ou seja, muitos povos e nações aderirão de forma natural e paulatina a essa ideologia/sistema político/poder religioso. Isso será de tal forma que a “prostituta estará acomodada” e não encontrará resistência nesses povos e nações. Num segundo momento, ela é vista num deserto (v.3). O deserto aponta para a condenação certa e para o julgamento divino desse sistema mundano.  

Ela tem um cálice nas mãos que, conforme o próprio texto explica, representa as abominações religiosas, a idolatria e prostituição espiritual que, como um vinho, seduz e embriaga principalmente os governantes e líderes da terra (Ap 17:2). Ou seja, representa, os falsos e demoníacos ensinos e doutrinas da falsa religião mundial que será difundida pelo falso profeta. 

Ela estava sentada sobre uma besta idêntica à que João viu em Ap 13:1-10. Ou seja, a besta é o anticristo. No caso, o anticristo carregará sobre seus ombros esse sistema político, econômico, ideológico e religioso que afasta as pessoas do verdadeiro Deus e as conduz a adoração de demônios. 

A besta tem cor escarlata (Ap 17:3), que é um vermelho intenso e é a mesma cor da bandeira do império romano. É certo que os primeiros cristãos tenham entendido essa besta como sendo Cesar e a mulher como o império romano e seu sistema político religioso.

❤‍🔥𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.