Lição 🔟, Top 1⃣

Lição 🔟, Top 1⃣
A história de Jó para alguns é uma lenda (ser mitológico), uma jornada de herói, mas quando analisamos o currículo, é apresentado um homem comum e excelente.
Jó, não é um foi um super-crente (super-herói), mas um homem.
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto que se desviava do mal (Jó 1:1). Veja, bem! Ele não era perfeito, demonstra que ele não andava no erro; sua fortuna {(7.000 ovelhas (lã, para confecção de roupas), 3.000 camelos (transporte), 1000 bois (arar os campos), 500 jumentas (leite)}, e seus negócios sempre foram feitos de forma integra; sendo respeitado por isso, seja em casa seja na cidade de Uz.
Sua família era numerosa, quando comparamos nos dias atuais, tendo 7 filhos e 3 filhas (todos já aparecem como adultos na história). Jó aparece como homem temente a Deus, com uma grande família e que busca ao Senhor.
A esposa de Jó, assim mesmo conhecida, sem nome, sem identidade, e sem uma experiência real com o Senhor, até aquele momento, só desfrutava dos bens, e no momento de prova, pede ao seu esposo, para que ele amaldiçoe a Deus e Morra; claro, que estava em um momento terrível e delicado, com a perda de seus filhos, a enfermidade de seu esposo e a falência de seus bens.
A esposa de Jó aparece na história e é marcada como uma pessoa incrédula, que aceita o bem, mas não aceita a dor, a dificuldade, não sabe passar pela prova dando gloria a Deus. Ela permanece saudável, fértil, ao lado de seu esposo, em meio a dor e ao luto.
Os filhos, eram ao todo em 10, sendo 7 homens e 3 Mulheres; e Jó fazia continuamente sacrifícios por eles Jó 1.4,5. Os filhos eram a alegria de Jó. Eles provavelmente seguiam o exemplo de Jó, sendo tementes ao Senhor; Jó como sacerdote do lar, sempre intercedia por eles.
Jó vivia para os filhos e filhas, tinha seus planejamentos e sonhos para cada um deles, mas os sonhos foram frustrados e destruídos, pois a tragédia veio sobre a família Jó 1.11.
Pb. Alessandro Silva.

Subsídios: https://professordaebd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.