INSPIRAÇÃO DIVINA E MEMORIAL GRÁFICO

INSPIRAÇÃO DIVINA E MEMORIAL GRÁFICO

Gráfico e Reflexão. 
Deus sabe das nossas limitações. Ele sabe que nossa MENTE é falha e em algum momento, coisas importantes que precisamos fazer, acabamos ESQUECENDO. Por esse motivo, escrevemos lembretes ou mesmo, utilizamos de agendas para "gravar" eventos e fatos importantes de nossa vida. 
Bem, no tocante à bíblia, é bom lembrar como eram as coisas antes de Moisés. Então, vamos começar com grande personagens bíblicos como Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e José, todos da era Pré-mosaica.
Estes certamente eram homens capacitados e embora tenham HISTÓRIAS belíssimas com Deus, as quais estão sim, registradas nas escrituras, mas por outro lado, ELES MESMOS NADA DEIXARAM ESCRITO. Interessante não?
Deus não os chamou para deixar escrito (graphé) ou registrado por ELES MESMOS suas histórias. Isso foi incumbência de Moises o qual Deus incumbiu de registrar a história desses grandes personagens e os fatos que os cercaram.
Mas a verdade é que, por INFERÊNCIA, podemos supor que a vida desses homens com Deus e tudo que aconteceu com eles foi transmitidos às demais gerações por meio da ORALIDADE.
Veja que a PALAVRA de Deus JÁ existia muito antes do LIVRO ESCRITO.
Todos aqueles diálogos registrados no Gênesis entre Deus e os homens e os fatos, aconteceram mas não foram registrados escrituristicamente, nos momentos subsequentes. Eles foram passados oralmente.
O que nos leva a seguinte reflexão: 
A questão da nossa MEMÓRIA.
Chegou um momento em que tudo que aconteceu e que foi dito e ORDENADO por Deus, precisava ser REGISTRADO, GRAVADO em algo que se pudesse guardar para ler a fim de sempre LEMBRAR e também OBEDECER.
Algo que não pudesse se perder com o tempo.
Desta forma entendemos que as palavras de Deus precisavam de um SUPORTE físico. Ou seja, algo em que se pudesse deixar registrado, gravado, impresso.
O primeiro registro da palavra foi em uma pedra. Ao estilo da Pedra Moabita.
Os dez mandamentos foram escritos assim dessa forma, para ficar bem registrado e de difícil extraviação.
É bem verdade que não se sabe onde estão as pedras dos dez mandamentos mas eles se perpetuam nos suportes seguintes como o Papiro e pergaminhos onde a LEI foi escrita e ampliada, de dez para 613 - o mitzvot judaico. A lei e os profetas foram escritos pelos homens mas "soprados, inspirados" por Deus. Ele o fez para não esquecermos.
Nesse sentido a palavra é tal qual um memorial, um registro físico que testemunharia contra nossa indolência e escusas de não obedecer à Deus por "não saber sua vontade" expressa em sua lei.
Conhece alguém que dá "mil desculpas" para tentar dizer o motivo de não ler a bíblia e nem participar de EBD?
Pois bem, esta não é a atitude correta para com o livro sagrado, a palavra de Deus.
A palavra é para ser LIDA
A palavra é para ser ESTUDADA
A palavra é para ser ENTENDIDA
A palavra é para ser INTERNALIZADA
A palavra é para ser APLICADA na vida.
A palavra é para ser ENSINADA a Outros.
A palavra é para ser DEFENDIDA do erros e ataques.
Deus vos abençoe.
Enomir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.