É muito interessante, à medida que nos tornamos conhecedores da história

*É muito interessante, à medida que nos tornamos conhecedores da história secular, o que nos é desvendado pelos historiadores. É muito comum (já pensei assim também), quando ouvirmos os nomes dos Herodes, pensarmos que eram homens sem nenhuma afeição pelos judeus. Pessoas que não tinham nenhum tipo de laço étnico com o povo judeu. Ledo engano! O precursor da dinastia dos Herodes era um judeu de família ilustre – “E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares.”*

*É extraordinário vermos que os acontecimentos históricos seguiram meticulosamente o que lhes estava proposto por Deus. O nascimento de Jesus tinha que acontecer segundo o que as profecias já haviam declarado acerca dele. O cenário cultural, político, social e religioso no qual Jesus nasceu foram esmeradamente projetados pelo Senhor nosso Deus e nos revela, desta forma, que a história secular, está inserida nos planos divinos. Isto é, nenhum acontecimento histórico, nenhum mesmo, se deu, se dá ou se dará sem Seu conhecimento e consentimento.*

🛡 *Rede Auxílio EBD* 🛡️

🛑 *Leitura diária com texto comentado*

📜 *Lições publicadas pela CPAD para o 2º Trimestre de 2023.*

🎓 *TEMA:* *Relacionamentos em Familia*
*TEMA E SUBTÍTULO:*
Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

⭕ *LIÇÃO 12 – Criando filhos saudáveis* 

📝 *Comentário - - Rede Auxílio ao Aluno EBD*

1️⃣4️⃣/0️⃣6️⃣/2️⃣3️⃣ 
*Quarta - feira - * A fuga para o Egito*

*Mt 2.13-18*

*13* *E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.*

*14* *E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.*

*15* *E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.*

*16* *Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.*

*17* *Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:*

*18* *Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem.*


🖇️ Bom dia, queridos, e amados professores da classe de adultos, paz do Senhor.

🖇️ Nossa leitura bíblica de hoje nos mostrará que:

📍 Temos aqui a fuga de Cristo para o Egito, a fim de escapar da crueldade de Herodes, resultado das indagações dos magos a seu respeito. Antes disso, a obscuridade em que se encontrava havia sido a sua proteção. Foi apenas uma pequena homenagem (comparada à que deveria ter sido oferecida) aquela que foi prestada a Cristo na sua infância; mas, mesmo assim, ao invés de ser reverenciado pelo seu povo, tal homenagem serviu, antes, para expô-lo.

📍 *A ordem dada a José em relação a essa fuga* (v. 13). José não conhecia os perigos aos quais a criança estava exposta, nem como fugir. Mas, através de um anjo, Deus explicou num sonho o que ele devia fazer, da mesma maneira como havia feito anteriormente, no capítulo 1, versículo 20. José, antes de seu comprometimento com Cristo, não tinha tido tanta vontade de conversar com os anjos como agora. Note que aqueles que estão espiritualmente relacionados com Cristo pela fé têm uma comunhão e um relacionamento com o céu - algo que, anteriormente, lhes era totalmente estranho.

📍 Aqui José é informado sobre a natureza do seu perigo: Herodes iria procurar os infantes para destrui-los. Note bem, Deus conhece todos os propósitos e projetos cruéis dos inimigos da sua Igreja.

📍 Ele foi informado sobre o que devia fazer para escapar ao perigo. Tomar o pequeno infante e fugir para o Egito. Assim, muito cedo Cristo nos dá um exemplo das suas próprias leis (cap. 10.23). “Quando for perseguido numa cidade, fuja para outra”. Aquele que veio para morrer por nós, embora sua hora ainda não tivesse chegado, fugiu para salvar sua vida.

📍 A obediência de José a essa ordem (v. 14). A viagem iria ser cheia de perigos e dificuldades, tanto para o pequenino ser como para sua mãe: tinham poucos recursos e provavelmente iriam enfrentar uma fria acolhida no Egito. No entanto, José não desobedeceu à visão celestial, não fez qualquer objeção nem prolongou sua desobediência. Assim que recebeu a ordem, levantou-se imediatamente e partiu durante a noite, segundo parece, ainda naquela mesma noite.

📍 Apesar do acontecido, seu artifício político era eliminar aquele que nascera como Rei dos judeus. Se não tinha condições de alcançá-lo a través de uma execução particular, ele não tinha dúvidas de envolvê-lo num golpe generalizado que, como a espada da guerra, iria devorar uns e outros.

🖇️ Observe as grandes medidas que ele tomou:

*1.* Quanto à idade, mandou matar todos que tivessem dois anos ou menos. É provável que nessa época o bendito Jesus tivesse menos de um ano, no entanto Herodes incluiu todos que tivessem até dois anos para ter a certeza de que a sua presa não escaparia. E s se tirano não se preocupava com quantas cabeças pudessem rolar, mesmo de inocentes, desde que não escapasse aquele que ele cria ser o culpado.

*2.* Quanto ao lugar, mandou matar todos os meninos, não só em Belém, m as também os que viviam nos arredores, e em todas as comunidades daquela região. Isto era ser’’ demasiadamente ímpio” (Ec 7.17).

🖇️ A Escritura havia se cumprido:

📍 A Escritura havia se cumprido: 1. No lugar da lamentação. O pranto foi ouvido desde Belém até Ramá, pois a crueldade de Herodes havia se estendido desde toda a costa de Belém até a região de Benjamim, e entre os filhos de Raquel. Alguns acreditam que as terras em volta de Belém eram chamadas de Raquel, por ter sido o lugar onde ela morreu e foi sepultada.

📍 Na intensidade dessa manhã. Aconteceu uma lamentação e um pranto, um grande pranto; porém, este era demasiadamente pequeno para refletir o sentimento causado por essa exacerbada calamidade. Houve um grande clamor no Egito, quando os primogênitos foram mortos, e o mesmo aconteceu aqui, quando novamente os primogênitos foram mortos, por quem sentimos uma particular ternura.

📍 Bendito seja Deus, não existe nenhum motivo para tristeza nesse mundo - não, nem aquela provocada pelo próprio pecado s que justifique a atitude de recusarmos o conforto! Eles não queriam ser consolados porque as crianças não estavam mais na terra dos vivos, não estavam mais nos braços de suas mães. Como realmente não estavam mais ali, haveria alguma desculpa pela tristeza, porém não poderiam perder as esperanças; pois sabemos que não estavam perdidas - tinham apenas partido precocemente. Se nos esquecermos disso, perderemos o fundamento do nosso conforto (1 Ts 4.13). Alguns entendem essa dor dos belemitas como um castigo por terem desdenhado a Cristo. Aqueles que não se regozijaram com o nascimento do Filho de Deus foram justamente levados a chorar a morte dos seus próprios filhos, pois haviam apenas se admirado pelas notícias trazidas pelos pastores, mas não as receberam de boa vontade.

📚 *Rede Auxílio ao Aluno EBD 2° Trimestre adultos 2023*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.