JOVENS - LIÇÃO 12 QUANTO AMO A TUA PALAVRA

JOVENS - LIÇÃO 12 QUANTO AMO A TUA PALAVRA

Você tem um livro, um autor favorito? Talvez a sua lista de livros e autores favoritos seja imensa. Contudo, como anda o seu amor pelas Sagradas Escrituras? Você tem meditado nela diariamente? A Palavra de Deus era o livro favorito do autor do Salmo 119. Ao lê-lo, vemos o quanto o salmista alegrava-se nas Escrituras Sagradas (vv. 47,48). Neste século, muitos já não amam mais a Palavra, não meditam nela, e alguns até acreditam que a Bíblia é somente um livro histórico. Estes até leem a Bíblia, mas da mesma forma como leem os seus livros prediletos. A Bíblia não é um livro como os demais, e é por isso que precisamos iniciar afirmando que o seu autor é Deus. O amor pelas escrituras exige fé. Precisamos crer na sua inspiração divina, verbal e plenária. A Bíblia, a Lei do Senhor, não é uma invenção da mente humana, embora, como já é de seu conhecimento, o Senhor tenha inspirado homens para escrever os 66 livros que a compõem: “homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21, ARA). Esses homens receberam os oráculos divinos de forma exclusiva e única. Homem algum além deles foi usado por Deus dessa maneira específica.2 Observe o que nos diz Norman Geisler a esse respeito:

“A Bíblia alega ser um livro de Deus e ter uma mensagem com autoridade divina. Na verdade, os autores bíblicos dizem ter sido impelidos pelo Espírito Santo a expressar as suas palavras — que sua mensagem chegou até eles por revelação, de forma que as suas palavras foram sopradas (ou inspiradas) pelo próprio Deus. Um resumo a respeito do que a Bíblia alega sobre si mesma pode ser encontrado em duas passagens principais. Pedro disse que os autores foram impelidos pelo Espírito Santo, e Paulo declarou que seus escritos foram soprados pelo próprio Deus. Portanto, a Bíblia alega que autores movidos pelo Espírito Santo expressaram as palavras inspiradas por Deus (2 Pe 1.20,21). Em suma, os escritos proféticos (do Antigo Testamento) não tiveram sua origem nos homens, mas em Deus, que agiu por meio de alguns homens chamados de profetas de Deus. 2 Timóteo 3.16, outra passagem clássica do Novo Testamento, declara: “Toda a Escritura divinamente inspirada é [...]”. Mesmo que Pedro fale da mensagem originando-se em Deus, é Paulo quem declara que ela se torna a Palavra escrita de Deus. Deus é a sua Causa última, e as Sagradas Escrituras são o resultado portador de autoridade.
Neste capítulo, faremos uma reflexão a respeito do Salmo 119. Esse salmo é uma poesia de amor pela Palavra de Deus.

 Observe o que nos diz Lawrence Richards a respeito desse salmo, cujo autor é desconhecido: O Salmo 119 constitui um acróstico em louvor à Palavra de Deus e ao seu papel na vida do crente. Um acróstico segue uma organização alfabética. No original hebraico, cada linha em cada uma das 22 seções desse Salmo começa com a mesma letra hebraica. Essas letras são vistas na versão NVI (Nova Versão Internacional), e a pronúncia em português do seu nome é apresentada.1 No Salmo 119, vemos que, embora as culturas e tradições humanas sofram mudanças e o conhecimento do homem seja sempre relativo, a Palavra do Senhor é irrefutável, imutável e eterna:
“Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu” (Sl 119.89). Nesse salmo, os poetas utilizaram vários sinônimos para reportarem-se às Escrituras Sagradas, como, por exemplo, o termo Torah. Segundo os hebraístas, esse termo é encontrado no Antigo Testamento com o significado de “instrução, ensino, lei, decreto, código legal, norma” e vem da raiz de um verbo que significa “instruir, ensinar”. Afinal, não é este o propósito das Escrituras Sagradas: instruir e ensinar o ser humano para que tenha uma vida feliz, abençoada e próxima do seu Criador? Observe: “Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” (v. 2 – NTHL). Que o estudo desse salmo nos ajude a jamais nos esquecer da importância da Palavra de Deus, pois os preceitos divinos têm o poder de vivificar-nos diariamente (v. 93).
Por Telma Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.