MAPA MENTAL DA VERDADEIRA AMIZADEA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO



MAPA MENTAL DA VERDADEIRA AMIZADE
A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

Um MAPA mental é um tipo de diagrama que ajuda a explicar conceitos complicados de maneira simples e objetiva. É bem simples de fazer: um MAPA mental leva a ideia principal no centro e, a partir daí, se ramifica com os conceitos relacionados. Aqui um mapa mental da Ressurreição de Lázaro. Essa é a ideia central, a partir daí seguem os desdobramentos que dão início de forma sequencial os acontecimentos até chegar no clímax que é o milagre propriamente dito. Assim, algumas lições podem ser extraídas desse episódio envolvendo a família de Lázaro:

1. UMA AMIZADE DISTANTE MAS NÃO AUSENTE.
Sim, Jesus é o amigo de perto, mas também é amigo de longe. Quando se parece que ele está distante.
2. UMA AMIZADE CUJO AMIGO ADOECE MAS NÃO A AMIZADE.
Há "amigos" cuja amizade não resiste a uma provação, ela sucumbe de imediato. Com Jesus não, ela se fortalece ainda mais.
3. UMA AMIZADE QUE SE IMPORTA.
Ou seja, qualquer coisa envolvendo o amigo, isso é sim importante, seja algo benéfico ou ruim. O amigo se importa em qualquer situação seja ela boa ou má.
4. UMA AMIZADE QUE DEMORA.
Os amigos sabem que ás vezes não há o que fazer. É quando a amizade passa pela prova do Tempo. Você é paciente com seu amigo? Ele também o é com relação a você?
5. UMA AMIZADE QUE DEMORA MAS CHEGA.
Toda prova passa pelo teste do tempo. Se houver paciencia para aguardar o tempo certo, a amizade vai permanecer. 
6. UMA AMIZADE QUE CHORA PELO AMIGO.
Chorar com os que choram, foi o que Jesus disse e fez. Significa comPADECER, ou seja: "Padecer com" "Sofrer com" o amigo. É sentir a dor dele como se fosse realmente sua dor.
7. UMA AMIZADE QUE DÁ A VIDA. QUE SE SACRIFICA
Amizades sacrificiais não são fáceis mas sempre são verdadeiras. Jesus deu sua vida em prol de todos os seus amigos, daqueles que creem nele. Ele nos manda que nos entreguemos aos amigos, que sacrifiquemos muitas vezes nosso tempo, lazer, entretenimento em prol de uma causa maior.
8. UMA AMIZADE COM BASE NA LIBERDADE
Depois de ressuscitar seu amigo, Jesus manda que tirem as amarras, os panos que o envolviam, pois afinal, nenhuma amizade precisar ser compulsória. Se fugirmos a essa regra eu diria que apenas uma coisa pode "Prender" "Amarrar" uma amizade: Os laços de amor, como Deus fez com Israel e conosco. (Os. 11:4).
Enomir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.