O Que Não Resolve o Problema

 
O Que Não Resolve o Problema

O profeta Isaías confrontou os problemas de uma nação privilegiada que abandonou o caminho do Senhor. Apesar de ser o povo escolhido por Deus como meio de cumprir promessas importantes, Israel não valorizou seu lugar especial, nem a sua comunhão com Deus.

Porém, as pessoas continuavam suas práticas religiosas. Levavam sacrifícios. Guardaram o sábado e dias de festas religiosas. Oravam ao Senhor. Acreditavam que essas práticas serviriam para garantir sua relação com Deus.

Deus disse que não!

O Senhor não achou prazer nos rituais religiosos de um povo egoísta e rebelde. Ele disse que o mero ato de pisar nos átrios do seu templo não apagava os pecados que essas pessoas religiosas cometiam (Isaías 1:11-12). Deus explicou: “Não posso suportar iniquidade associada à reunião solene” (Isaías 1:13).

O ponto não é que Deus não quisesse receber a adoração do seu povo. Todos os atos descritos nesse texto (fazer sacrifícios e ofertas, queimar incenso, orar e guardar festas e sábados) foram ordenados por Deus aos israelitas no Antigo Testamento. Ele desejava todos esses atos de serviço, mas queria que fossem feitos por pessoas com corações voltados a ele. Ele desejava vidas consagradas a ele, e não apenas animais oferecidos em cima de altares. Nos 2.700 anos desde as pregações de Isaías, será que aprendemos a lição?

Ainda hoje, pessoas chegam às reuniões das suas igrejas prontas para ofertar dinheiro, levantar as vozes em oração e cantar louvores ao Senhor. São alguns dos atos de serviço que Deus deseja no Novo Testamento, e não devem ser negligenciados.

Mas Deus quer mãos santas levantadas em oração (1 Timóteo 2:8). Quando comerciantes passam a semana fazendo negócios desonestos e chegam com suas ofertas no domingo, será que Deus se agrada disso? Quando pastores vivem em casamentos condenados por Jesus (Lucas 16:18), será que Deus se sente honrado por suas belas pregações? Quando líderes de igrejas sujam as mãos com a corrupção política para conseguirem influência nesta vida, será que o Senhor está sendo exaltado?

Deus deseja o serviço sincero de pessoas santificadas que procuram honrá-lo todos os dias em todos os aspectos da sua vida. Tiago disse: “A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:27). Vamos aceitar o desafio e procurar fazer muito melhor do que o antigo povo de Israel.

– por Dennis Allan
estudosdabiblia.net
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.