LIÇÃO 12 – CRIANDO FILHOS SAUDÁVEIS**EBDVIEWS 📚* Enomir Santos

*🟠 LIÇÃO 12 – CRIANDO FILHOS SAUDÁVEIS*

*EBDVIEWS 📚* Enomir Santos 

*Cotidianamente,* tomamos conhecimentos de adultos emocionalmente abalados porque foram criados em lares onde as relações eram hostis. Estes ambientes são marcados por agressões físicas e morais entre pais, gritarias e ofensas entre irmãos, sem contar as preferências por um filho em detrimento do outro, provocando uma série de problemas de relacionamento no seio familiar. O cenário das famílias dos tempos bíblicos não era tão diferente dos atuais. Isso pode ser visto nas histórias de Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi e muitos outros. Outrossim, o lar onde Jesus foi criado também apresentou suas dificuldades. Podemos inferir dessa maneira pelo fato de que os próprios irmãos de Jesus rejeitavam a crença de que seu irmão mais velho era o Messias prometido, esperado por Israel.

*Apesar disso,* o relato dos momentos iniciais da vida de Jesus (Lc 2.1-24) e a breve narrativa da sua adolescência (Lc 2.39-52) apontam que Cristo desenvolveu-se humanamente com características peculiares de um adolescente. O que tornava nosso Senhor tão especial era a consciência de que era o Filho Unigênito de Deus, assim como a renúncia a qualquer mínima atitude pecaminosa que pudesse comprometer Sua missão como Salvador do mundo.

*"Como verdadeiro homem*, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Crescia em sabedoria, conforme a graça de Deus. Era perfeito quanto à natureza humana, prosseguindo para a maturidade, segundo a vontade de Deus" (STAMPS, 1995, p. 1505). No que diz respeito à Sua criação, José e Maria cuidaram de prover a Jesus as condições para seu desenvolvimento físico, cognitivo e social (Lc 2.52). Ele aprendeu a profissão de carpinteiro com seu pai e exerceu a liderança do lar, cumprindo o seu papel como irmão mais velho de uma família composta por muitos filhos (Jo 19.26,27; Mc 6.3). Jesus desfrutou da companhia de seus irmãos, haja vista que residiu em Nazaré até que atingisse a idade apropriada para iniciar seu ministério terreno (Mt 12.46,47; Mc 6.1-6). 
 
 *Se nem mesmo o Filho de Deus* se viu livre de enfrentar as intempéries da rejeição, da descrença e dos conflitos do seio familiar, quanto mais nós, seus servos, que estamos nos esforçando para preservar os valores da Palavra de Deus a fim de nutrir um ambiente saudável para o bem-estar de nossas famílias.
📚 *(Texto ENSINADOR CRISTÃO)*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.