BIBLIOLOGIA. GRÁFICO E ESTUDO.
A Bíblia emprega vários termos em grego e hebraico para expressar o conceito da revelação. O verbo hebraico gãlãh significa revelar por meio do ato de descobrir ou de arrancar alguma coisa que cobre (Is 47.3). A revelação, noutras palavras, envolve não somente informações a respeito de Deus, mas a revelação que Deus fez de si mesmo. Isso não significa, porém, que devemos rejeitar a revelação proposicional e preferir a existencial. Pelo contrário: "a revelação a respeito de Deus é crucial para o conhecimento de Deus Através de suas palavras e ações, Deus torna conhecida a sua Pessoa, seus caminhos, valores, propósitos e o seu plano de salvação. O alvo final da revelação divina é que as pessoas venham a conhecer a Deus de modo real e pessoal. (Stanley Horton - Teologia sistemática)
Basicamente a bibliologia procura responder a seguinte pergunta: Como pode ser possível que Deus tenha se auto revelado através da Escritura – um livro escrito por homens?
Então para abordar esse tema central de forma correta, a bibliologia começa tratando acerca do que é a Bíblia de fato, e por que ela é mesmo a Palavra de Deus. Nesse sentido, a bibliologia aborda temas cruciais para a Fé Cristã, tais como:
A origem e a composição da Bíblia: procura responder como a Bíblia surgiu considerando as questões da revelação e inspiração da Escritura. É nesse ponto que aprendemos como foi que a auto revelação de Deus foi registrada por homens na Escritura.
A infalibilidade da Bíblia: procura responder por que a Bíblia é totalmente confiável apesar de ter sido escrita por homens.
A inerrância da Bíblia: é um desdobramento da infalibilidade e mostra de forma clara que na Bíblia não há qualquer erro ou contradição.
A autoridade da Bíblia: enfatiza a plena autoridade que a Bíblia possui sendo, ela mesma, a verdadeira Palavra de Deus. A Bíblia é a única regra de fé e prática para o povo do Senhor, e possui total autoridade em tudo o que ela aborda.
A suficiência da Bíblia: procura mostrar que a Bíblia está completa, de modo que não há mais nada a ser revelado de forma especial da parte de Deus para o seu povo. A Bíblia é suficiente, ou seja, nela há tudo o que o homem precisa saber acerca de quem é Deus, o que Ele faz, qual é a Sua vontade para nós, e como podemos ter um relacionamento salifico com Ele.
A canonicidade da Bíblia: procura mostrar como se deu o processo de formação e organização do Cânon da Escritura – tanto do Cânon do Antigo Testamento quanto do Cânon do Novo Testamento. Nesse estágio a bibliologia também aborda o processo de preservação da Escritura; isto é, o modo como o próprio Deus esteve envolvido em garantir que sua auto revelação registrada da Escritura fosse preservada de forma íntegra e fiel para estar disponível a pessoas de diferentes épocas e lugares, mesmo depois de tantas cópias e traduções.
(Fonte: Estilo adoração - Daniel Conegero)
1. Modalidades da Revelação Especial
Eventos Miraculosos: Deus atuando no mundo de maneiras históricas concretas, afetando o que ocorre Exemplos:
Chamado de Abraão (Gn 12)
Nascimento de Isaque (Gn 21)
Páscoa (Êx 12)
Travessia do Mar Vermelho (Ex 14)
2. Comunicações Divinas: A revelação de Deus por meio da linguagem humana Exemplos:
Linguagem audível (Deus falando a Adão no jardim, Gn 2.16, e a Samuel no templo, 1 Sm 3.4)
O ofício profético (Dt 18.15-18)
Sonhos (Daniel, José)
Visões (Ezequiel, Zacarias, João no Apocalipse)
A Escritura (2 Tm 3.16)
3. Manifestações Visíveis: Deus manifestando-se em forma visível Exemplos:
Teofanias do Velho Testamento antes da encarnação de Jesus Cristo
(geralmente descrito como o Anjo do Senhor, Gn 16.7-14, ou como um homem, como no caso de Jacó, Gn 32)
A glória do shekinah (Êx 3.2-4; 24.15-18; 40.34-35)
Jesus Cristo (a inigualável manifestação de Deus como um verdadeiro ser humano, com todos os processos e experiências humanas tais como o nascimento, a dor e a morte, Jo 1.14; 14.9; Hb 1.1-2).
Deus vos abençoe
Enomir Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.