ADULTOS - LIÇÃO 11 Os prejuízos da mentira na Família**EBDVIEWS* 📚 Enomir Santos


*🟠 ADULTOS - LIÇÃO 11 Os prejuízos da mentira na Família*

*EBDVIEWS* 📚 Enomir Santos 

*A mentira é um pecado* que produz problemas graves para o relacionamento com Deus e o próximo. Quando descoberta, compromete a credibilidade e a confiança na integridade do praticante. As Escrituras asseveram que "mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro" (Pv 22.1). 

*A mentira compromete a imagem* de quem a profere, haja vista que o mentiroso, seja na família, na igreja, no trabalho ou entre amigos pode causar prejuízos materiais e imateriais em razão da sua conduta. A mentira de Ananias e Safira sobre o valor entregue aos apóstolos recebeu a reprimenda divina. O aspecto da motivação é considerado nesse episódio. Primeiramente pelo fato de que não há nada que fique escondido aos olhos de Deus (Hb 4.13). Ele esquadrinha o coração do homem e prova seus pensamentos para dar a cada um conforme suas obas (Jr 17.10). Deus sabia que a motivação quanto à entrega do valor adulterado tratava-se não apenas de materialismo ou avareza, mas perversidade de um coração não convertido e sem temor para mentir não aos homens, mas ao Espírito Santo.

*Mais do que conduta inapropriada* ou mesmo atitude isolada, a mentira de Ananias e Safira era sistemática. O casal intencionalmente planejou se comportar indignamente contra a Obra de Deus. Infere-se que tratava-se de um hábito contumaz e vicioso do casal no tocante a lidar com questões espirituais. "Deus feriu com severidade a Ananias e Safira (w.5,10) para que se manifestasse Sua aversão a todo engano, mentira e desonestidade no Reino de Deus. Um dos pecados mais abomináveis na igreja é enganar o povo de Deus no tocante ao nosso relacionamento com Cristo, trabalho para Ele e a dimensão do nosso ministério. 

*Entregar-se a esse tipo de hipocrisia* significa usar o sangue derramado de Cristo para exaltar e glorificar o próprio 'eu' diante dos outros. Esse pecado desconsidera o propósito dos sofrimentos e da morte de Cristo (Ef 1.4; Hb 13.12) e revela ausência de temor do Senhor (w. 5,11) e de respeito e honra ao Espírito Santo (v. 3), e merece o justo juízo de Deus" (STAMPS, 1995, p. 1638). Façamos autoexame quanto às intenções de nosso coração e quais medidas devemos tomar para nutrir ações que expressem o desejo sincero de andar no Espírito e não cumprir a vontade da carne.
*📚 (ENSINADOR CRISTÃO)*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.