CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 902.

Os 📚 Históricos. Embora todos os livros que fazem parte do A T. contenham alguma história, os chamados 📚 Históricos consistem, essencialmente, em história. Esses 📚 históricos são em números de 12, a saber: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Depois deles aparecem os chamados 📚 de Sabedoria e, finalmente, os 📚 Proféticos. Para os hebreus, a história era uma questão muito importante; e muitas de suas proposições teológicas estavam alicerçadas sobre os eventos históricos. Grande quantidade de evidências arqueológicas confirmam a exatidão dos escritos históricos dos hebreus.

“A narrativa dos 📚 Históricos é a história da ascensão e queda da comunidade de Israel, ao passo que os profetas predisseram a restauração e a glória futura daquele povo, nos dias do Rei Messias” (Scofield Reference Bibie, em sua introdução ao 📚 de Josué).

Podemos dividir a história de Israel em sete períodos distintos, a saber: 
De Abraão ao Êxodo (Gên. 12 — Êxo. 22.

Do Êxodo à morte de Josué Êxodo, Josué.

O período dos juízes, da morte de Josué ao chamado de Saul Juí. 1.1—1 Sam. 10.24.

O período dos reis, de Saul aos cativeiros I Sam. 11.1  II Reis 17.6.

Os cativeiros Ester e as porções históricas de Daniel.

O período da comunidade restaurada de Israel, sob a hegemonia gentílica, o fim dos setenta anos de exílio na Babilônia, o retomo do remanescente, até 70 D. C., quando os romanos destruíram Jerusalém. Então começou o cativeiro romano, em 132 D. C., através de Adriano. Esse cativeiro estendeu-se até o nosso próprio século, e está começando a ser revertido (em maio de 1948, teve inicio o Estado de Israel).

A era futura do reino, no milênio (📚 proféticos).

CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.