NÃO SUBESTIME A IMPORTÂNCIA DA LEI!
Uma tentação muito comum em nossos dias é ensinar que a Lei não tinha importância alguma. Outros vão além e pregam o desprezo c/ o próprio A T. Alegam q ele se refere aos judeus, q a ⛪ nasceu em Atos e q só deve cumprir o N T.
É uma falácia!
Um dos textos mal interpretados p/ embasar essa presunção é J 11:7 “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a vdd vieram por Jesus”, dando a entender q a Lei foi uma mera criação de um de Moisés.
Em Rm 5:20a: “A lei veio p/ que aumentasse a ofensa”, em algumas traduções o pecado (no original é παράπτωμα, paraptoma, passo em falso, transgressão). Claramente, tais interpretação são desonestas, visto q ignoram o contexto das declarações.
Lendo Gl compreendemos que a Lei era o conjunto de mandamentos que regia um 🕒 Gl 2:16, porém, não justificava ninguém.
Nem perdoava pecados Hb 10:4! Vindo a graça, o perdão e a justificação se tornaram eficientes, de forma generalizada. À Lei foi dada sua adequada perspectiva, ela apontava p/ algo q viria + adiante Hb 7:13, + não perdeu sua importância estrutural no plano da salvação.
A palavra νόμος(lê-se, nómós), lei, ocorre 196 vezes no N T, nos + variados contextos. Quando se refere aos mandamentos, sempre apontam seu caráter transitório, porém, importante.
Nunca Paulo desmereceu a Lei a ponto de, por ex, não recomendar sua análise.
A própria ⛪ Primitiva nunca o fez. E até podendo ignorar o A T, o adotou c/um conjunto válido de 📚 para o dia-a-dia do povo de Deus.
Então, tenhamos em mente o seguinte. O problema da Lei estava na impossibilidade de sua eficácia c/ meio de salvação Gl 3:11, na impossibilidade de ser cumprida cabalmente Tg 2:10 e no fato de apontar p/ eventos futuros, sendo, portanto, transitória.
Concluímos lembrando q a Lei foi dada pelo próprio Deus a Moisés, de modo sobrenatural. Isto está demonstrado em passagens abundantes do A T, e tbm do N Gl 3:19. Jesus cumpriu a Lei Mt 5:17 e reivindicou sua autoridade divina Mt 5:18.
O q não podemos é cumprir a parte cerimonial da Lei visto q:
1 Não somos judeus, tal cumprimento não está previsto aos gentios, desde o 1° concílio de Jerusalém At 15:22-30;
2 É impossível cumprir determinadas ordenanças além do nosso 🕒 , c/ a morte de animais p/ o sacrifício, lembrando q a Lei é tudo ou nada Tg 2:10;
3 Cristo já cumpriu a Lei por nós, quando atraiu toda condenação q ela preconizava Rm 10:4;
4 Estamos na graça, ou seja, numa etapa posterior do plano da redenção.
Daladier Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.