JESUS, O TEMA DAS ESCRITURAS

JESUS, O TEMA DAS ESCRITURAS

A 📖 está repleta de Jesus. Toda a profecia o tem como tema. As Escrituras nos fornecem a linha da descendência de Cristo, o Messias de Deus. Ele havia de ser a semente da mulher; da raça de Sem; da linhagem de Abraão, por meio de Isaque e Jacó; da tribo de Judá e da família de Davi. As Escrituras registram eventos futuros relacionados à Pessoa e ministério terreno de Cristo. Desde o lugar do seu nascimento até a sua segunda vinda e seu reino eterno – tudo foi predito em termos inequívocos, do Gênesis ao Apocalipse.

Cristo, do Gênesis ao Apocalipse

Estudiosos da 📖 têm calculado que mais de trezentos detalhes proféticos foram cumpridos fielmente em Cristo. Aqueles que ainda não foram cumpridos, referem-se à sua segunda vinda e ao seu reino, ainda futuros.

a) Cristo no Pentateuco

O Pentateuco compreende os primeiros cinco livros da 📖, escritos por Moisés. Eles falam de Cristo como o descendente da mulher, o nosso Cordeiro Pascal, o nosso Sacrifício pelo pecado, Aquele que foi levantado para nossa cura e redenção, e o Verdadeiro Profeta.

b) Cristo nos 📚 Históricos

Os 📚 históricos agrupam os livros da 📖 que vão desde Josué até o livro de Ester. Da dramaticidade dos seus relatos, se sobressai a figura singular do Salvador como: o Capitão da nossa salvação, o nosso Juiz e Libertador, o nosso Parente Resgatador, o nosso Rei Soberano, o Restaurador de nossas vidas, e a divina corte de apelação das causas perdidas.
c) Cristo nos 📚 Poéticos

O conjunto de 📚 que formam a seção dos livros poéticos compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Na 📖 eles se irmanam na exaltação de Jesus como o nosso Redentor que vive, o nosso Socorro e Alegria, a Sabedoria de Deus só achada pelos diligentes madrugadores, o 🎯 Verdadeiro, e o Amado da nossa alma.

d) Cristo nos 📚 Proféticos

Os 📚 proféticos do AT são os 📚 compreendidos desde Isaías até Malaquias. Neles o espírito profético vaticina a humanização, humilhação e glorificação do Messias. Eles o apresentam como o Messias que há de vir, o Renovo da Justiça, o Filho do homem, o Soberano de toda a 🌎 cujo trono jamais será removido, o Marido fiel, o Restaurador benevolente, o Lavrador divino, o nosso Salvador imutável, a nossa Ressurreição e Vida, a Testemunha Fiel contra as nações rebeldes, a nossa Fortaleza no dia da angústia, o Deus da nossa salvação, o Sr Zeloso, o Desejado de todas as nações, o Pr ferido, o 🌞 da Justiça.

e) Cristo no NT

O Cristo vaticinado no AT encontra nos escritos do N a sua maior expressão. Este o apresenta como o Messias manifesto, o Servo de Deus, o Filho do homem, o Filho de Deus, o Senhor redivivo, a divina Causa da nossa justificação, o Sr nosso, a nossa Suficiência, o nosso Libertador do jugo da Lei, o nosso Tudo em todas as coisas, a nossa Alegria e Gozo, a nossa Vida, Aquele que há de vir, o Sr que vai voltar, o nosso Mestre, o nosso Ex, o nosso Modelo, o nosso Sr e Mestre, o nosso Intercessor junto ao Pai, a Preciosa Pedra Angular da nossa fé, a nossa Força, a nossa Vida, o nosso Caminho, Aquele que há de vir com milhares dos seus santos e anjos, e o Triunfante 👑 dos reis e Sr dos senhores.

Raimundo F. de Oliveira. As Grandes Doutrinas da Bíblia. Editora CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.