🟠 𝐌𝐚𝐬 𝐞 𝐑𝐚𝐚𝐛𝐞❓ 𝐄𝐥𝐚 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐢𝐮 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐩𝐢𝐚𝐬 (𝐉𝐬 𝟐:𝟏-𝟏𝟓).
❤🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎
Essa semana, conversando com um amigo sobre o tema da lição 11, “os prejuízos da mentira na família”, ele indagou: Mas e Raabe❓ ela mentiu para salvar os espias (Js 2:1-15). Então, mentir nem sempre é uma coisa ruim, depende do contexto; existem situações em que a mentira é justificada, disse ele. Ele continuou argumentando a partir de Ec 7:16 que não se pode ser demasiadamente Justo, pois haverá ocasiões em que a mentira não fará mal algum. Como, por exemplo, mentir para a esposa escondendo dela a festa surpresa que se está preparando, com tanto carinho, para homenageá-la no dia do aniversário dela. Esse tipo de mentira é uma mentira justificada pelo contexto, Assim como a de Raabe, concluiu meu amigo.
Porém, esse meu amigo não observou que o propósito da lição não é comentar sobre esse tipo de mentira, mas sim sobre as mentiras que prejudicam o relacionamento familiar. Por isso, devemos estar atentos se algum aluno ou mesmo o professor levantar esse questionamento. Pois, se levarmos para esse lado, estaremos fugindo parcialmente do tema da lição; por isso devemos estar atentos caso alguém levante essa questão na aula; explique que a proposta da lição 11 não é debater se há ocasiões em que a mentira é justificada ou não. Mas que a proposta do tema da lição 11 é debater, a luz da Bíblia, especificamente os problemas familiares causados pela prática da mentira entre os membros da família.
❤🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎
*Nota da Bíblia pentecostal de estudo 🔥* pag 1638
*5.3 MENTISSES AO ESPÍRITO SANTO.* A fim de obterem prestígio e reconhecimento, Ananias e Safira mentiram diante da igreja a respeito das suas contribuições. Deus considerou um delito grave essas mentiras contra o Espírito Santo. As mortes de Ananias e Safira ficaram como exemplos perpétuos da atitude de Deus para com qualquer coração enganoso entre aqueles que professam ser cristãos. Note, também, que mentir ao Espírito Santo é a mesma coisa que mentir a Deus, logo, o Espírito Santo também é Deus (vv. 3,4; ver Ap 22.15 nota; ver o estudo *A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO)*
*5.4 POR QUE FORMASTE ESTE DESÍGNIO...❓* A raiz do pecado de Ananias e de Safira era seu amor ao dinheiro e elogio dos outros. Isto os fez tentar o Espírito Santo (v.9). Quando o amor ao dinheiro e o aplauso dos homens tomam posse de uma pessoa, seu espírito fica vulnerável a todos os tipos de males satânicos (1 Tm 6.10). Ninguém pode estar cheio de amor ao dinheiro e, ao mesmo tempo, amar e servir a Deus (Mt 6.24; Jo 5.41-44).
*5.5 ANANIAS... CAIU E EXPIROU.* Deus feriu com severidade a Ananias e Safira (vv. 5,10), para que se manifestasse sua aversão a todo engano, mentira e desonestidade no reino de Deus. Um dos pecados mais abomináveis na igreja é enganar o povo de Deus no tocante ao nosso relacionamento com Cristo, trabalho para Ele, e a dimensão do nosso ministério. Entregar-se a esse tipo de hipocrisia significa usar o sangue derramado de Cristo para exaltar e glorificar o próprio eu diante dos outros. Esse pecado desconsidera o propósito dos sofrimentos e da morte de Cristo (Ef 1.4; Hb 13.12), e revela ausência de temor do Senhor (vv. 5,11) e de respeito e honra ao Espírito Santo (v. 3), e merece o justo juízo de Deus.
*5.11 HOUVE UM GRANDE TEMOR EM TODA A IGREJA*
O julgamento divino contra o pecado de Ananias e Safira levou a um aumento de humildade, reverência e temor do povo para com um Deus santo. Sem o devido temor do Deus santo e da sua ira contra o pecado, o povo de Deus voltará, em pouco tempo, aos caminhos ímpios do mundo, cessará de experimentar o derramamento do
Espírito e a presença milagrosa de Deus e então lhe será cortado o fluxo da graça divina. Este é um elemento essencial da fé neotestamentária e do cristianismo bíblico hoje em dia (ver o estudo O TEMOR DO SENHOR)
A lição do casal; Ananias e Safira.
O Espírito Santo operou um sentimento de amor solidário no início da igreja, levando os irmãos voluntariamente a contribuir com os necessitados e a igreja.
Não foi o ato em si de Barnabé que incitou a inveja, pois essa atitude era comum a igreja da época, muitos outros cristãos faziam isso, mas sim o desejo ambicioso, invejoso e soberbo de Ananias e Safira que os levaram a pecar contra Deus.
Eles acreditaram que poderiam reter uma parte sem que ninguém soubesse, e na verdade se vendessem não eram obrigados a doarem, mas se venderam e mentiram dizendo que a parte que estavam doando era o preço total negociado da propriedade acreditaram que poderiam enganar os apóstolos escondendo a verdade.
Com isso eles tentaram enganar e mentir contra Deus, e como nosso Deus não compactua com o que não é verdade, eles serviram de exemplo para os demais pra que aquela atitude não se tornasse rotineira e viesse a contaminar o seio da igreja.
Eles poderiam ter vendido a sua propriedade por um preço e ter doado uma parte dizendo que aquilo ali, a oferta, era somente uma parte e não o todo, e nada disso teria acontecido. Sua oferta seria aceita e todos estariam felizes.
O mal é que eles ainda não tinham se apercebidos sobre a verdade do evangelho e que com aquela atitude deram lugar ao diabo e pecaram contra o Espírito Santo, Deus.
Duas situações sobre a conversão do casal; eles eram simpatizantes e frequentavam diariamente as reuniões da igreja, por isso não conseguiram entender o que acontecia na comunidade cristã, ou aceitaram a mensagem do evangelho, mas não se deixaram converter da velha natureza com suas paixões e práticas.
O mal e pecaminoso comportamento do casal era uma atitude negativa e prejudicial a comunidade cristã, por isso devia ser banido e seus autores penalizados.
Veja que do ponto de vista humano o mal que sucedeu ao casal podemos acreditar até que foi rígido demais custando a vida deles, mas eles não pecaram somente contra os apóstolos ou a igreja, eles afrontaram a Deus, se opuseram a Deus, eles acreditaram que poderiam ferir a dignidade e a santidade da instituição que Deus acabara de fundar por seu Filho, a igreja, e saírem ilesos.
Não podemos de forma nenhuma julgar o ocorrido com o casal, somente Deus é o juiz e Ele é o soberano em suas atitudes.
O que aprendemos com a lição do casal é que não podemos viver uma vida cristã autêntica e ser praticante da mentira. Qualquer que seja a mentira, ela trará males a vida pessoal, familiar, sociedade e da igreja.
Neweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.