SUBSÍDIO ADULTO. LIÇÃO 13 A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA.
A estadia de Jesus em Betânia nos ensina que a nossa intimidade com o Senhor não se resume aos aspectos da vida espiritual. Ele se preocupa também que desfrutemos de Suas bênçãos em outras áreas da vida. Nesse sentido, o cristão não deve limitar seu relacionamento com Cristo apenas ao exercício ministerial ou mesmo aos serviços eclesiásticos como se isso resumisse a vida cristã. A caminhada com Cristo é marcada por etapas de aprendizado e amadurecimento da fé. Todos que seguem as pegadas de Jesus estão em processo de crescimento espiritual, tanto no que diz respeito a conhecer quem é Deus quanto à importância da influência do Evangelho em sua própria vida. Nesse contexto, a amizade com Cristo é um discipulado contínuo em que desfrutamos da Sua amizade e aprendizado.
No Evangelho de João, "a palavra 'amigo' tem um significado especial. Abraão 'foi chamado de amigo de Deus' (cf. 2 Cr 20.7; Is 41.8; Tg 2.23). A palavra aqui enfatiza a 'intimidade do amor'. Este relacionamento de amizade não é o de um servo (lit., 'escravo'), porque este não sabe o que faz o seu senhor. Mas os amigos, os discípulos, sabem: 'porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer' (v. 15). A base do relacionamento de amizade não está no mérito nem no trabalho do homem" (BEACON, 2006, p. 129). A nossa amizade com Jesus não se baseia no tempo de trabalho que realizamos em Sua Obra. Embora Ele seja nosso Senhor, a quem prestaremos contas dos dons recebidos para servi-IO (Mt 25.21,29), nosso relacionamento com Cristo não é relação patronal. Podemos depositar nEle total confiança, compartilhar nossos segredos, angústias, sonhos e confessar nossas culpas.
Os amigos sinceros e verdadeiros são os que nos ajudam nas horas mais complexas da vida. Mesmo quando não sabem o que dizer, permanecem ao nosso lado. E a amizade de Jesus é perfeita, pois Ele tem a palavra certa que precisamos para nos confortar. Na demora para ir a Betânia, parecia que Ele não se importava com a dor de seus amigos (Jo 11.6), mas era só o método de Deus para realizar um dos maiores milagres registrados nos Evangelhos: a ressurreição de Lázaro. Nosso Senhor é o amigo Fiel! Ele tem a resposta certo para o tempo certo.
(ENSINADOR CRISTÃO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.