Dinâmica: Educação familiar*📝



*🟠 Dinâmica: Educação familiar*📝

*🟠 Objetivo:*

*✅ Refletir sobre a educação familiar e os resultados da obediência ou não aos ensinamentos dos pais, tendo como base a família de Sansão.*

*🟠 Material:*

*🟠 Palavras para digitar:*

DISCIPLINA, LIMITES, EDUCAR, CORREÇÃO, PAIS, FILHOS, FAMÍLIA, AMOR, PERDÃO, OBEDIÊNCIA, DIÁLOGO.

10 figuras de pés humanos( 05 do pé direito e 05 do pé esquerdo)

01 lençol ou um lenço

*✅ Cópia do Texto “O Nó do Afeto” para cada aluno(postado abaixo)*.

*🟠 Procedimento:*

*⏪ Dias antes da aula:*

*📝 Digitem as palavras a seguir e recorte-as*: DISCIPLINA, LIMITES, EDUCAR, CORREÇÃO, PAIS, FILHOS, FAMÍLIA, AMOR, PERDÃO, OBEDIÊNCIA, DIÁLOGO.

Procurem figura de pé esquerdo e direito e reproduzam 5 cópias de um e 05 do outro.

Colem cada palavra em uma figura de um pé, isto é, para cada palavra um pé.

*🔴 No dia da aula:*

⏺️ - Coloquem no piso da sala, formando um caminho.

⏺️ - Depois do início da aula, perguntem: Ao chegarem para a aula, o que vocês observaram❓

Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar das palavras nas figuras dos pés.

*⏺️- Depois, perguntem*: O que estas palavras têm a ver com o tema da aula e qual razão estão fixadas nos pés❓

*✍🏼 Escutem atentamente a resposta dos alunos.*

Certamente, vão falar que se referem a etapas, ações etc. durante a educação dos filhos por parte dos pais.

*⏺️ - Em seguida, leiam:*

*Pv 22.06 “Instrui o menino no caminho em que andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.*📖

*Dt. 6.7 “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.* 📖

*⏺️ - Iniciem* o estudo da lição, falando que o estudo de hoje será sobre o personagem bíblico Sansão, sua educação por parte dos pais, como também sua obediência e desobediência e as consequências.

*⏺️ – Depois*, solicitem para que os alunos exponham como foi sua educação familiar e quais os frutos que durante a vida tem colhido devido a obediência ou não aos ensinamentos dos seus pais, fazendo referência as palavras apresentadas nas figuras dos pais.

*⏺️ – Depois*, distribuam para cada aluno 01 cópia do texto “O Nó do Afeto” e em seguida realizem a leitura.

*⏺️ – Depois,* apresentem um lenço ou lençol e falem que passará de mão em mão. Cada pessoa deverá dar um nó no lenço e falar sobre a forma como eles se sentem ou sentiam a presença, o cuidado e o carinho dos pais.

*Orientem* para que os alunos sejam breves em suas palavras para que todos os alunos tenham a oportunidade de socializar com o grupo.

*⏺️ – Para concluir*, leiam Sl 2.12 “Beijai o filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar sua ira”.

*📚 Por Sulamita Macedo.*

*📝 Texto de Reflexão: O nó do afeto*

Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também, que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.

E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o mais Importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.

Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.

É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso. Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos “ouçam” a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro. A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.

*📚 Autoria do texto desconhecida.*


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