voto do nazireado envolve a consagração especial de pessoas ou coisas a Deus.

O voto do nazireado envolve a consagração especial de pessoas ou coisas a Deus. A palavra portuguesa ‘nazireu’ vem do hebraico nazir, derivada de nazar, que significa “separar”, “consagrar”, “abster-se”. Envolvido neste contexto está o termo nezer, cujo significado é “diadema”, “coroa de Deus”, termo algumas vezes aplicado à cabeleira não tosquiada dos nazireus, cabeleira essa considerada sua coroa e adorno. Está especificamente em pauta o caso dos nazireus, cujos cabelos compridos serviram de emblema de sua separação ao serviço do Senhor, cabelos esses que eram reputados a coroa de glória deles.

O conceito bíblico do termo nazireu tem o sentido de um voto, uma consagração especial ao Senhor. Da mesma maneira que os votos em geral consistiam de promessas feitas a Deus, com frequência sob a condição de Ele dar alguma benção específica, assim o voto do nazireu, e o serviço para Deus que o voto acarretava, com frequência parecia ser decorrente do recebimento de bênçãos especiais pedidas – a oração de Ana pedindo um filho.

*O sujeito do voto era responsável, primeiro, por tomar-se disponível para o uso por Deus, e finalmente por apresentar os sacrifícios de adoração prescritos. Nazireus podiam ser mulheres* 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.