O APÓSTOLO PAULO.
Infográfico Linha do Tempo aproximada.
Ao longo da história do cristianismo, o apóstolo Paulo tornou-se o ápice da teologia cristã. Naturalmente, não podemos tirar o mérito dos apóstolos que estiveram com Jesus em sua vida terrestre. Entretanto, na formação do cânon do N T, quando os Pais da Igreja, desde o I século da era cristã começaram a reunir os documentos escritos que pudessem servir à história de Cristo e à sua doutrina, o cânon do N T só veio a ser reconhecido depois da Reforma Protestante.
No século IV d.C., a diversidade e a quantidade de obras escritas ultrapassavam os 27 📚 considerados inspirados pelo E S. Por alguns séculos, discutiu-se muito sobre as cartas e epístolas de Paulo, porque ele foi corajoso suficientemente para aprofundar-se especialmente na vida e ensino de Cristo, desenvolvendo uma teologia Cristocêntrica inigualável.
A despeito da resistência, os reformadores, depois de 1517, concentraram-se na criação dos cinco solas, entre os quais o sola scripturae, para fortalecer a ideia de que o que valia era a autoridade plena da 📖.
Na lista do 📖considerados e avaliados como inspirados pelo E S, os reformadores reconheceram os 39 📚 do cânon do A T; e, posteriormente, de todas as obras escritas, foram distinguidos os 27 📚 que compõem o cânon do N T. Desses 27 📚, os escritos de Paulo continham a maior parte da teologia do N T. Ele, sem desmerecer os demais apóstolos, foi o homem que Deus escolheu dentre todos os líderes do N T para construir a maior parte da teologia cristã.
Indiscutivelmente, Paulo foi um homem apaixonado por Jesus. Seu amor levou-o a procurar identificar-se totalmente com o Mestre.
Sua identificação tinha a ver com a consciência de que ele desenvolveu em sua mente de que “padeceria” pelo nome de Jesus. Quando Ananias foi comissionado para visitar Paulo, logo depois do encontro com Jesus no caminho de Damasco, o Senhor disse a Ananias: “[...] vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” At 9.15,16.
Paulo sabia, então, que o “sofrer pelo nome de Jesus” iria levá-lo ao gozo de receber o seu galardão depois da sua morte. Ele absorveu esse sentimento do “padecer pelo nome de Jesus” e, escrevendo aos gálatas, Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” Gl 2.20.
Paulo foi capaz de romper com limites geográficos, com limites culturais, envolvendo línguas diferentes, costumes e mentalidades diferentes.
A sua opção radical por Jesus fazia-o vislumbrar um cristianismo que alcançasse o 🌏 todo. Certo escritor escreveu que “o mundo cristão não seria o mesmo sem a mensagem que o apóstolo Paulo transmitiu no contexto do Império Romano”.
Sua cultura tríplice: judaica, grega e romana, além de outras abordagens históricas, filosóficas e, principalmente, teológicas podem levar-nos a estudos mais profundos sobre o grande mestre Ap. Paulo. Atrevo-me a declarar que, indiscutivelmente, o grande construtor da teologia cristã foi o Ap. Paulo.
Todo estudante da 📖, cada pastor e cada professor de EBD devem obter em sua biblioteca pessoal obras relativas ao apóstolo Paulo. Que tenhamos a mesma paixão desse grande servo de Deus.
PR. ELIENAI CABRAL. Prefácio do livro de apoio ao 4º Trimestre
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