O DURO REMÉDIO DO CATIVEIRO

O DURO REMÉDIO DO CATIVEIRO
(Gráfico e reflexão) 
O Cativeiro Judaico não foi algo que aconteceu repentinamente. Já estava profetizado desde Moisés em Deuteronômio (28. 49-53) 
Neste texto Deus diz o que vai acontecer caso o povo o abandonasse para adorar outros deuses:
1. Enviaria um povo estrangeiro, de língua estrangeira que ataca como águia (49)
2. Seria um povo cruel com velhos e moços e mulheres (50)
3. Destruiria toda a produção Agropecuária (51)
4. O Cerco nas cidades, destruição de muralhas (52)
5. Os sitiados comerão seus filhos por causa da fome causada pelo cerco inimigo (53)
6. Seriam arrancados de sua terra (63)
7. Seriam espalhados por todos os países (64) 
Todo o sofrimento judeu estava profetizado e anunciado que iria acontecer. Apesar de tudo isto, eles não deram ouvidos à voz do Senhor, adorando falsos deuses e cometendo os mais terríveis delitos descritos na lei do Senhor aos quais, eles nunca deveriam cometer. A idolatria estava enraizada dentro deles. O resultado não foi diferente. Eles queriam tanto imitar as demais nações em tudo, até nos seus deuses, que acabaram sendo levados cativos e adorando os deuses das nações as quais os escravizaram. 
o cativeiro consistia na prática de uma nação vitoriosa selecionar entre os habitantes da nação derrotada prisioneiros para servirem como escravos, ou, no caso das mulheres, como esposas e concubinas. Geralmente quando uma nação era derrotada, seu território era arrasado e a maioria dos seus cidadãos mortos. Aqueles que sobravam, conviviam com a dor da separação de sua terra natal e com o desespero de não contarem mais com a proteção de seu deus local.
Israel foi duramente castigado por desobedecer a Deus e continuar até os dias de hoje não acreditando nas profecias bíblicas, especialmente no que tange ao MESSIAS enviado por Deus. Veja que todos os cativeiros que ocorreram o motivo foi exatamente este: REJEIÇÃO A DEUS. Primeiro, por abandonarem seus mandamentos. Por adorarem outros deuses e rejeitarem seus profetas. Apesar de Deus sempre buscar convertê-los a Ele, o povo, obstinadamente retornava à idolatria. O cativeiro babilônico resolveu o problema da idolatria no povo judeu. Eles nunca mais adoraram outros deuses, porém, eles continuam com a rejeição aos planos de Deus. Por isso não aceitaram a Cristo como Messias em meio a um novo tipo de Cativeiro, neste caso, o cativeiro domiciliar praticado pelos Romanos que conquistaram a terra, dominando-a para que servisse ao império romano. O templo ampliado por Herodes, foi destruído pelos romanos em 70 d.C. conforme Profetizou Jesus. De lá até os dias de hoje, os judeus foram espalhados pelo mundo, Jerusalém foi invadida outras vezes por vários povos que a dominaram, até séculos depois, o movimento sionista ser criado visando o retorno do povo à terra. Em 1948 a ONU vota pela criação do Estado de Israel. Isto desagradou seus inimigos ao redor, o que gerou várias guerras, vencidas pelo pequeno Israel. Até hoje é desta forma e não vai mudar enquanto o Cristo, o messias rejeitado, morto, ressuscitado, elevado às alturas, Voltar novamente como prometeu, para sua cidade, para seu trono, que lhe foi prometido.
Oremos pois para que Deus venha e dê uma conclusão final a esta história, conforme escrito está nas sagradas letras. 
Maranata!  (Enomir Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.