6⃣° Lição, Top 2⃣
No tempo devido Deus cumpriu a promessa e Sansão nasceu (Jz 13.24,25). Sansão significa “como o sol”, mas o renomado Adam Clarke quando interpreta este nome usando um termo caldeu com as mesmas consoantes para chegar ao significado de “servir”. Jz 13.24,25 diz: “e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou. E o Espírito do Senhor o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol”. Sansão veio com proposito de ser aquele que libertaria o seu povo da servidão aos filisteus, vindo sobre ele o Espírito do Senhor começou a impeli-lo (“pedir”, “empurrar”, “levar a fazer”) de quando em quando, nesta época ele tinha aproximadamente 20 a 25 anos (25).
O libertador prometido a mulher de Manoá, foi criado debaixo da responsabilidade de seus pais, que tinham um relacionamento entre si e com o Senhor; embora Manoá tenha ficado preocupado quando ela relatou a visita do anjo do Senhor, e a promessa; ele orou pedindo direção e orientação para criar a criança, e o Senhor respondeu a oração Jz 13.6,8,9,11,20.
Sansão cresceu em um lar onde havia amor, comunhão e piedade a Deus, sendo exemplo para ele.
Sendo chamado para ser Nazireu assim como Samuel (1Sm 1.9-11) e de Joâo Batista (Lc 1.15,80; Mc 1.6), e alguns dizem até que Jesus também era.
1) não podia participar do fruto da vinha;
2) não podia cortar o cabelo;
3) tinha que permanecer livre de todas as impurezas, inclusive de tocar o corpo de pessoas mortas (Nm 6.3-8).
Quando analisamos a vida de Sansão, vemos que ele passa 20 anos de sua vida brincando com o pecado, descumprindo seu voto de nazireu, abusando de seu poder com suas brincadeiras e enigmas.
Os pais de Sansão não falharam, que falhou foi o filho rebelde. Alguns pais se perguntam, o que eu fiz de erado? Ou o que deveria ter feito? Que Deus o console e que Deus. A ruina de Sansão estavam no próprio Sansão”, não em seus pais.
Pb. Alessandro Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.