A MORTE, VENCIDA POR CRISTO(Estudo/Subsídios Adultos)

A MORTE, VENCIDA POR CRISTO
(Estudo/Subsídios Adultos)

"Onde está oh morte a tua vitória?
Onde está oh morte o teu aguilhão?
Para falar sobre esse misterioso fenômeno humano é preciso primeiramente saber o que ele é.
*1. O QUE É A MORTE?*
Primeiramente, ela não tem a aparência do estereótipo popular. Não é um esqueleto coberto com um manto segurando uma foice. Ela não é uma pessoa, um ente com personalidade.
Ela é uma condição, um estado em que todos nós estamos sujeitos.
A ciência que estuda a morte é a chamada Tanatologia, que define a morte como “o estado do ser humano, quando já não pode sobreviver por suas próprias energias, cessados os recursos médicos por um tempo suficiente e isso se evidencia averiguado o silêncio cerebral e concomitantemente, a parada cardiorrespiratória em caráter definitivo”. Portanto, cessando a atividade cerebral e cardíaca é quando uma pessoa é declarada, fisicamente morta.
BIBLICAMENTE, morte significa:
SEPARAÇÃO: Primeiramente de DEUS. (Morte espiritual) Depois, do convívio SOCIAL (morte física). Após nossa morte, somos encaminhados ao cemitério, isto é, separados e isolados de parentes e amigos. Há ainda a morte ETERNA que é separação definitiva entre o homem e Deus. Este é o aspecto mais terrível da morte pois se trata da impossibilidade de comungar com Deus e a inimaginável realidade de um sofrimento por toda a eternidade.

2. COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO?
A morte entrou no mundo como decorrência do pecado dos nossos primeiros pais. Deus havia alertado que se o homem desobedecesse sua ordem de não comer do fruto proibido, ele morreria.

3. O que acontece quando morremos?
Há estudos científicos que procuram entender o que acontece com o espírito, no ato da morte. Estudo dos chamado Estados de Quase Morte (EQM) tentam lançar luz ao assunto, quando mostram a sobrevivência do ente espiritual em nós. Paulo mesmo fala de algo nesse sentido, quando diz que foi ao PARAÍSO ou ao TERCEIRO CÉU, embora ele mesmo não esteja certo se tal experiência aconteceu "no corpo ou fora dele" ou seja, ele não especifica se a experiência foi intracorpórea ou extracorpórea. Por outro lado, Há relatos sérios de pesquisadores honestos como o Dr. Maurice Rawlings que escreveu o livro ELES VIRAM O INFERNO no qual relata Experiências extracorpóreas (EQMs) de pacientes dele mesmo que foram declarados clinicamente mortos mas que, de alguma forma, voltaram da morte. Dr. Raswlings é médico legista e pesquisou inúmeros casos de pessoas que contam que realmente estiveram em um lugar infernal.

3. CRISTO e a MORTE.
Mas a história do “rei dos terrores” ainda estava para sofrer uma grande reviravolta em seu império de medo. Houve um homem que a venceu. Jesus ao morrer, desfere um golpe na morte, pois ela não poderia detê-lo. É importante que, A religiosidade reinante naquela época, notadamente a mitologia, era a de que ninguém poderia entrar no reino do dos mortos ou seja, nos domínios do deus HADES e voltar de lá. Há até relatos de cavernas onde pessoas teriam tentado escapar mas não conseguiram. Tais PORTAS foram vencidos pelo MAIS VALENTE, que chegou naquele reino e amarrou o outro valente, ALELUIA! Jesus aniquilou a autoridade (chaves) daquele que tinha poder sobre o império a morte, a saber o diabo, (Hb. 2.14) ao ressuscitar e triunfar sobre a ela. Por isso, Jesus poderia dizer com propriedade, que "As portas do HADES (morte/inferno) não prevalecerão contra minha igreja"

4. A MORTE FOI VENCIDA POR CRISTO
O medo da morte foi retirado quando Cristo morreu e triunfou sobre ela. Ao entrar no reino da morte e ressuscitar, nosso Senhor nos garante que, do mesmo Jeito que ressuscitou nós também ressuscitaremos com o Senhor. Esta era a verdade que movia e ainda move os cristãos de todos os séculos. Que os fazia enfrentar a morte por mais terrível que ela se apresentasse, seja queimado vivo, seja esfacelado por leões ou mesmo, decapitado como foi com Paulo que a enfrentou destemidamente sabendo com toda convicção para onde estava indo depois da morte. Havia uma profunda convicção de que, No primeiro segundo após a morte, nossos olhos se fechavam aqui mas se abriam na eternidade, nos lugares celestiais.

CONCLUSÃO: DEUS NÃO É DEUS DE MORTOS, MAS DE VIVOS! A morte não é um SONO como dizem alguns, mas o que dorme é o corpo físico. Ela não é um estado de PURGAÇÃO pois não tem fundamentação bíblica. Ela também não é um interminável estado de IDA E VINDA, de morte e reencarnação. Pois como diz a escritura, “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27” Sim, Jesus venceu na cruz todos os nossos inimigos que nos oprimiam: E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz. Cl. 2:15
Sigamos pois em frente, pois o "rei dos terrores" já foi destronado e vencido e podemos então cantar:
"Porque Ele vive, Posso crer no amanhã"
(Enomir Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.