LIÇÃO 10 QUANDO OS PAIS SEPULTAM SEUS FILHOS


LIÇÃO 10 QUANDO OS PAIS SEPULTAM SEUS FILHOS
 
A morte é um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. É uma etapa natural da vida, porém a mais difícil de ser enfrentada, porquanto se trata de aceitar a perda. Nenhum ser humano nasceu preparado para perder. Essa é uma lição que se aprende ao longo da vida e a perda para a morte talvez seja a mais dolorosa. A história de Jó é um dos exemplos mais emblemáticos de como é possível o ser humano lidar com a morte e os impactos que ela traz para toda família. No caso de Jó, ele era um homem farto de recursos, próspero financeiramente e espiritualmente. Ele tinha muitos criados à disposição e muitas propriedades. Além disso, Deus ratifica que Jó não era uma pessoa qualquer, antes se tratava de um servo sincero, reto, justo, temente a Deus e que sempre se desviva de tudo aquilo que desagradasse o Criador. Apesar de todos recursos, Jó e sua esposa foram surpreendidos com a perda de rebanhos, morte de empregados e, sobretudo, com a morte de seus dez filhos (Jó 1.18,19).

Como pai piedoso, Jó tinha zelo pelo bem-estar espiritual de seus filhos. Vivia atento à conduta e ao modo de vida deles, orando a Deus para que os protegesse do mal e que experimentassem da parte de Deus a salvação e suas bênçãos. Jó exemplifica o pai de coração voltado para os filhos, dedicando- lhes tempo e atenção necessários para mantê- los afastados do pecado (STAMPS, 1995, p. 769). Mas, apesar de ser extremamente cuidadoso para com a família, Deus permitiu que o mal alcançasse exatamente o que o patriarca mais zelava. Foi enorme a dor que ele teve de enfrentar com a morte dos filhos. Ele é um exemplo aos servos de Deus que enfrentam a mesma adversidade atualmente. O que se sabe pela história de Jó é que ele aprendeu a aceitar a soberana vontade de Deus apesar de tamanha dor e experimentou da restituição divina em todas as áreas em que o Senhor o havia provado.

O maior desafio de lidar com a morte não é sua previsibilidade ou mesmo o evento devastador da morte em si, acompanhado de velório extremamente difícil, doloroso e melancólico. O momento mais difícil é ter de lidar com a ausência do ente querido. A morte provoca um vazio inexplicável que somente os órfãos, viúvos e pais que perdem seus filhos sabem expressar, quando conseguem. Só o consolo do Espírito fortalece o coração nesta hora tão difícil.
(Fonte: Ensinador Cristão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.