a vida de Ezequias

A VIDA DE EZEQUIAS. 
Gráfico e Estudo
Ezequias foi o décimo segundo rei do reino separado de Judá. Ele governou de 115 a 687 A.C. Era filho de Acaz e nasceu em cerca de 736 A.C. Reis 18:1,2; 11 Cr. 29:1. Era descendente de Davi e foi o pai de Manassés. O seu reinado é historiado em três lugares diferentes do Antigo Testamento: 11 Reis 18:1 - 20:21; Isa. 35:1- 39:8.
O nome dele significa “Yahweh é a força”. Foi um dos melhores reis de Judá, tendo-se tomado conhecido por sua piedade pessoal e por suas atividades políticas vigorosas e bem-sucedidas. A narrativa sobre a sua vida, em 11 Reis e em Isaías, é quase idêntica, excetuando que Isaias acrescenta o cântico de ação de graças de Ezequias, por haver-se recuperado de uma grave enfermidade. Ver Isa. 28. O segundo livro de Crônicas enfatiza as suas reformas religiosas. As questões cronológicas atinentes à sua vida têm ocasionado consideráveis dificuldades para os estudiosos. E dito que a queda de Samaria ocorreu no sexto ano de seu reinado (11 Reis 18:10), o que ocorreu em cerca de 722 A.C. No entanto, a invasão de Judá, pelas tropas de Senaqueribe, é posta no décimo quarto ano de seu reinado (11 Reis 18:13). Por essa razão. muitos eruditos pensam que ele foi co-regente com seu pai, Acaz, desde cerca de 729 A.C., e então tomou-se o único ocupante do trono em cerca de 716 A.C. A duração de seu reinado também enfrenta algumas dificuldades. O último evento registrado de suas atividades como rei foi o livramento de Jerusalém. do exército de Senaqueribe (11 Reis 19:35,36). Os registros assírios mostram que a invasão de Judá teve lugar em 701 A.C. A referência a Tiraca, rei da Etiópia, em 11 reis. 19:12, tem ocasionado a ideia de que Senaqueribe invadiu Judá uma segunda vez, em cerca de 688 A.C.
REFORMAS RELIGIOSAS dirigidas por Ezequias incluíram a derrubada dos bosques que havia nos lugares altos (Aserá), onde era cultivada a adoração de uma certa deusa pagã. Durante o seu reinado. Judá foi invadida tanto por Sargão II quanto por Senaqueribe, ambos da Assíria.
Uma vez que o suprimento de água de Jerusalém fora ameaçado, visto que era trazido de fora dos portões da cidade, e as fontes eram de fácil acesso para algum inimigo invasor, Ezequias ordenou a escavação de um túnel no monte Ofel, trazendo água das fontes de Giom até dentro das muralhas de Jerusalém.
Quando Senaqueribe assediou Jerusalém, Ezequias ofereceu-lhe tributo, a fim de tranquilizar a situação. Mas Senaqueribe pressionou tanto que a situação ficou insuportável. Porém, quando Senaqueribe lançou cerco final a Jerusalém, o seu exército foi dizimado por uma praga e ele teve de retroceder.
Desse acontecimento foi que surgiu a crença de que Jerusalém era invencível (11 Reis 18:17; 19:37). O cativeiro babilônico, que ocorreu um tanto mais tarde, pôs fim a essa crença. Senaqueribe não conseguiu tomar Jerusalém, mas a destruição efetuada em Judá (o reino do sul) foi tão grande, que nunca mais teve a oportunidade de recuperar-se.
REFORMAS DE EZEQUIAS
As obras de reforma começaram no templo, que ele expurgou, reparou e reabriu para uso público. O templo havia sido negligenciado e poluído por anos de idolatria e decadência. Seu débil pai, Acaz, nada fizera para remediar a situação. Mas Ezequias restaurou as grandes festas anuais, especialmente a páscoa. Derrubou os lugares altos e chegou a destruir a serpente de bronze de Moisés, que se transformara em objeto de adoração idólatra.
AS OBRAS DE EZEQUIAS
Ezequias tem se tomado famoso entre os arquitetos, por haver conseguido trazer água potável para Jerusalém, por meio de um túnel, atualmente chamado de Túnel de Siloé. Ver 11 Reis 20:20. e dito que ele tapou a fonte superior das águas de Giom, canalizando-as ladeira abaixo até o lado, oriental da cidade (11 Cr. 22:30). Visto que essas águas eram importantíssimas para o suprimento de Jerusalém, mas eram tão vulneráveis a qualquer ataque do inimigo, Ezequias cobriu a canalização externa e desviou essas águas para um túnel com 542 m de extensão, cavado na rocha sólida. Essas águas.

chegando à cidade, eram armazenadas em um reservatório, no interior das muralhas. Túneis encontrados em Megido e em Gezer eram obras de engenharia similares.
Em adição a isso; Ezequias edificou um reservatório chamado Poço de Siloé, Tem cerca de 9,15 m de comprimento por 6,10 de largura. Jesus determinou que o cego fosse lavar-se ali, de acordo com João 9:7-11. (Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia R. N. Champlin) Gráfico e Ilustração: Enomir Santos


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