HORTON. Staleym. M. Serie Comentário Bíblico Isaias. Editora CPAD. pag. 326-328

Ezequias mostra uma atitude diferente da que tinha mostrado uns dez anos antes, quando o comandante-em-chefe de Senaqueribe fez as suas ameaças. Ele viu a profecia cumprida. Desta vez ele não rasgou as suas vestes ou vestiu pano de saco ou enviou mensageiros que rogassem a Isaías. Ele levou a carta imediatamente e a estendeu diante do Senhor.

Desta vez o próprio Ezequias ora, reconhecendo o SENHOR como o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, entronizado “entre os querubins”: o lugar mais santo no templo. Ele o reconheceu como o único Deus (um tema de Isaías), não apenas o único e verdadeiro Deus sobre “todos os reinos da terra”, mas também como o Criador dos céus e da Terra. Ezequias se aproximou assim em uma atitude de fé que honrava a Deus pelo que Ele é.

Ele pede a Deus que preste plena atenção ao que Senaqueribe disse para desafiar e afrontar “o Deus vivo”. Em chamando Deus de “vivo”, Ezequias reconhece que Deus é diferente dos ídolos, diferente de todos os falsos deuses das outras nações. Ele confia em Deus e deseja que Deus seja honrado.

Ezequias não nega que a Assíria destruiu todos os outros países.

Ezequias reconhecia que aqueles ídolos não eram Deus, mas apenas “madeira e pedra”, formados pelas “mãos de homens”. Ele indubitavelmente sabia o que Isaías tinha dito sobre eles (veja 2.8,20; 31.7). Além disso, ele sabia que Senaqueribe havia destruído os deuses das outras nações. Isto era especialmente verdade a respeito dos muitos deuses secundários da Babilônia que foram despedaçados em 689 a.C.6 (Esta é uma outra confirmação de que a carta foi escrita em uma segunda campanha ocidental de Senaqueribe em 688 a.C.).

Ezequias não quer somente a lib ertação da opressão de Senaqueribe, por causa de Jerusalém, mas como um testemunho para “todos os reinos da terra” de que Deus é Yahweh — o Deus que tirou Israel do Egito, o Deus fiel, o guardião da aliança, o Deus que era e é e sempre será. Não há nenhum outro Deus.

HORTON. Staleym. M. Serie Comentário Bíblico Isaias. Editora CPAD. pag. 326-328.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.