ZELO No uso do grego clássico,

ZELO No uso do grego clássico, zelos denotava “a capacidade ou estado de comprometimento passional com uma pessoa ou causa”
(Albrecht Stumpff, “Zelos etc.’’, TDNT, II, 877888), assim como um nobre impulso em direção ao desenvolvimento do caráter, ou como algo oposto à paixão venenosa da inveja (q.u.).
O contexto determina a importância desta emoção humana.
No grego koine, o termo possui tanto um sentido bom – “ardor, devoção”, quanto mau – “desconfiança, inveja”.
No AT Deus declara que Ele mesmo manifesta o ardor, a devoção ou a desconfiança (heb, qin’a) por parte de seu povo (Is 9.7; 37.32; 42.13; 59.17; 63.15; Ez 5.13; Zc 1.14; 8.2).
De maneira semelhante, Paulo escreve que sentia zelo pelos crentes de Corinto, um “zelo de Deus” (theou zelo, 2 Coríntios 11.2 – “estou zeloso de vós com zelo de Deus”).
Alguns outros usos do termo zelo no NT trazem à mente a preocupação amorosa ou o cuidado com certos indivíduos do AT, na questão relacionada a manter a honra de Deus e fazer sua vontade (Nm 25.6-13; 2 Sm 21.2; 1 Rs 19.10,14; 2 Rs 10.16; Sl 119.139).
Os discípulos, pensando no Salmo 69.9, viram um paralelo na purificação do templo realizada pelo Senhor Jesus (Jo 2.17).
O zelo dos judeus em relação aos cristãos era uma atitude equivocada on até mesmo invejosa (At 5.17; 13.45).
O próprio Paulo sentia-se culpado por ter sido “extremamente zeloso” das tradições de seus pais, um zelo equivocado (Gl 1.14; Fp 3.6).
No entanto, o apóstolo elogiou os judeus pelo zelo que demonstravam para com Deus (Rm 10.2; At 22.3; cf. 21.20). Os cristãos devem ser zelosos e se arrepender (Ap 3.19) para corrigir os erros (2 Co 7.11), e para ofertar (2 Co 9.2).
Eles devem procurar com zelo os dons espirituais, deseja-los fervorosamente (de zeloo), especialmente o de profetizar (1 Co 14.12; 12.31; 14.1,39). F. D. L. 
PFEIFFER .Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. pag. 2039.

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