E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia na terra” Nm 12.3.
Moisés ao ver seus irmãos se rebelarem contra ele, não revidou, não falou mal, não impôs penalidade sobre eles ou planejou se vingar. Sua mansidão era uma qualidade de caráter que o distinguia entre os homens.
No hebraico, a palavra manso é “anaw”, que significa “ser brando, gentil, ter disposição suave; ser tolerante”. Moisés possuía essas qualidades de temperamento. O poder não lhe subiu à cabeça, e quando vemos alguém que recebe poder, pode se revelar com um ser distante de Deus e de sua graça.
No grego do N T., “mansidão” é praotês, que significa a força que põe sob controle o nosso andar.
Moisés com o peso do fardo de sua liderança sobre suas costas e até apresentando um estado de entediado e depressivo Nm 11.11-15. Passando pelo desanimo, como todos estamos sujeitos, Moises estava sem forças para continuar.
Deus conhecendo tudo toma a iniciativa para diminuir a carga de responsabilidade de orientar e aconselhar o povo. Deus ordenou a Moisés (ordem direta do Senhor), que realizasse uma convocação aos líderes do povo, os anciãos, e deles escolhesse 70 anciãos dos príncipes de Israel para o auxiliar na obra.
Sendo a confirmação da escolha e chamado a presença do Sr: Senhor desceu na nuvem e falou com eles, e aqueles homens ficaram cheios do Espírito Santo e profetizavam (Nm 11.25).
Chegando o tempo da murmuração de seus irmãos contra ele, Deus intervém
Deus agiu no meio da congregação, antes que chegasse a todo povo.
Deus agiu no meio da congregação, antes que chegasse a todo povo. Deus convocou os envolvidos Moisés, Miriã e Arão ao tabernáculo, onde manifestou a Sua presença, indicando qual era a Sua vontade.
Deus se manifestou na coluna de nuvem, a mesma que guiava o povo pelo deserto.
Yahweh tinha uma maneira superior de falar com Moisés, pelo que este não era apenas um profeta. Yahweh aparecia pessoalmente a Moisés. Sendo o papel de Moisés como mediador entre Yahweh e Israel foi assim reiterado. Ver Exo. 19.9; 20.19. Cf. Deu. 34.10-12.
Pb. Alessandro Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.