João Batista e os Soldados Romanos

 
João Batista e os Soldados Romanos

Durante sua curta carreira como mensageiro do Messias, João Batista atraiu bastante atenção no deserto da Judeia. Além dos judeus que saíram para ouvir sua pregação, alguns soldados romanos, provavelmente monitorando as multidões para evitar violência, se interessaram por sua mensagem. Os romanos haviam tomado controle da Palestina quase 100 anos antes de João. Em territórios ocupados, o papel principal deles foi algo comparável à polícia militar hoje.

Enquanto muitos desses militares foram temidos por sua crueldade, houve alguns soldados que reagiram com sinceridade à mensagem de arrependimento pregada por João.

“Também soldados lhe perguntaram: — E nós, o que devemos fazer? E ele lhes disse: — Não pratiquem extorsão, não façam denúncias falsas e contentem-se com o salário que vocês recebem” (Lucas 3:14).

Dessa pequena troca, podemos aprender algumas lições importantes.

A palavra de Deus é superior à autoridade de qualquer governo humano. Ao responder à pergunta dos soldados, João falou com ousadia. A palavra que ele pregava veio do Senhor, e era mais importante do que qualquer autoridade humana. Em outra ocasião, quando ele estava na presença de Jesus, ele mostrou humildade diante da autoridade maior (Mateus 3:13-15). Mas ele não reagiu assim na presença dos soldados. Apesar de exercerem autoridade civil, João sabia que sua mensagem pesava mais. Ele não hesitou em orientar os soldados.

Nenhuma autoridade deve abusar de seu poder. Por serem dominadores em um país ocupado, soldados frequentemente abusavam de seu poder. João ensina contra dois exemplos desse tipo de abuso: extorsão e denúncias falsas. Ele não questiona a posição de autoridade desses soldados, mas ensina a importância de justiça e honestidade no desempenho desse papel.

O trabalhador deve se contentar com seu salário. Paulo ensinou o mesmo princípio para todos (1 Timóteo 6:6-8). No caso dos soldados, descontentamento apresentava uma grande tentação. Eles poderiam praticar a extorsão e aceitar subornos para aumentar sua renda, nada diferente de autoridades governamentais corruptos nos dias de hoje.

Os princípios de ética e integridade se aplicavam aos soldados romanos e se aplicam a todos nós nos dias de hoje. Devemos nos submeter à autoridade divina, cumprindo com honestidade nossos papéis e vivendo contentes em nossas circunstâncias. São atitudes importantes para qualquer pessoa que deseja entrar no reino do Senhor.

– por Dennis Allan

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.