𝐐𝐔𝐄𝐌 𝐄𝐑𝐀 𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑 𝐃𝐄 𝐍𝐌 𝟏𝟐.𝟏❓𝐒𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐙í𝐩𝐨𝐫𝐚 𝐨𝐮 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫❓




🟠 𝐐𝐔𝐄𝐌 𝐄𝐑𝐀 𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑 𝐃𝐄 𝐍𝐌 𝟏𝟐.𝟏❓
𝐒𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐙í𝐩𝐨𝐫𝐚 𝐨𝐮 𝐨𝐮𝐭𝐫𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫❓

*❤‍🔥 Minha Amada EBD*

*✅ Diz o texto de Nm 12.1:*

*𝘌 𝘧𝘢𝘭𝘢𝘳𝘢𝘮 𝘔𝘪𝘳𝘪ã 𝘦 𝘈𝘳ã𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴, 𝘱𝘰𝘳 𝘤𝘢𝘶𝘴𝘢 𝘥𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘤𝘶𝘹𝘪𝘵𝘢, 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘰𝘮𝘢𝘳𝘢; 𝘱𝘰𝘳𝘲𝘶𝘢𝘯𝘵𝘰 𝘵𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘵𝘰𝘮𝘢𝘥𝘰 𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘤𝘶𝘹𝘪𝘵𝘢. (Nm 12:1)*📖

Muitos se dividem quanto a identidade da mulher de Moisés em Nm 12:1, pois alguns afirmam que é a mesma de Ex 2:21, a saber, Zípora; porém outros alegam ser uma segunda mulher de Moisés, *pois Zípora é identificada como midianita (Ex 2:16) e não como cuxita (ou cusita)*.    

*Os que defendem ser Zípora recorrem a Hc 3:7 e defendem que Cuxe e Midiã são a mesma terra,* visto o v.7 está em forma de poesia hebraica formando um paralelismo sinômico, ou seja, a mesma ideia é repetida com palavras diferentes; logo, *Zípora poderia ser identificada tanto como midianita como Cuxita.*  

𝘝𝘪 𝘢𝘴 𝘵𝘦𝘯𝘥𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘊𝘶𝘴ã 𝘦𝘮 𝘢𝘧𝘭𝘪çã𝘰; 
𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘳𝘵𝘪𝘯𝘢𝘴 𝘥𝘢 𝘵𝘦𝘳𝘳𝘢 𝘥𝘦 𝘔𝘪𝘥𝘪ã 𝘵𝘳𝘦𝘮𝘪𝘢𝘮.
(Habacuque 3:7)

Já o segundo grupo alega que a mulher de Nm 12:1 era uma segunda esposa de Moisés, porque ele havia ficado viúvo e estava contraindo um segundo casamento; pois, não fazia nenhum sentido Miriã e Arão criticarem o casamento de Moisés após 40 anos de convivência com Zípora e depois de ter dois filhos com ela (Ex 2:22; 18:4). 

*O comentarista Gordon J. Wenham afirma:*
𝘈 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘴𝘢 𝘮𝘶𝘭𝘩𝘦𝘳 𝘤𝘶𝘴𝘪𝘵𝘢 𝘯𝘢𝘥𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘦𝘮𝘰𝘴, 𝘢 𝘯ã𝘰 𝘴𝘦𝘳 𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘷𝘦𝘳𝘴í𝘤𝘶𝘭𝘰 1 𝘯𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢. 𝘌𝘭𝘢 𝘱𝘰𝘥𝘦 𝘴𝘦𝘳 𝘢 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘢 𝘡í𝘱𝘰𝘳𝘢, 𝘮𝘢𝘪𝘴 𝘤𝘰𝘴𝘵𝘶𝘮𝘦𝘪𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘤𝘳𝘪𝘵𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘮𝘪𝘥𝘪𝘢𝘯𝘪𝘵𝘢 (𝘌𝘹 2:16𝘴𝘴.); 𝘏𝘢𝘣𝘢𝘤𝘶𝘲𝘶𝘦 3:7 𝘦 𝘢𝘭𝘨𝘶𝘯𝘴 𝘵𝘦𝘹𝘵𝘰𝘴 𝘢𝘴𝘴í𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘴𝘶𝘨𝘦𝘳𝘦𝘮 𝘢 𝘪𝘥𝘦𝘯𝘵𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦 𝘔𝘪𝘥𝘪ã 𝘦 𝘊𝘶𝘴ã. 𝘊𝘶𝘹𝘦, 𝘵𝘰𝘥𝘢𝘷𝘪𝘢, 𝘯𝘰𝘳𝘮𝘢𝘭𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘳𝘦𝘧𝘦𝘳𝘦-𝘴𝘦 à 𝘌𝘵𝘪ó𝘱𝘪𝘢 (𝘷.𝘨. 𝘎𝘯 10:6). 𝘈𝘴𝘴𝘪𝘮 𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳𝘪𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳𝘪𝘴𝘵𝘢𝘴 𝘢𝘤𝘩𝘢𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘥𝘦 𝘴𝘦𝘳 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘭𝘢 𝘧𝘰𝘴𝘴𝘦 𝘢 𝘴𝘦𝘨𝘶𝘯𝘥𝘢 𝘦𝘴𝘱𝘰𝘴𝘢 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 (Wenham, 1985, p.117)

Sendo que muitos comentaristas contemporâneos defendem um segundo casamento, de fato, e a motivação da intriga de Miriã e Arão seria porque Moisés não escolheu uma mulher Israelita, mas uma estrangeira para está ao seu lado. 

*O comentarista Gordon J. Wenham* destaca que, apesar da crítica de Miriã e Arão, sobre a mulher de Moisés, ser apenas uma cortina de fumaça para encobrir a sede deles por poder, essa objeção não é de toda sem fundamento:  
𝘕ã𝘰 𝘰𝘣𝘴𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦, 𝘰 𝘧𝘢𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘴𝘦 𝘭𝘪𝘨𝘢𝘳 𝘰 𝘤𝘢𝘴𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘴𝘦𝘶 𝘳𝘦𝘭𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘐𝘴𝘳𝘢𝘦𝘭, 𝘱𝘰𝘥𝘦 𝘯ã𝘰 𝘴𝘦𝘳 𝘢𝘳𝘣𝘪𝘵𝘳á𝘳𝘪𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢 𝘱𝘳𝘪𝘯𝘤í𝘱𝘪𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘦𝘤𝘦. 𝘊𝘰𝘴𝘵𝘶𝘮𝘦𝘪𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘰 𝘤𝘢𝘴𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 é 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘪𝘥𝘦𝘳𝘢𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴í𝘮𝘣𝘰𝘭𝘰 𝘥𝘰 𝘱𝘢𝘤𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘐𝘴𝘳𝘢𝘦𝘭. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘳𝘦𝘱𝘳𝘦𝘴𝘦𝘯𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘥𝘦 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘱𝘰𝘳 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘭ê𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘱𝘰𝘳 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘨𝘶𝘪𝘯𝘵𝘦 𝘱𝘳𝘦𝘤𝘪𝘴𝘢 𝘥𝘦𝘮𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘢𝘳 𝘦𝘮 𝘴𝘦𝘶 𝘳𝘦𝘭𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘴𝘶𝘢 𝘦𝘴𝘱𝘰𝘴𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘋𝘦𝘶𝘴 𝘢𝘨𝘦 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘤𝘰𝘮 𝘐𝘴𝘳𝘢𝘦𝘭. 𝘗𝘰𝘳é𝘮, 𝘴𝘦𝘳𝘪𝘢 𝘱𝘶𝘳𝘢 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘤𝘶𝘭𝘢çã𝘰 𝘵𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘪𝘮𝘢𝘨𝘪𝘯𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘰𝘣𝘫𝘦çõ𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘔𝘪𝘳𝘪ã 𝘦 𝘈𝘳ã𝘰, 𝘤𝘰𝘮 𝘣𝘢𝘴𝘦 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘢𝘯𝘢𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢. (Wenham, 1985, p.118)

📚 𝐑𝐄𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀
WENHAM, Gordon J.; NÚMEROS: *Introdução e comentário; série cultura cristã; editora Mundo Cristão, 1981.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.