Biblicamente a humanidade é dividida em duas classes – homem/mulher natural (gr. psuchikos) e homem/mulher espiritual (gr. pneumatikos). O homem/mulher natural aponta para aquelas pessoas que ainda não aceitaram a Cristo como Salvador. São pessoas governadas por seus próprios instintos naturais. Pertencem ao mundo, estão em harmonia com ele e rejeitam as coisas do Espírito. Nesta classe, as pessoas não conseguem compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, dependem do raciocínio ou emoções humanas.
A classe do homem/mulher espiritual fala daqueles que foram regenerados. Aceitaram a Cristo como Salvador de suas vidas e, por isso, são novas criaturas nEle. Tais pessoas têm o Espírito Santo e a mentalidade espiritual, conhece os pensamentos de Deus e vive pelo Espírito de Deus. Tais pessoas creem em Jesus Cristo, se esforçam para seguir a orientação do Espírito que neles habita e resistem aos desejos sensuais e ao domínio do pecado.
*Não devemos generalizar os estudos sugeridos nas EBDs. São ensinos voltados estritamente para o povo de Deus; para as igrejas de Cristo; para aqueles que, de fato, são crentes. O mundo não compreende estes ensinos. Por isso, ao falarmos de rebeldia ou amotinação nas famílias, devemos nos voltar com especificidade para as famílias cristãs. Famílias com características mundanas estão formuladas de acordo com os conceitos do mundo, mas, por outro lado, as famílias cristãs devem estar moldadas de acordo com a Sagrada Escritura e, consequentemente, esse tipo de comportamento (rebeldia ou amotinação) não pode acontecer no seio das famílias cristãs*.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.