LIÇÃO 3 ADULTOS.* *CIÚME O MAL QUE PREJUDICA A FAMÍLIA*

*🟠 LIÇÃO 3 ADULTOS.* 
*CIÚME O MAL QUE PREJUDICA A FAMÍLIA*
*EBDVIEWS 📚* Enomir Santos 

*⏺️ Na última anterior*, vimos que a trágica postura dos pais de Esaú e Jacó resultou no conflito entre irmãos que transpassou gerações. O ódio entre eles foi provocado pela displicência dos pais. Nesta lição, a história se repete na velhice de Jacó. O patriarca viveu muitas experiências com Deus, tornou-se pai de muitos filhos e prosperou conforme a palavra anunciada pelo próprio Criador. Porém, o comportamento de Jacó ao privilegiar José em detrimento de seus irmãos mostra que o patriarca não aprendeu a lição do seu relacionamento com seu irmão Esaú. Ele não apenas repetiu os males da preferência entre filhos como cometeu o mesmo erro de sua mãe ao presentear José com o traje de várias cores.

*⏺️ Na cultura antiga,* a capa colorida era composta por muitas peças. As peças adicionais eram provavelmente mangas compridas que atrapalhavam quando havia serviço a fazer. Quando as mulheres usavam mangas longas e largas, elas as amarravam atrás do pescoço para que os braços ficassem livres. No caso de José, o uso dessa veste indicava que ele não devia fazer trabalho pesado; ele era o herdeiro escolhido para governar a família (GOWER, 2012, p. 12). O presente dado por Jacó a José evidenciava a preferência de seu pai por ele. A túnica destacava José e o colocava em uma posição de superioridade com relação aos seus irmãos. O final dessa história, como sabemos, foi amargo para José, que teve de enfrentar a separação da família, bem como lidar com a mágoa de seus irmãos.

*⏺️ Quando os pais manipulam* os filhos por meio de comparações com o fim de torná-los a trazer à obediência, na verdade, estão causando prejuízos emocionais sem medida. Ao invés de aproximá-los, estão despertando em seus filhos os sentimentos de rejeição e desprezo que nem tão cedo poderão ser esquecidos.

*⏺️ Não são poucos os casos* de irmãos que não se falam ou são completamente distantes em razão das preferências dos pais durante o processo de educação no lar. No caso de José, ele compreendeu que toda dor causada pelo ciúme e inveja de seus irmãos Deus transformou em bênçãos porque o seu coração se fez maleável para perdoar. Esta é uma lição preciosa que os irmãos devem aprender a fim de que encontrem a cura e a regeneração do relacionamento familiar saudável. Que Deus nos ajude nesse aprendizado. *📚 (Ensinador Cristão. P37)*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.