𝐀 𝐌Ã𝐄 𝐃𝐄 𝐌𝐈𝐂𝐀 (𝐉𝐳 𝟏𝟕:𝟐)


🟠 𝐀 𝐌Ã𝐄 𝐃𝐄 𝐌𝐈𝐂𝐀 (𝐉𝐳 𝟏𝟕:𝟐) 
𝐈𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐧𝐚 𝐟é 𝐧ã𝐨 𝐬ã𝐨 𝐬𝐢𝐧ô𝐧𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐮𝐩𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐢𝐭𝐮𝐚𝐥

❤‍🔥𝙈𝙞𝙣𝙝𝙖 𝘼𝙢𝙖𝙙𝙖 𝙀𝘽𝘿 𝙣𝙤 𝙄𝙣𝙨𝙩𝙖𝙜𝙧𝙖𝙢

    Essa senhora tinha a prática de lançar agouros (bençãos ou maldições; Jz 17:2). Pelo contexto, percebemos que essa era a profissão dela, de fato, e não só um costume ou falha moral. Só assim, pode-se justificar o fato de ela ter tanto dinheiro em sua posse (1100 moedas de prata Jz 17:2, ao passo que o salário do levita era só 10 moedas de prata por ano, Jz 17:10). Pense comigo: como uma mulher, numa sociedade patriarcal, teria a oportunidade de ganhar tanto dinheiro❓ Isso só seria possível por meio da prática de agouro por dinheiro (como Balaão, Nm 22:7).

     Mica temeu ser amaldiçoado por sua mãe, por isso devolveu as moedas que roubou dela (Jz 17:2). Esse fato tipifica aquela velha crença familiar que a oração do patriarca ou matriarca é mais forte que as orações dos demais membros da família. A crença que algum membro mais velho da família tem uma posição espiritual superior que os demais é uma espécie de ídolo familiar bastante comum das famílias evangélicas. Se os membros da família são crentes de fato, sendo que todos foram alcançados pelo sangue de Cristo, todos podem orar a Deus e o Senhor atenderá a todos de igual forma; não há a necessidade da intercessão poderosa de vovó, ou vovô, ou tio e tia. Quem de fato esculta e responde nossas orações é Deus, mediante a interseção de Cristo (1 Tm 2:5). 

*Há pessoas que são totalmente dependentes espirituais de pai e mãe, de avô ou de avó, de tio ou tia, ou mesmo de algum ancião da igreja local. De maneira que, até para fazer uma viagem tem de consultar seu guia espiritual para saber se deve ir ou não; às vezes até pergunta a avó se ela sonhou com ele(a) por esses dias, para poder se precaver de algum mal*. Infelizmente, muitos agem dessa forma e não buscam eles mesmos a vontade de Deus através da leitura da Bíblia, da oração e do jejum.       

     Como se não bastasse, foi dela a ideia de fazer um ídolo ao Senhor. Isso mesmo, Jz 17:3 deixa claro que a ideia dela era construir um ídolo com as moedas que ela tinha dedicado ao Senhor. Ou seja, é certo que aquele ídolo era uma imagem física do Deus de Israel. O que estava terminantemente proibido pela lei de Moisés (Lv 26:1).   

       Mais uma vez a mãe de Mica tipifica aquele patriarca ou matriarca que colocam suas experiencias pessoais acima da palavra de Deus. Muitas vezes acreditamos que uma pessoa por já ter uma certa vivência e experiencia com o Senhor, pelo fato de ter idade avançada, é impecável ou livre de erros. Pessoas idosas, que viveram bastante tempo na presença do Senhor, também erram como qualquer ser humano (Rm 7:24). Acreditar que ter idade e experiência com Deus torna uma pessoa espiritualmente superior e impecável é um terafim, ou ídolo familiar, que precisa ser abandonado. 

    O guia espiritual da família deve ser a Bíblia, a palavra de Deus; as experiencias espirituais de pai e mãe, ou avô e Avó, tem seu valor, mas nem de longe podem ser colocados acima da palavra de Deus. Cada um deve buscar suas próprias experiencias com Deus, através da observância da palavra e da oração, e não idolatrar um membro da família ou um ancião da igreja local, pintando-o como um super crente; isso é um prato cheio para decepção. Mica, que desconhecia a palavra de Deus e tinha um caráter duvidoso, ouviu o pedido, fora da palavra de Deus, de sua mãe e acatou as ordens por simplesmente não conhecer o Deus que ele dizia servir. 

❤‍🔥 𝙈𝙞𝙣𝙝𝙖 𝘼𝙢𝙖𝙙𝙖 𝙀𝘽𝘿 𝙣𝙤 𝙄𝙣𝙨𝙩𝙖𝙜𝙧𝙖𝙢


*Muitos são os fatores que implicitamente provocam certo fascínio pela idolatria, por isso, apontaremos os mais relevantes destes fatores. No caso do povo hebreu, no Antigo Testamento, a idolatria era tão fascinante pelo fato de que as nações pagãs que circundavam Israel criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus. Noutras palavras: quanto mais deuses, melhor. O povo de Deus sofria influência dessas nações e constantemente as imitava, ao invés de obedecer ao mandamento de Deus, no sentido de se manter santo e separado delas*.

*Outro fator preponderante é o de que os deuses pagãos das nações vizinhas de Israel não requeriam o tipo de obediência que o Deus de Israel requeria. Por exemplo, muitas das religiões pagãs incluíam imoralidade sexual religiosa no seu culto, tendo para isso prostitutas cultuais. Essa prática, sem dúvida, atraía muitos em Israel. Deus, por sua vez, requeria que o seu povo obedecesse aos altos padrões morais da sua lei, sem o que, não haveria comunhão com Ele.*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.