SUBSÍDIOS ADULTOS LIÇÃO 4 IDOLOS DO LAR



SUBSÍDIOS ADULTOS LIÇÃO 4 IDOLOS DO LAR

É preciso atentar para os perigos da idolatria moderna dentro dos lares. A idolatria se mostra de maneira sutil, quase que imperceptível no cotidiano das famílias. Em linhas gerais, o ídolo é tudo aquilo que assume lugar de importância na vida das pessoas de modo a receber lealdade e honra acima de Deus. Os ídolos, por mais falsos e vazios que sejam, oferecem enganosamente a sensação de presença e sentimento. A Bíblia nos mostra que a idolatria, embora seja personificada no ídolo de madeira, pedra ou barro, não se resume ao aspecto religioso. Nosso Senhor, na ocasião de seu ministério terreno, ensinou: "Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Lc 16.13).

De acordo com o Dicionário Bíblico Wyciiffe, Mamom "é uma transliteração do aramaico mamon, que significa 'propriedade', 'bens terrenos', 'riquezas' ou 'dinheiro'. Os textos em Mateus 6.24 e Lucas 165.13 são paralelos, e neles o Senhor Jesus Cristo ensina que a riqueza requer o coração e o serviço do indivíduo; consequentemente, não se pode servir a ambos, a Deus e à riqueza" (2006, p. 1204). Semelhantemente, a Bíblia declara que a cobiça também é um tipo de idolatria (Cl 3.5).

De modo geral, "a idolatria manifesta-se de diversas formas hoje em dia. Aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, bem como na feitiçaria, no satanismo e noutras formas de ocultismo. A idolatria está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, ao invés de confiarem em Deus somente. Finalmente, ela ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais e ímpias do mundo. Daí o Novo Testamento nos admoesta a não sermos cobiçosos, avarentos nem imorais (Cl 3.5; Mt 6.19-24; Rm 7.7; Hb 13.5,6)" (STAMPS, 1995, p. 447). 

Tais práticas afetam o bem-estar espiritual da família cristã. Muitas, sem perceber, estão permitindo entrar em seus lares toda sorte de informação nociva e idólatra. Os ídolos nem sempre se mostram como figuras concretas, de madeira ou pedra, mas abstratos e dominando a atenção do crente. A Bíblia alerta: "Sede sóbrios" (1 Pe 4.7).
(Ensinador Cristão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.