3⃣° Lição, Top 1⃣.
Jacó amava a José mais do que a todos os seus filhos” (Gn 37.3). Apresentando o mesmo comportamento do Pai Isaque e sua mãe Rebeca. Talvez porque ele era o filho da esposa preferida dele (Raquel), trazendo um grande acontecimento a família.
Jacó deu a José a preferência, o carinho a atenção que deveria dar a todos, se tornando seus meios-irmãos tão invejosos a ponto de odiar a seu irmão.
Quando José falava era odiado, quando ele obedecia a seu pai ele era odiado, quando vestiu a túnica de várias cores, foi odiado. Eles viam que esse traje especial significava o favoritismo (amava mais) da parte do pai por José e, por isso, “aborreceram-no” (v. 4).
José era hostilizado por ele, as agressões verbais eram cada dia mais fortes, eles estavam procurando uma coisa, para prejudicá-lo, para acabar com este favoritismo. E essa oportunidade não demorou a aparecer.
As qualidades e virtudes de José, denunciava os erros os pecados de seus irmãos, e eles sabiam que enquanto ele estivesse ali, a situação não iria mudar.
Seus irmãos olhavam para ele como concorrente e inimigo, não como um irmão, que deveria ser amado e respeitado.
Quando Deus dá a ele os Sonhos, ele os conta a todos e seus irmãos e os sonhos despertam o ódio deles Gn 37.5-10.
Gn 37.5-8 Mostra que seus irmãos foram os intérpretes desse sonho.
No segundo sonho envolvendo os astros celestes, em que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante ele Gn 37.9,10, o intérprete foi seu pai.
A bíblia diz:
E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras (37.8).
Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? (37.10).
Não entenderam os propósitos do Senhor, acusam a José de ser um sonhador, odiando ainda mais a José.
Pb. Alessandro Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.