Protegendo a mente e o coração do ciúme* (Fp 4. 8; Pv 4. 23)

✅ *Sexta – 14/04/2023*

*Protegendo a mente e o coração do ciúme* (Fp 4. 8; Pv 4. 23) 

“_*Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4. 8 - ARA); “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida_*” (Provérbios 4. 23 - NVI).

 

Em Filipenses 4. 8, Paulo cita 6 virtudes: verdade, respeito, justiça, pureza, amabilidade e boa fama, e deixa a lista em aberto para, se necessário, acrescentar outras apropriadas a uma vida saudável. A prática dessas virtudes não é necessariamente classificada como exclusividade cristã, porque todas elas eram aceitas pela sociedade pagã. Ocupar a mente com boas virtudes, evita o envolvimento com espíritos enganadores e ensinos de demônios (1 Timóteo 4. 1 - ARA). Por outro lado, Salomão recomenda que acima de outras coisas importantes, devemos guardar o nosso coração, porque dele depende toda nossa vida. Coração a que se refere este texto, não é o músculo cardíaco, e, sim, o nosso entendimento. Jesus ensinou que se nossos corações estiverem limpos, poderemos ver a Deus (Mateus 5. 8). Portanto, vamos proteger do ciúme nosso coração, alimentando-o diariamente com uma substanciosa porção da Palavra de Deus.  

 Professor _*Sedivar*_


Entendo que nosso problema em lidar com a nossa natureza pecaminosa (carnal) e suas obras está no fato de que vencido os desejos da carne no dia de hoje, não significa que eles foram aniquilados dentro de nós. *As obras da carne (e o ciúme é uma delas) quando vencidas não estão extintas em nosso interior, antes, elas continuam latentes esperando a melhor oportunidade de se manifestarem.*

*O único meio de combater o ciúme é a prática do perfeito amor. Porque, como está escrito na Palavra de Deus, o amor não procura os seus próprios interesses, não vai além de suas justas reivindicações. Somente a renovação progressiva da natureza humana pode sobrepujar a tendência humana ao ciúme*. Não é surpreendente que o ciúme seja tão predominante no homem. *O homem natural é egocêntrico e resiste a tudo que diminua seu próprio prazer e engrandecimento*. Por ser finito, o homem também é inseguro e, assim, é ameaçado por qualquer coisa que seja competitiva a ele.

continue lendo em

https://www.blogdoeriveltonfigueiredo.com.br/2023/04/14/protegendo-a-mente-e-o-coracao-do-ciume/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.