2⃣ Lição, Top 3⃣.




2⃣ Lição, Top 3⃣.

Isaque amava mais seu filho Esaú, e fazia distinção entre os dois filhos, poderia ser sua preferência (por ser ele o primogênito, por ser um homem de caça do campo, para a satisfação temporal e por imaginar o futuro da família, como um provedor. 
Rebeca a mãe que amava seu filho, mas amava a Jacó e desprezava a Esaú, estaria ela, amando a Jacó por conta da Promessa que estava sobre ele? Estaria ela agindo desta forma corretamente? Entendemos que não, ela estava demonstrando amor, afeto e acolhimento por uma, mas pelo outro, ela não demonstrando nenhum destes sentimentos, e hoje a ciência mostra os traumas das crianças que vivenciam tal comportamento dos pais; trazendo transtornos a família. As crianças sentem-se preteridas quando não há demonstrações adequadas de amor por parte de seus pais, ou quando veem que são amadas menos do que outras crianças da mesma família. Quando algum tipo de competição doméstica, isso traz vantagens. Mas quando estes limites são ultrapassados e o tipo de competição é prejudicial, a família perece. 
Quando Isaque e Rebeca demonstraram suas preferências a um dos filhos inevitavelmente geraram ciúmes, divisão, amargura e inimizade.
Isso se arrastou por anos, até Jacó ter um encontro com Deus e Deus aplacar a ira do coração de Esaú. 
Teria Rebeca valorizado de mais a promessa e Isaque a ignorou? Gn 25.23.
Não sabemos, mas quando vemos, entendemos que o mal plantado pelos pais, poderia ter gerado uma tragédia na própria família. 
Sabemos que os filhos são herança do Senhor (Sl 127.3), precisamos trata-los como tal, com igualdade, com amor, e zelo; que Deus nos ajude a educa-los.
Pb. Alessandro Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.