📜📋12 LIÇÃO 3 TRI 21
👉🏼O REINADO DE JOSIAS👈🏼
TEXTO AUREO
“Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã; Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã , e ele o leu ” (2 Rs 22.8)
VERDADE PRATICA
Nos dias de hoje, Deus ainda levanta homens e mulheres dispostos a combater a cultura da idolatria que se perpetua através das gerações.
OBJETIVO GERAL
Pontuar o Avivamento gerado por Josias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Destacar a dedicação de Josias na destruição dos ídolos;
2. Evidenciar o encontro de Josias com o livro da Lei
3. Identificar o retorno da celebração da Páscoa
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Nesta lição aprenderemos que Deus não exige que sejamos bem-sucedidos em todas as coisas que fazemos para Ele, mas nos chama para sermos totalmente comprometidos e obedientes à sua Palavra. A despeito dos 31 anos de reinado de Josias, Judá não mudou de direção nem abandonou seus maus costumes. Entretanto, os constantes esforços desse grande rei para servir ao Senhor com fidelidade lhe renderam a honra divina. O castigo de Judá somente veio depois da morte de Josias.
A PALAVRA ESQUECIDA - TIRANDO A BÍBLIA EMPOEIRADA DA GAVETA (Reflexão da lição 12)
Israel sofria com um problema espiritual grave, pois era a espinha dorsal do seu relacionamento com Deus: A IDOLATRIA. Estamos estudando neste trimestre que, embora uma reforma espiritual era feita, por REINTERADAS vezes, eles voltavam novamente para a adoração a ídolos.
Um dos fatores que causavam este mal no povo era especialmente, o ABANDONO à LEI de Deus. Não havia leitura, nem estudo da TORÁ, ao contrário, a BÍBLIA ESTAVA PERDIDA, escondida em alguma despensa ou sala anexa do templo. Que tristeza, Ela estava lá, empoeirada, esquecida, abandonada, negligenciada. Quando a torá é encontrada por HILQUIAS, é apresentada ao REI JOSIAS que a lê e logo demonstra profundo arrependimento com as palavras da Lei. Estudiosos estimam que ele tenha lido, Deuteronômio talvez o cap. 28 e demais que tratam das BENÇÃOS e MALDIÇÕES para quem Observar a palavra e para quem a abandonar, nessa ordem.
Eles portanto, estavam enquadrados neste segundo ponto. A maldição estaria sobre eles a partir do momento em que abandonaram a lei e a adoração a Deus para ir após outros deuses: SHEMÁ ISRAEL, O Senhor vosso Deus é único Deus! Judá estava mergulhada na adoração a vários deuses como Baal, Milcon, Moloque, Astarote, Ishtar além da astrologia. TUDO ISTO porque abandonaram a LEI, deixando-a EMPOEIRADA em algum lugar escondido.
A comoção de Josias, quando DESCOBRIU O LIVRO DA LEI, se deu pelo fato de saber que, por conta do menosprezo à LEI, um JUÍZO divino sobre a nação estava vindo e era inevitável. Ele consegue em seu tempo, fazer as repetidas REFORMAS RELIOSAS que outros também fizeram e levar o povo à adoração a Deus, mas a nação, tal qual um cão que bebe o próprio vômito, retornavam ao pecado.
O QUE APRENDEMOS COM ISTO?
1. QUE É PRECISO PRIMEIRAMENTE, REFORMAR O TEMPLO. Para que haja um avivamento, é preciso reformar o templo do Espírito que somos nós, a fim de que haja Busca e comunhão com Deus. Ele não habita em templo bagunçado.
2. QUE PRECISAMOS 'tirar a bíblia da gaveta", isto é, ter uma RELAÇÃO DIÁRIA com a palavra por meio da LEITURA e MEDITAÇÃO. Como dizia o Salmista, "Ela é minha meditação de dia e de noite" Jesus mesmo disse que "A palavra estava dentro de nós". Isto faz sentido quando pensamos nele, em Jesus, como o VERBO a palavra em AÇÃO, mudando nossa vida.
3. LER e APLICAR a palavra no coração, permitindo uma mudança interior, uma volta ou retorno à DEUS a fim de que possamos verdadeiramente ADORÁ-LO em Espírito e em Verdade. Esse era o problema do povo que já sabia que era pecado adorar outros deuses mas ainda assim, ignoravam o que estava escrito. Muitos hoje, fazem exatamente isto: Ignoram a palavra, mesmo que a leiam.
APLICANDO:
Se não possuirmos uma relação diária com a palavra de Deus, no sentido de APLICÁ-LA dentro do coração exteriorizando na VIDA DIÁRIA, não podemos dizer que temos de fato, comunhão com Deus. Pior ainda, estamos fadados a ter uma FORMA APARENTE DE PIEDADE, UMA RELIGIOSIDADE RASA, sem profundidade, parecendo que somos cristãos, quando na verdade, estamos MORTOS ESPIRITUALMENTE.
"ENGAVETAR" a palavra, pode ter aqui uma aplicação mais sombria que é exatamente a INTERPRETAÇÃO da mesma. Muitos já engavetaram a bíblia, isto é, seu sentido original aderindo a NOVAS TEOLOGIAS que NEGAM completamente sua originalidade, pervertendo suas DOUTRINAS.
CREIO no avivamento que vem pela palavra de Deus, quando a abrimos e lemos, quando a aplicamos em nossa vida interior e exterior. Que Deus avive a sua obra em nossas vidas por meio de sua palavra. Amém!
Fonte: Enomir Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.