O reinado de Joás é uma história de um rei que começou bem, mas que depois enveredou pelo caminho da idolatria e levou o seu reinado à decadência.
Esse relato mostra que o pecado leva uma pessoa à ruína.
Nesta lição aprenderemos a importância de como
fazemos o nosso caminho na presença de Deus. Também é um alerta acerca dos perigos da apostasia e de sua consequência nefasta para a vida. A lição faz uma advertência quanto à vigilância espiritual.
O Resumo da Lição
O 1⃣ tóp. aponta o livramento do rei Joás.
Havia disputas de poder na sucessão do reinado em
Judá, por isso o rei Joás teve a sua vida ameaçada
pelas tentativas de usurpação do trono após a morte de seu pai, o rei Jorão. Nesse momento o sacerdote Joiada tem um papel preponderante na vida do rei Joás, contribuindo com uma inteligente estratégia de assegurar seu reinado, tendo o rei apenas sete anos de idade. A estratégia mostrou-se eficaz e o rei obteve escape e livramento. Ele cresceu sob a orientação do sacerdote Joiada.
O rei cresceu e seu reinado solidificou-se.
O 2⃣ tóp. mostra o processo de restauração do Templo, a fidelidade dos tesoureiros, a forma de como Deus se agrada quando acha a fidelidade em seus servos.
Nesse sentido, há uma mensagem da importância de que quem cuida dos bens destinados a obra do Senhor o faça com zelo, verdade e amor.
Após a morte de Joiada, o rei deixou-se levar por
outras sugestões. Não houve perseverança na fidelidade.
O 3⃣ tóp. mostra o declínio do reinado de Joás, a conspiração e a sua morte no reino. Esse episódio nos mostra que a desobediência a Deus e a confiança no braço humano nos levam a escolhas trágicas que afetarão a nossa vida para sempre.
📋 Aplicação
Uma 1⃣ lição que apendemos é que Deus
coloca pessoas certas em nossas vidas para nos ajudar, amadurecer e somar.
É uma oportunidade que Ele nos dá para crescermos como pessoas no seio da igreja.
Um conselho ou uma convivência propositiva podem nos livrar de muitos problemas futuros. Fale da importância de permitirmo-nos a aprender com os mais experientes.
Uma 2⃣ lição é que precisamos estar dispostos a reparar a nossa vida espiritual, e a viver em fidelidade a Deus. A fidelidade é um atributo comunicável de Deus, isto é, Ele espera que esse atributo inerente a Ele seja encontrado em nós.
Ensinador Cristão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.