COMPETINDO COM CAVALOS (Devocional)



COMPETINDO COM CAVALOS
(Devocional)
Todos nós passamos por momentos difíceis em que nossa fé a Deus é testada. Nossos limites são colocados à prova e muitas vezes, queremos DESISTIR da jornada. Ainda mais quando Deus exige de nós um padrão de santidade, ética e trabalho aos quais fazemos um grande esforço para cumprir.
Entretanto, quando se olha ao redor onde muitas pessoas estão, de fato, distantes do estilo de vida que Deus deseja. Estão chafurdados na LAMA do pecado. E mesmo que tente alertar, no sentido de pregar o evangelho cristocêntroco, você é criticado.
Era assim que se sentia Jeremias. O peso do sacerdócio, a responsabilidade de ser um porta-voz de Deus, e a situação social e espiritual do povo ao redor do profeta, e seus constantes ALERTAS, o fizeram DESANIMAR de sua jornada. No sentido de esmorecer, entristecer e desistir. Ele se sentia sozinho, querendo "Fazer a obra de Deus". Em meio a tudo isso, Deus o conforta com um tipo de exortação dizendo:
“Jeremias, se você se cansa correndo com homens que vão a pé, como poderá competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz você não se sente seguro, que fará na floresta do Jordão? (Jer. 12:5 NAA).
Deus expõe situações adversas da prova em forma de metáfora para o profeta entender:

1. CORRER COM CAVALOS é diferente de correr com outros homens. Certamente demandará um esforço redobrado se quiser fazê-lo. Cavalos são mais fortes e velozes. Seria uma corrida injusta. Mas às vezes, nos cansamos, mesmo quando somos obrigados a competir, batalhar, disputar com os homens. Pois estes se comportam, às vezes como cavalos, no entendimento. (sl. 39.9).
Deus estava a dizer ao profeta que este estava apenas competindo com seus compatriotas judeus, ainda não estava competindo com seus inimigos babilônicos com seus fortes cavalos.

2.TERRA DE PAZ OU VALE DE INSEGURANÇA.
Deus muda de metáfora animal para a Geográfica. O vale ou floresta do jordão era uma região perigosa, tanto para emboscada de inimigos na guerra, quanto era infestada de ANIMAIS ferozes. Tudo isso, inimigos e animais são símbolos da insegurança e inquietude da alma. Terras pacíficas certamente é melhor para se viver, mas às vezes, somos levados pelas circunstâncias às terras da intranquilidade e falta de paz. 
RESUMINDO: Competir com cavalos em detrimento de homens queria dizer em outras palavras: PROBLEMAS MAIORES. Deus estava preparando o profeta para provas ainda maiores e ele não deveria desanimar, passando por provas consideradas pequenas.
Portanto, NADA DE DESÂNIMO! Que Deus renove nossas forças pois estamos já na RETA FINAL e nosso prêmio, da vida eterna, nos aguarda.
Em Cristo
Enomir Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.